Checkout é o nome que se dá a todo o processo de fechamento de uma compra online. Em poucas palavras, envolve desde colocar o produto no carrinho até a aprovação do pagamento. Ou seja, é determinante para a decisão de compra do seu cliente.

O que um checkout eficiente pode fazer pelo seu e-commerce?
Imagem do Corbis Images.

Investir em um checkout que realmente funcione – e te ajude a vender – pode alavancar o lucro do seu e-commerce. Para ajudar, contamos aqui algumas medidas que podem garantir um checkout eficiente:

Segurança e confiabilidade

Invista em segurança e mais do que isso, faça seu cliente perceber que está em um ambiente seguro. Selos, certificadores e checkouts transparentes são ótimas alternativas. Deixe claras suas formas de pagamento e a política de troca de sua loja.
Esse tipo de medida traz confiabilidade. Resultado? Você não perde a venda por desconfiança do cliente.

Menos é mais

Quanto mais simples for o processo de fechamento da compra e quanto menor for o número de etapas que o cliente tem que passar para concluí-la, melhor. Tenha certeza que o processo de fechamento da compra é intuitivo e que o cliente não corre o risco de se irritar e abandonar a transação.
Segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, checkouts complicados são responsáveis por 11% do abandono das compras. Evitar cadastros obrigatórios também é uma boa medida, já que 14% dos abandonos ocorrem por essa razão.

Usabilidade

Tenha certeza de que todo o seu e-commerce prioriza uma experiência de compra simples e intuitiva para seu cliente. Mas, na conclusão da venda isso é ainda mais essencial. Verifique se os dados solicitados são claros e se o volume de informações que o cliente precisa preencher antes de comprar é mesmo necessário. Tenha certeza que todas as etapas da compra sejam visíveis e intuitivas em todas as telas. Também é importante que o cliente consiga voltar facilmente a uma etapa anterior para corrigir algum equívoco. A forma mais sábia de garantir usabilidade é testando. Teste seu checkout – vale pedir para familiares, amigos, parceiros e diferentes públicos – principalmente com usuários que não tenham o hábito de comprar online.

Formas de pagamento

De nada adianta oferecer tudo isso se seu cliente não encontra uma forma adequada de realizar o pagamento. Conheça seu público e pense em atender as necessidades de seus clientes. Parcelamentos em diferentes cartões? Crédito, débito, boleto? Quais são as formas de pagamento que não podem faltar em sua loja?  Pense nisso e busque alternativas eficientes para garantir a sua segurança e do seu cliente.
Pense bem, se você já conseguiu levar um usuário até sua loja, não converter é um desperdício do empenho e dinheiro gasto para levá-lo até ali. Trabalhe para não perder vendas! Invista em um checkout transparente e seguro.

Texto publicado no E-commerce Brasil.
Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

3 Comments

  1. Pingback: Monetizze: descubra o que é, como vender e quais são as taxas

  2. Perfeita explicação, muito fácil de entender com termos simples e objetivos, gostei muito.
    Desejo muito sucesso a você.

  3. Muito bom o artigo, sempre tive medo de comprar pela internet ainda mais nos sites de vendas, estou procurando bastante informaçao para poder começar a comprar

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