P – Glossário do Profissional de E-commerce

P – Glossário do Profissional de E-commerce

PAC: consiste na modalidade mais utilizada no comércio eletrônico depois do SEDEX e E-SEDEX, devido ao seu baixo custo de envio. Foi desenvolvido pelos Correios especialmente para clientes do segmento de encomendas não-expressas. É a solução ideal para quem não tem urgência em suas remessas, mas exige economia e garantia de prazo. 

Page ou Página Eletrônica: são as páginas que formam um site. Cada uma é um documento em formato html com textos, fotos, figuras, etc.

Page Views: uma das principais métricas utilizadas na medição de audiência de um site ou loja virtual,corresponde ao número total de vezes que uma página é visualizada pelos internautas. Ex: 100 mil page views  significa que a página foi aberta 100 mil vezes.  Para ser contabilizada, a página precisa ser aberta totalmente.

PageRank: é uma técnica desenvolvida pelo Google com o objetivo de melhorar os resultados de busca, pois utiliza a inteligência coletiva para indicar os sites mais populares para um determinado termo. Tecnicamente, é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca. O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada elemento é chamado PageRank.

Painel de Administração ou Admin: no segmento de comércio eletrônico, é parte do sistema de uma loja virtual com acesso restrito, em que o gerente de e-commerce tem acesso a toda administração da loja. Nesse painel, o lojista pode, dentre outras coisas, cuidar da gestão dos pedidos, inserir, excluir ou editar produtos, verificar pagamentos, monitorar dados de audiência, etc.

PCI-DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard): trata-se de um padrão que todas as organizações, incluindo comerciantes online, têm de seguir quando armazenam, processam e transmitem dados dos cartões de crédito de seus clientes.

PDF (Portable Document Format): formato de arquivo muito utilizado na Internet, principalmente por não permitir fáceis alterações. Para um arquivo .pdf ser visualizado, é necessário o programa Acrobat Reader.   Utilizado com frequência nos e-books.

Pedido Fraudulento: são pedidos feitos por pessoas mal-intencionadas, cujo objetivo é lesar o lojista, uma vez que esses pedidos não serão pagos. Normalmente, são realizados com dados falsos e cartões roubados ou clonados. Em caso de envio de mercadoria para um comprador fraudulento o lojista é responsável pelo prejuízo e a operadora se isenta de restituir o valor que foi debitado no cartão. Achar que, se o cartão passou pela operadora, a compra é idônea leva os lojistas a grandes prejuízos. Ver Gestão de Risco de Fraude.

Penetração: termo utilizado para definir a percentagem de pessoas de uma determinada região que são atingidas por um meio de comunicação ou que consomem um determinado produto. Exemplo: afirmar que a internet tem um penetração de 10% no Brasil significa dizer que 10% dos brasileiros tem acesso à rede (os números são apenas para exemplo e não correspondem à penetração real).

Penguin: algoritmo do Google lançado em abril de 2012 para combater más práticas de SEO (black hat/ webspam) nos resultados de busca .O algoritmo penaliza sites que utilizem quaisquer práticas que violam as diretrizes do Google.

Periodicidade: regularidade, intervalo de tempo com que é editada uma publicação, como por exemplo uma newsletter

Pesquisa de Mercado (Market Research): obtenção e uso de dados demográficos obtidos através de contatos via web. O que uma Análise de Mercado pode fazer pelo seu negócio?

Pitch: muito utilizado por startups, pitch é um discurso resumido que define uma ideia ou um negócio. Muitos relacionam a duração de um picth com o tempo que você tem em um elevador para convencer o investidor que a sua ideia é boa até ele chegar em seu andar.

Pixel: sistema de medida utilizado na internet. Um pixel equivale a 0,010 mm. É o menor ponto de uma imagem dentro do monitor.

