M – Glossário do Profissional de E-commerce

M – Glossário do Profissional de E-commerce

Market Share: fatia de mercado, parcela de mercado ou participação em um mercado. Porcentagem que uma empresa tem de representação em determinado mercado. Ex: “A Brota-Cola movimenta 20% do mercado de refrigerantes do interior”. 

Mailing List: lista de distribuição de endereços eletrônicos (endereços de e-mails). Podem ou não apresentar segmentação, e são muito utilizadas por lojistas para se fazer envio de campanhas de e-mail marketing qualificadas.

M-commerce: também chamado de mobile commerce, é o comércio eletrônico realizado através de um celular. Mais conteúdo sobre mobile.

Media: termo em inglês para mídia, significa meios ou veículos de comunicação.

Meio de Comunicação: conjunto de veículos, canais, mídias. Exemplos: televisão, rádio, jornal, revista, outdoor, etc.

Meta-tag: são linhas de código HTML ou “etiquetas” que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para facilitar a indexação dos spiders dos portais de busca. Neste código são inseridas as palavras-chave (keywords), que ajudarão o internauta  a encontrar sua loja, por exemplo. Por meio delas, você pode também “assinar” seu site, declarando sua autoria sobre o código fonte.

Microsite: ver Hot Site.

Mídia Offline: são todas as mídias que não estão ligadas à internet, como a TV ou o jornal impresso.

Mídia Online: meio de comunicação no qual as ações publicitárias podem ser feitas em tempo real.

Mídia Social: é o uso do meio eletrônico para promover a interação entre pessoas. Os sistemas de relacionamentos digitais combinam textos, imagens, sons e vídeo para criar uma interação social de compartilhamento de experiências.

Mídia: são os meios ou veículos de comunicação.

Mineração de dados (Data Mining): é a busca de dados, em qualquer meio interno ou externo à empresa, que possam ajudar na correta compreensão do meio competitivo e na tomada de decisões. A web é um excelente meio de se conseguir informações úteis.

Mobile Marketing: é o marketing direto que utiliza dispositivos móveis, como telefones celulares, smartphones e palmtops para atingir seu público alvo. Através das campanhas é possível enviar mensagens de texto com promoções ou serviços, veiculação de fotografias de produtos e vinhetas corporativas. Os formatos mais comuns são: SMS (Short Message Service), que consiste no envio de mensagens de texto de um celular a outro, e MMS, que é a extensão lógica do SMS que permite o envio de mensagens com sons, imagens e vídeos com a mesma simplicidade de operação.

Mouse Over ou Roll Over: termo utilizado para descrever uma determinada animação. Imagens ou sinais acendem ou surgem quando o mouse é passado sobre eles.

MP3: formato de compressão de arquivos de som para transmissão via internet.

MPEG: formato de compressão de arquivos de som e imagem para transmissão via internet.

Multimídia: Recurso que une textos, imagens, áudio e vídeo.

——————————————————————————————————————————————————

ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.