Se você também acredita que o presente e o futuro estão no mercado de E-commerce, possui aptidões para administrar um negócio completo e vontade de empreender, isso significa que você tem todo o potencial necessário para ser um empreendedor virtual!

Para iniciar nesse negócio, contudo, como em qualquer outro, você precisa de diversas habilidades para tocar o seu negócio e ter sucesso em seu ramo de atuação.

Quer saber o que você precisa saber para começar no mercado de E-commerce? Confira algumas informações que separamos para te guiar nessa nova empreitada:

Entender sobre logística é fundamental.

O negócio virtual depende totalmente do transporte dentro do prazo e da certeza de que o produto chegará intacto ao seu destino, certo? Por isso, o aspecto logístico é fundamental para que seu e-commerce funcione corretamente.

Todos os processos precisam estar organizados e bem conduzidos – desde a integração da plataforma até a entrega, efetivamente -, para que não existam problemas relacionados a esse aspecto da loja online. Para enviar o seu produto é possível utilizar o serviço dos Correios ou de transportadoras.

Cabe dizer que, geralmente, é o cliente quem paga o frete, mas vez ou outra, você pode fazer promoções especiais para atrair o seu cliente lançando mão do frete e custeando-o – as famosas chamadas de “frete grátis”.

Marketing Digital: o Rei do Comércio Eletrônico!

A promoção dos produtos no e-commerce é, primordialmente, feita através do Marketing Digital. Essa categoria de marketing é composta por atividades de divulgação dos seus produtos, uso de técnicas de SEO – para um bom rankeamento nos sites de busca – , Links Patrocinados, estratégias de redes sociais, criação de conteúdo, campanhas de e-mail marketing, newsletter, entre outras ações. Em sua maioria, as ações são puramente virtuais e, através delas, é possível encantar o cliente e promover um melhor relacionamento com ele.

O que eu preciso aprender para entrar no mercado de e-commerce?

É através desse marketing que o seu negócio se destacará dos demais. Por isso, ofereça formas atrativas de compra e experiências novas para que seu público possa compartilhar com seus amigos.

Confira também o nosso Guia Essencial para reter, engajar e fidelizar clientes em seu e-commerce, aproveite nossas dicas e otimize suas ações de relacionamento com seu cliente no seu e-commerce.

Atenção especial ao processo de precificação.

Para realizar a precificação dos seus produtos é indispensável pensar em tudo para que a sua margem de lucro mantenha o seu negócio. É preciso pensar em aspectos como o frete, o que a concorrência está oferecendo, o seu estilo de negócio, o tíquete-médio da sua loja e a capacidade de compra do seu público.

A precificação também envolve os preços promocionais que você pode conceder para aqueles produtos que são peça única ou que já estão “fora de coleção”, como é o caso de e-commerces de moda, por exemplo.

A principal dica, no caso da precificação é: seja competitivo, mas tenha em mente, sempre, que o seu negócio precisa ser sustentável! Portanto, se você não pode conceder o menor preço do mercado, diferencie-se de outra forma, mas não se endivide para seguir a onda do menor preço. Não vá pecar por não se planejar na hora de definir os preços dos seus produtos!

Aprenda a se relacionar com fornecedores.

Independentemente do seu segmento de atuação, você precisa selecionar os fornecedores certos pra o seu negócio online. Lembre-se que são eles que te atenderão e lhe entregarão as mercadorias que você comercializará em sua loja.

Para conhecer mais sobre os fornecedores, procure referências e busque sempre contatos de amigos ou conhecidos que já trabalham no mesmo ramo que você. Depois que achar um fornecedor que te atenda, mantenha um relacionamento cordial e sempre de muita confiança com ele.

Saiba que o bom relacionamento com o seu fornecedor te ajudará a estender prazos e na conquista de descontos por grandes volumes de compra, por exemplo. Por isso, aproveite o seu networking e tenha muito jogo de cintura para que as suas negociações sejam sempre um sucesso!

O que eu preciso aprender para entrar no mercado de E-commerce?

Conheça os impostos e mantenha seu E-commerce em dia.

Outro assunto importante que você deve ficar de olho antes de se aventurar no comércio eletrônico é referente aos impostos.

Por exemplo, se a sua empresa faturar até R$60 mil por ano você pode ser considerado um Microempreendedor Individual (MEI). Nessas condições, o seu custo é baixo. Aproximadamente R$40,00 por mês com contribuição social e o imposto referente a circulação dos seus produtos e serviços.

Agora, se a sua loja tiver um faturamento maior, em torno de R$3,6 milhões por ano, a sua empresa já está configurada no Simples Nacional, que inclui o pagamento de diversos tributos necessários para o funcionamento da sua loja e também, garantias previdenciárias para você. É importante manter-se dentro da regularidade para a emissão de notas fiscais e transporte das suas mercadorias.

Considere também os impostos cobrados exclusivamente para o comércio eletrônico. Fique de olho, também nos estados onde a cobrança de imposto no lugar de origem e de destino é autorizada.

São várias as regrinhas que e a dica é ficar atento e contar com uma consultoria contábil e jurídica preparados para este mercado. Dessa forma, ficará bem mais fácil se manter atualizado.

Entenda os modelos de negócio.

Existem várias formas de comercializar produtos e serviços online! A compra e venda diretamente no site, quando o cliente visualiza o site, compra a mercadoria e recebe em casa, por exemplo, é a mais usual. Ele pode fazer isso usando o seu computador pessoal ou aparelho mobile, o que representa uma nova tendência: o Mobile Commerce.

O cliente pode também – de acordo com o que o empreendedor virtual oferecer em seu e-commerce – baixar aplicativos em seu celular que incluam a modalidade de comércio móvel para realizar as suas compras.

Uma tendência do e-commerce é a venda por assinaturas, quando o cliente se inscreve para receber um determinado produto ou serviço em casa. Você pode também trabalhar com produtos virtuais ou infoprodutos como cursos, jogos, e-books, etc.

Para manter um e-commerce no caminho certo para que seja um sucesso é preciso aprender um pouquinho de cada item citado nesse artigo. Porém, você não precisa se preocupar em centralizar tudo isso sob as asas da sua gestão.

Invista na contratação de bons profissionais para lhe ajudar e terceirize serviços para alcançar a excelência. Por exemplo, você não precisa dominar totalmente as técnicas de fotografia e descrição de produtos para sua loja virtual, mas deve contratar uma empresa especializada e, para verificar a qualidade do trabalho desenvolvido por ela, precisará estar por dentro das principais regras de sucesso nesse sentido, certo? Bem, esse é o caminho!

Aproveite nossas dicas e lembre-se que você não está sozinho! Acompanhe sempre as nossas dicas aqui no blog e fique por dentro de tudo que o mercado de ecommerce tem de novo!
Aprenda o caminho com quem mudou sua carreira para uma empresa digital

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3 Comments

  1. alguem conhece um curso rapido barato presencial em sao paulo passo a passo de como montar loja virtual

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