Logística no E-commerce. Quem tem um e-commerce sabe que garantir as entregas dos produtos com o menor tempo e custo possível é um grande desafio. Além de tudo, esse é um fator crítico para garantir o sucesso da loja virtual.

Vale lembrar que o processo logístico não envolve apenas o transporte, mas começa na armazenagem dos produtos, as embalagens, como é feito o controle de estoque, o fluxo dos pedidos até, finalmente, a entrega. Esse é um processo que precisa ser muito bem organizado, com atribuições bem definidas para cada um dos envolvidos. Pensando nisso, separamos as principais dúvidas referentes à logística e a resposta delas, para lhe guiar. Confira:

1- Como organizar o meu fluxo logístico?

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você tenha o processo logístico bem delineado e organizado. Por isso, é preciso definir quem cuidará do que, quando chega o produto x ou y, qual o processo de finalização de compra, como a compra finalizada chegará no departamento de logística, etc.

Com base em todas essas informações será possível desenhar as responsabilidades de cada um, até que o produto chegue na casa do cliente. Isso depende de muito planejamento, observação e controle.

2- O que considerar para escolher o operador logístico?

Para gerenciar tudo isso você precisa de um sistema que integre todas as etapas do processo, amarrando-as. Assim que terminar a compra de produtos para o seu estoque, por exemplo, o próximo passo já precisa estar integrado e previsto, para que a logística esteja preparada para tomar a atitude necessária para a entrega.

Leia também: Como escolher um operador logístico para a loja virtual.

Integração da sua plataforma com o sistema do operador é fundamental.

É importantíssimo que o sistema de gestão do seu e-commerce seja integrado com o sistema de operação logística. Essa escolha corresponde a uma das grandes questões para deslanchar o seu negócio.

Portanto, pesquise bem antes de escolhê-lo e verifique o que ele é capaz de entregar em qualidade, rapidez, resultado, atendimento e know how. São características que devem ser levadas em conta no transporte das suas mercadorias.

3- Devo escolher os Correios ou optar por uma transportadora?

Antes de tomar essa decisão você deve levar em consideração alguns fatores. Por exemplo, se o produto que você vende é maior e mais pesado, a transportadora é a melhor alternativa. Isso porque, além de limitar o tamanho e o peso das encomendas enviadas, os Correios cobram taxas adicionais pelos produtos mais robustos, e isso poderá deixar o seu valor de mercado com frete bem menos atrativo para sua clientela.

Mais: Correios mostra como calcular o valor do frete de um produto.

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Lembre-se também de considerar o custo, a possibilidade de um contrato para economizar, a velocidade de entrega, o seguro em caso de extravio de mercadoria e o envio para fora do país, por exemplo. Para escolher o operador logístico da sua loja virtual você deve ter em mente que não existe uma fórmula que dê certo para todos, por isso, é essencial optar pelo que for melhor para o seu negócio.

Leia também: Como escolher o produto certo para minha loja virtual?

4- Além do operador, é preciso investir em pessoal dentro da minha empresa?

Alguns imprevistos podem ocorrer no caminho e a consequência pode ser um atraso na entrega. Por isso, você precisa contar com um back-office bem preparado, para atender o seu cliente e estar pronto para trabalhar com alternativas necessárias, agir de imediato e solucionar problemas.

Leia também: A importância da embalagem no E-commerce.

Prepare a sua equipe para atender telefones, rastrear encomendas e ficar sempre em contato com os fornecedores e com os operadores logísticos para estreitar as relações e obter sucesso nos contatos urgentes.

Tenha também um canal direto com o cliente para que ele possa sugerir, comentar ou reclamar de algo durante a entrega. É através disso que ela vai melhorando para atender com excelência os seus clientes.

Tem estoque dentro da sua empresa? Você precisa de pessoal qualificado!

Além disso, se você tiver um grande estoque dentro da sua empresa é fundamental que se organize para administrá-lo da melhor forma. Para isso, é essencial ter pessoal preparado, com experiência em gestão de estoque ou, caso não encontre pessoas já capacitadas, saiba que você precisará investir em capacitação.

6 dúvidas mais frequentes sobre Logística no E-commerce.

5- Como gerenciar todo o processo de logística?

Para obter uma melhoria contínua das suas entregas, que significam tempo e custo cada vez menores, estabeleça metas com a sua equipe e fornecedores. Negocie prazos melhores, busque novas alternativas e mantenha sempre o controle de tudo para medir e analisar novas decisões. Atente-se, inclusive, ao feedback dos clientes para evoluir neste sentido também.

6- Terceirizar ou não?

Existem empresas que fazem o gerenciamento logístico completo da sua loja virtual. Isso pode facilitar o processo, mas pode encarecê-lo também. Por isso, é importante analisar o quanto isso traz de diferença no valor final e no que implica para a sua loja virtual.

Optou pela terceirização? É fundamental que o sistema que gerencia o seu e-commerce, esteja integrado ao utilizado pela sua empresa de logística. Cabe colocar no papel o que você perde e ganha terceirizando a operação logística. Assim você descobre todas as vantagens e desvantagens disto.

Aproveite nossas dicas e invista na gestão logística do seu e-commerce. Se ainda tiver dúvidas e precisar de ajuda nas suas decisões, deixe nos comentários e lhe ajudaremos a seguir pelo melhor caminho!

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