Plano de Negócios (Business Plan): resumo descritivo de um empreendimento contendo descrição do negócio, metas, custos estimados, etc. É imprescindível para a obtenção de um financiamento, mas não serve somente para isso. Mesmo que você não esteja procurando um investidor, o plano de negócios é uma ótima ferramenta para planejar e acompanhar a evolução do seu negócio. Como tornar o Sonho do Empreendedorismo uma realidade.

Plataforma de e-commerce: Em Comércio Eletrônico o sistema responsável pela loja virtual é conhecido como plataforma. A plataforma possibilita que os produtos sejam cadastrados, expostos e vendidos. Ela é a responsável tanto pela parte que o visitante vê, quanto pela parte administrativa do lojista.

No varejo eletrônico chamamos de plataforma de e-commerce o sistema responsável pelo gerenciamento e visualização da loja na Web. É o sistema que nos possibilita criar a loja virtual e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando estoques, preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia-a-dia de um comércio eletrônico. Como escolher a melhor plataforma para sua operação

Plug-in: é um software utilizado para complementar as funções de outro software. Por exemplo: um software de edição de imagem pode receber um plug-in com um novo recurso que originalmente não existe nele.

PMBoK ou Project Management Body of Knowledge. Conjunto de práticas em gestão de projetos publicado pelo Project Management Institute (PMI) e constitui a base do conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.

PMI (Project Management Institute): Principal associação mundial de gerenciamento de projetos. Durante mais de 40 anos, a PMI vem dando a seus associados, oportunidade de compartilhar teorias, melhores práticas e experiências em gerenciamento de projetos. Os associados podem acessar as informações mais recentes do setor nas publicações e periódicos do PMI. A PMI promove seminários internacionais e oficinas de estudos sobre tópicos de ponta, aumentando assim a exposição profissional de seus associados através do networking e da participação voluntária em projetos.

Pop-up: são mensagens publicitárias exibidas em janelas secundárias que se abrem sobrepondo a tela principal do browser. Muito utilizadas para promoção ou recados rápidos. É aferida pela entrega da visibilidade comprada, ou seja, por page views. Pode ser aferida por frequência, ou seja, o número de vezes que o usuário foi impactado pela peça. Perderam muito do seu alcance com a proliferação dos sistemas anti pop-ups ativados pelos internautas em seus navegadores. Estão sendo substituídos por banners feitos em DHTML . Ver DHTML.

Portal: site que reúne grande quantidade de informação e serviços e acaba se tornando uma porta de entrada para a internet. Os portais possuem vários canais com conteúdo específico, como chats, shopping, notícias, busca, etc.

Portal de Busca: é um sistema de software projetado para encontrar informações armazenadas em um sistema computacional a partir de palavras-chave indicadas pelo utilizador, o que reduz o tempo necessário para encontrar informações. Os mais famosos são os portais: Google (responsável por 95% das buscas no Brasil), Yahoo! e Bing (da Microsoft).

Post: uma publicação. Em blogs e redes sociais todo tipo de atualização feita pelos usuários pode ser considerada um post.

Protocolo: linguagem pela qual dois computadores interligados se comunicam. O protocolo, na informática, tem o mesmo significado do idioma para os humanos. Para duas máquinas se comunicarem elas devem possuir o mesmo protocolo de comunicação, assim como as pessoas precisam falar a mesma língua.

Provedor: empresa que fornece acesso à Internet.

Proxy: em português, significa procuração. Um servidor proxy recebe pedidos de computadores ligados à sua rede e, caso necessário, efetua os pedidos ao exterior dessa rede usando como identificação o seu próprio número IP, e não o IP do computador que requisitou o serviço.

Publisher ou Publicador, definição bastante utilizada para definir Blogueiros. Indivíduo que gera conteúdo independente, seja em forma de texto, imagens ou vídeos. Esse conteúdo normalmente locado em um endereço virtual (domínio) próprio normalmente é focado em um tema específico e tem regularidade significativa.

——————————————————————————————————————————————————

ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.