L – Glossário do Profissional de E-commerce

Latência: tempo que uma unidade de informação leva para percorrer um dado meio de comunicação. Na prática, tempo que uma peça publicitária leva para aparecer em uma página, após ser solicitada ao servidor. 

Lead: A lead pode ser caracterizada de algumas formas. É na verdade a interação de um usuário/visitante, uma lead pode significar um preenchimento de cadastro, formulário, resposta de enquete ou um simples preenchimento de e-mail.

Like: Botão criado pelo Facebook e implementado em algumas outras redes sociais que indica que um amigo ou seguidor gosta ou indica o conteúdo publicado, uma foto, frase, vídeo ou texto.

Link Building: É uma técnica de SEO que consiste em reunir o máximo de links que apontem para seu site. Este links podem surgir de forma espontânea (sites e blogs que gostaram do seu conteúdo e publicaram) e de forma artificial, conseguidos quando o dono de um site solicita a outro para que publique o link. Quanto maior o número de links apontando para um site (principalmente os de grande audiência), maior a probabilidade de aparecer nas primeiras posições dos resultados de busca de Portais como o Google.

Links Dofollow: São tags utilizadas no código html, que informam aos “robôs” do Google que um determinado site “endossa” aquele um link externo e isso aumenta a importância daquele link para o Google. Ex. de utilização:”<a href=http://www.xpto.com rel=”dofollow”> Xpto </a>”

Link patrocinado (Sponsored Link): é um formato de anúncio publicitário veiculado na internet. Ele tem formato de texto, com um título, descrição do produto ou serviço oferecido e a URL do site. Ao ser clicado, leva o usuário para o site do anunciante. O anunciante paga apenas quando um usuário clica no anúncio. Esse valor é chamado de Custo por Clique (CPC). Ver CPC. O CPC depende de uma série de fatores. Os principais são a quantidade de vezes que as palavras-chaves escolhidas pelo anunciante são utilizadas nas buscas do Google ou do Yahoo. Na busca orgânica, eles aparecem na página de resultados do lado direito com uma cor de fundo diferente da página. Algumas vezes aparecem no topo de resultado, mas com cor de fundo diferente também. Já nos sites que vendem publicidade, eles vêm com um texto informando que é publicidade, como “Anúncios Google”. Por seu ótimo custo benefício e eficiência de conversão em visitas, são amplamente utilizados pelos gerentes de e-commerce como estratégia de marketing. Veja: Como montar uma campanha de Links Patrocinados eficiente.

Link: é uma abreviação de hiperlink. São palavras, expressões ou imagens que servem como ligação direta para outra página (no mesmo ou em outro site) ou outra parte da mesma página.

Link Building: É o processo de estruturação do total de links externos para um determinado site. Nome dado à prática de reunir o máximo de links para seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo) e artificial (conseguidos pela troca de links ou cadastro em diretórios e social bookmarkings).

Light-user: Consumidor leve, em inglês. O consumidor moderado ou pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)

Login: identificação de um usuário na rede, solicitada por alguns site para serviços exclusivos ou personalizados. O login é formado pela senha do usuário e uma identificação.

Logotipo: palavra ou letra com desenho característico, pela forma tipográfica ou decorativa, de marca industrial ou comercial, que identifica um produto ou empresa.

Logout: ação realizada para sair de uma página na qual o usuário tenha digitado seu login (conjunto de senha e identificação). Basicamente, o logout é uma “quebra” dessa identificação, o que evita que outros usuários possam utilizar um serviço exclusivo.

Loja Parceira: também chamada de “loja amiga” (friend store), são variações de uma mesma loja que pode ter “customizações” específicas para um determinado segmento ou público. Por exemplo, uma mesma empresa de cosmético pode ter uma loja para o consumidor final, e uma variação para profissionais de salão de beleza. Apesar de usarem os mesmos banco de dados, a loja dos profissionais pode ter preço diferenciado, mostrar produtos e categorias que outra não mostra, e possuir acesso restrito com login e senha.

Loja Virtual: A vitrine online do lojista, com uma plataforma (sistema) por trás, expõe produtos ou serviços, e permite que as transações ocorram pela internet.

Lojista Virtual: também chamado de gerente de e-commerce, é o responsável pela gestão de uma loja virtual.

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ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
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