URLs amigáveis é uma das técnicas de SEO (pronuncia-se “ess i ou”, do inglês ‘Search Engine Optimization’, e não “céu”, ok?) que tem como objetivo tornar os links mais atrativos – ou seja, amigáveis – para as pessoas e para o Google.
Segundo o wikiHow, uma das formas de seres humanos se tornarem amigáveis com outros seres humanos é largar o Candy Crush. Mas mesmo fora do Candy Crush, segundo me contaram, os franceses não são lá muito amigáveis com estrangeiros. Eles odeiam quem não fala sua língua. Se isso for verdade, eu diria que eles são muito parecidos com o Google.
O mais querido dos mecanismos de busca tem uma maneira peculiar de “socializar” com seu conteúdo. Se ele não entender o que você está falando, ele não vai dar importância a você.
Eu sei que você cresceu ouvindo as pessoas dizerem “Se importe só com quem se importa com você”, mas aqui a coisa é diferente, não se preocupar em ser importante para o Google significa “Tá vendo aquela venda ali? Diga ADEUS a ela!”. (Sinta-se livre para substituir “venda” por “conversão”, “pedido de orçamento” ou qualquer coisa relevante ao seu negócio)

amigos-291x300

De vez em quando meus amigos, que são meio preguiçosos, me mandam links sem explicar o que se trata. Algo parecido com isso:
http://www.umsitequalquer.com/index.aspx?id=2398489234
“Meu deus, é um vírus! Não clico nem a pau, juvenal.”
O dono desse site poderia ter garantido meu clique se o link fosse algo parecido com:
http://www.umsitequalquer.com/conteudo-legal-que-me-interessa/
Bem melhor, não é?
O Google também acha, já que ele se propõe a ser o defensor daqueles que buscam conteúdo bom. Por isso quando ele encontra uma página que possui um link amigável, a importância que ele dá a essa página é maior. Assim você fica feliz por que viu um conteúdo bom, o dono do site fica feliz por que conseguiu uma visita, e quem sabe futuramente uma venda (ou conversão ou pedido de orçamento ou …).
Todos se abraçam e cantam juntos “Amigos para Sempre“. 🙂

Como tem que ser minha URL?

Primeiro, não basta ser amigável, tem que ter keywords. Todo conteúdo que escrever, seja um post em um blog, seja um produto no seu e-commerce, deve ter palavras-chave que as pessoas estão procurando no Google. O link para o conteúdo deve seguir a mesma lógica.
A estratégia é sempre pensar o que o usuário vai escrever no Google para te encontrar. Na imagem abaixo tem um exemplo de uma busca. Perceba o quão importante é a URL para que o post no blog da Bleez apareça em primeiro lugar.
Captura-de-Tela-2015-09-06-às-11.45.53
Segundo, ela tem que descrever o conteúdo da página. A melhor forma de criar a URL é usando o título do post, se você estiver escrevendo um blog, ou o nome do produto, caso você tenha um e-commerce.
A maioria das plataformas faz isso automaticamente hoje em dia, mas vale a pena ser redundante para você não acabar contratando uma que não o faça.

Captura-de-Tela-2015-09-10-às-09.01.14-e1441889948768

Santa URL

No mundo mágico das tags há uma chamada canonical. Ela é responsável pela canonização – você leu certo – de URL’s.
Traduzindo de uma forma que eu e você possamos entender: se um site possui variações de links que mostram o mesmo conteúdo você deve definir um deles, que será considerado o link principal, para que os mecanismos de busca deem toda relevância a ele. Olha esses link:

[1] http://www.umsitequalquer.com/

[2] http://www.umsitequalquer.com/index.aspx

[3] http://www.umsitequalquer.com/index.html

Todos os 3 links me mostram a página inicial, porém, naturalmente, o Google (ou qualquer outro buscador) vai entender que são 3 páginas diferentes com conteúdo duplicado e isso não é nada bom.
Se for inserido uma tag canonical no segundo e terceiro link informando que sua canonical é o primeiro link, o Google (assim como seus “coleguinhas” buscadores) irá ignorar os conteúdo duplicados e vocês voltarão a ser amigos.
Para e-commerce isso é muito importante pois é comum ter plataformas que criam vários links para o mesmo produto, como por exemplo:

http://adegafree.com/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

http://adegafree.com/vinhos/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

http://adegafree.com/vinhos/por-tipo/vinhos-premiuns-vinho-premium/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

http://adegafree.com/vinhos/por-pais/vinhos-chilenos/vinho-carmin-de-peumo-carmenere-2009-750ml.html

Ter links desta forma não é errado, pois eles refletes a navegação do usuário e assim ele entende por quais categorias passou (ou não passou) para chegar até um produto. O importante mesmo é a tag canonical estar setada.

Últimas dicas

Algumas últimas dicas de como o link deve ser gerado para você não ter problemas com o Senhor Google.

• Para separar as palavras prefira hífens a underlines. O Google entende os hífens como espaço e as underlines como caractere normal, o que pode atrapalhar na hora de identificar as palavras-chave, etc e tal.
• As palavras devem ser minúsculas. Assim evitamos o odiado 404, também conhecido como “Página não encontrada”.
• Evite números. Utilize somente quando for necessário, pois palavras são melhor de serem indexadas e encontradas.
• Não use acentos. Assim também evitamos páginas não encontradas.

Texto publicado no Blog da Bleez.

Author

Nerd, apaixonado por tecnologia e sócio-fundador da Bleez, agência de desenvolvimento de lojas virtuais utilizando Magento, acredita que a tecnologia existe para facilitar a vida das pessoas.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.