S – Glossário do Profissional de E-commerce

S – Glossário do Profissional de E-commerce

SaaS: É um conceito de software oferecido em forma de serviço ou prestação de serviços. O software é executado em um servidor remoto. Não é necessário instalar o sistema no computador do cliente, basta acessá-lo pela internet.

Score do Pedido: sistema de pontuação utilizado por softwares de análise de risco de fraude de pedido que indicam de maneira visual qual a probabilidade de um pedido ser fraudulento, baseado em algorítmos e estatísticas.

Scraps: recados ou retorno, utilizado principalmente em comunidades ou blogs.

Scroll: barra de rolagem, mecanismo que permite acessar o conteúdo sem precisar mudar de tela.

Seção (Session): é a divisão de assuntos dentro de um caderno ou site.  Veja também Sessões.

Segmento: parte de um mercado que pode ser desenvolvido por um produto ou serviço.

SEM (Search Engine Marketing): é um conjunto de técnicas de Marketing na internet que tem por objetivo a promoção de um website nas páginas de resultado (SERPs) de um buscador (Google, Yahoo, MSN, etc.). O SEM é dividido em duas categorias: links patrocinados e SEO.

SEO (Search Engine Optimization): é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca. Quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareça entre os primeiros resultados da busca orgânica. Serviço de Atendimento ao Consumidor: também conhecidos pela sigla SAC, são serviços prestados por empresas diretamente ao consumidor final, como locação de veículos, manutenção e reparos, empresas públicas, restaurantes, transporte, telefonia, dentre outros. Muito mais conteúdo sobre SEO.

SERPs: esta é a abreviação do termo em inglês “Search Engine Results Pages” (Páginas de Resultados dos Portais de Busca).
O objetivo final das técnicas de SEO é ter o seu site no alto das SERPs.

Serviços Públicos e Sociais
: são empresas prestadoras de serviços à comunidade, como associações de classe, entidades beneficentes, administrações municipais, estaduais, federais, partidos políticos, etc.

Servidor Internet: equipamento (hardware) que hospeda as páginas de um site e distribui as informações solicitadas para os computadores ligados à rede.

Sessões (Sessions): visitas realizadas a um determinado site. Se o visitante navegar pelo mesmo endereço de manhã e à tarde, as duas visitas são contadas, mas se a volta acontecer em menos de 20 minutos, apenas uma sessão é considerada.

SET (Secure Electronic Transaction): protocolo celebrado pela VISA, American Express, MasterCard, IBM, Microsoft e Netscape que garante transações seguras com cartão de crédito na internet. Baseia-se na utilização de certificados digitais que geram um sistema de confiança durante toda a transação, validando o detentor do cartão e o comerciante. É garantida a confidencialidade e segurança nas mensagens transmitidas, pois toda a informação é cifrada através de uma chave pública que, depois de enviada, só pode ser descodificada utilizando uma chave privada.

Share: partilhar ou compartilhar alguma forma de conteúdo na internet.

Shareware: programa fornecido gratuitamente pela empresa que o produz por um determinado tempo para avaliação do usuário. Após o vencimento desse prazo, o software para de funcionar ou opera com restrições.

Share of Mind: é o percentual de participação da marca ou empresa na mente do consumidor. A porcentagem de share of mind indica o quão eficaz a marca é em relação a um produto ou categoria, na lembrança do consumidor. Exemplo: “Se perguntássemos ao público-alvo as marcas de refrigerantes que vem a sua cabeça, dirão 60% para a Coca-Cola, 25% para Guaraná, 15% para Pepsi, etc. Tais dados remetem que Coca-cola está presente na mente do consumidor e muito ligada à categoria Refrigerante.”

Showrooming: uma prática muito utilizada por grandes varejistas, showrooming é a exposição de produtos em stands ou lojas físicas, pela qual os clientes tem contato com o produto e suas especificações técnicas. Caso o cliente queira comprar o produto, normalmente a venda é feita online e ele receberá o produto em casa.

Site: é o conjunto de páginas eletrônicas reunidas em um só endereço. Exemplo: www.commerce.com.br.

Site responsivo: site adaptado para dispositivos móveis, com configurações e/ou layout desenhados para o formato mobile, adaptando-se ao tamanho da tela e otimizando a navegação. Mais sobre responsive design.

SKU: Stock Keeping Unit (SKU), em português Unidade de Manutenção de Estoque, é o identificador único de um produto e é utilizado para manutenção de estoque. Em uma loja virtual é interessante que o SKU seja usado em todo o processo, no backoffice e no processo logístico.

Social Commerce: comércio eletrônico associado às mídias sociais. O objetivo é usar a tecnologia para incentivar e facilitar uma prática muito comum entre os consumidores: a troca de informações sobre produtos, marcas e serviços entre amigos. Com o social commerce, as empresas têm a chance de ampliar seu relacionamento com os clientes e agregar credibilidade ao que oferecem.

Spam: envio não autorizado de e-mails, geralmente em grandes quantidades. A prática é eticamente desaconselhável e pode gerar prejuízos à imagem da empresa/pessoa que enviou (o spammer).

Spiders: o mesmo que Robôs (Robots). Ver Robô.

SQL (Structured Query Language): é uma linguagem de interação com banco de dados.

SSL (Secure Sockets Layer): é um protocolo para a transmissão privada de documentos pela internet através de um sistema criptográfico. É usado para o envio de dados sensíveis de um browser para um servidor web, tais como informações sobre cartões de crédito, senhas e operações financeiras em geral.

Startup: é uma empresa iniciante, que está começando um novo negócio.

Streaming: são dados e arquivos distribuídos dinamicamente. Não é necessário aguardar que um arquivo seja baixado pelo browser para ser exibido, pois isso acontece durante o download e, em alguns casos, conforme a navegação do usuário.

——————————————————————————————————————————————————

ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.