O tempo que uma página leva para carregar costuma ter um impacto bastante relevante nas vendas. Isto acontece porque, ao perceber que o site está levando muito tempo para executar uma tarefa, grande parte dos visitantes fecha a janela e procura uma nova opção, mais ágil. A loja virtual acaba perdendo oportunidades de venda por conta de seu servidor e do tamanho de suas imagens.
Leia o artigo abaixo, publicado pela Magento, para descobrir como reverter esta situação:

Tempo de carregamento de página: o silencioso assassino de vendas

Quem nunca ficou frustrado ao visitar um site lento?
Ter um site mais rápido é uma prioridade para a maioria dos comerciantes, especialmente para as empresas com grandes catálogos. Aqui estão algumas estatísticas importantes sobre o porquê de um site mais rápido ser um componente crucial para ajudar um comerciante a aumentar suas vendas:

• As taxas de abandono da página aumentam mais acentuadamente entre um e quatro segundos;
• Os usuários móveis esperam que as páginas carreguem em seu smartphone com a mesma rapidez que o fazem em seu desktop;
• 79% dos compradores, de acordo com os notáveis estudos de Gomez e Akamai, vai evitar fazer compras novamente em um local onde eles tiveram uma má experiência ou que era muito lento;
• Grandes comerciantes de internet têm realizado estudos que mostram que as taxas de conversão podem melhorar em até 10% para cada segundo de melhoria de velocidade.

Leia também: 30 Ferramentas para TURBINAR seu E-commerce
Kiss Metrics, um provedor de serviço de análise que se concentra em marketing, montou um infográfico que resume tais questões em uma rápida leitura:

Tempo de carregamento de página: perguntas mais frequentes

1. O que é um tempo de carregamento de página aceitável?

Essa é uma ótima pergunta, e a resposta é o quanto mais rápido, melhor. Especialistas em SEO – otimização de sites -, muitas vezes citam a regra dos dois segundos (que não tem nada a ver com a ingestão de alimentos que você deixou cair no chão), mas, na realidade, até mesmo uma página que carrega em um segundo pode precisar de melhorias, assim como uma página que leva mais de cinco segundos para carregar certamente terá um efeito material em suas taxas de conversão.

2. O que faz com que uma página carregue lentamente?

Existem muitas causas que diminuem o tempo de carregamento da página, incluindo uma pobre configuração do servidor e imagens que são muito grandes e precisam ser redimensionadas por um browser. O que você pode fazer sobre isso? Continue lendo.

3. Como faço para determinar o quão rápido minhas páginas carregam e como eu posso comparar os meus tempos com os meus concorrentes?

Uma pessoa que não domina a tecnologia pode usar o Google’s Page Speed Analyze para verificar a página de classificação de velocidade atribuída pelo Google. Existem várias vantagens de usar esta ferramenta:

– É o teste do Google e o Google usa a velocidade da página, em parte, para determinar rankings de busca;

– Você pode facilmente ver sua comparação com os concorrentes, observando as páginas deles;

– Você pode introduzir qualquer página em seu site para ver como funciona (embora nem sempre funcione bem para o check-out – momento de finalizar as compras – e para o carrinho de compras, por causa da codificação que protege os dados pessoais dos clientes);

– Ela produz uma lista de sugestões que você pode implementar a fim de melhorar o tempo de carregamento;

– O Google também adicionou ferramentas no Google Analytics e no Webmaster Tools. Todos estes são acessíveis e de fácil compreensão para usuários não técnicos.

4. O tempo de carregamento da página afeta meus rankings de busca?

Sim! Desde 2009, o Google tem sido consistente em suas mensagens sobre a importância crescente da velocidade de página em seus algoritmos.

5. Existem algumas páginas mais importantes do que outras?

Em geral, você quer que todo o seu site seja rápido, pois os clientes tendem a abandonar um site com mais frequência quando as páginas levam muito tempo para carregar. Dito isto, se suas páginas de pagamento são lentas, isso pode se tornar uma questão de confiança com o cliente, que pode cancelar a transação. O consenso geral é manter as páginas de saída limpas e simples para aumentar sua velocidade.

6. Qual a importância da minha hospedagem no tempo de carregamento da página?

Nem todos os anfitriões são os mesmos, o que é uma coisa boa, porque os comerciantes têm uma grande variedade de necessidades. No entanto, o seu ambiente de hospedagem faz uma diferença relevante no tempo de carregamento da página. Mesmo que tenham as mesmas especificações do servidor, alguns anfitriões são mais rápidos porque eles têm mais conexões com ISPs, a sua disposição SAN é mais rápida e seu balanceamento de carga é mais eficiente. Até um site que esteja devidamente otimizado para conteúdo e configuração de servidor pode ficar lento se o anfitrião estiver lento. Nós encorajamos você a pesquisar completamente os serviços de hospedagem para garantir que atendam às suas necessidades antes de escolher um.

7. A grande pergunta: o que posso fazer para acelerar meu site?

Raramente há uma causa da velocidade lenta do site. Otimizar a velocidade do site é realmente um esforço de colaboração e muitas vezes exige criatividade e equilíbrio entre design, tecnologia e recursos de rede.

Loja virtual: O que uma página lenta pode fazer com suas vendas.

Ao reunir as tropas para lidar com o problema, você provavelmente terá projetos em três áreas principais:

1. Otimização do conteúdo: as imagens têm o tamanho certo para o site? Tenho muitas imagens em uma página? Tenho grandes arquivos JavaScript que têm de baixar antes do processamento da página? Esses problemas geralmente podem ser solucionados por seus designers de front-end – coletam a entrada do usuário de várias formas para processar e adequar ao final do processo -, mas sua equipe de servidores pode precisar ajudar a identificar as prioridades.

2. Tamanho do catálogo: quanto maior for o seu catálogo, maior a carga sobre o(s) servidor(es) para carregar as páginas, especialmente quando estamos falando de muitas ofertas (mais de 1000 produtos).

3. Seu servidor: se o Google’s Speed ??Page Analyzer está dizendo que os seus tempos de resposta do servidor são um problema, sua equipe deve se certificar de que o servidor tem recursos suficientes e de que eles são implementados de forma adequada, pois você pode ter recursos suficientes, mas não estar usando o servidor de forma eficaz. Para resolver este problema, será necessária a colaboração entre os seus servidores e os de manutenção de rede pessoal e sua organização de hospedagem.

Avançando

O tempo de carregamento da página é um assassino silencioso e você pode nem saber que é um problema até que suas vendas comecem a sofrer impacto. O trabalho em equipe entre designers, gestores de conteúdo, desenvolvedores e administradores de rede, em parceria com prestadores de serviços informados, é a melhor maneira de resolver o problema. O acompanhamento da situação é obrigatório.
Fonte: Magento.com

Author

Consultor, Professor, Palestrante, Investidor Anjo e Empresário. Especialista em E-commerce e Internet, Thiago Sarraf é formado em Marketing e possui especialização em Negociação, Certificado em Google Adwords e Analytics. Sarraf já desenvolveu mais de 150 lojas virtuais e já trabalhou na Compaq, HP, Microsoft, Locaweb, iG, UOL. É colunista e articulista dos portais iMasters e E-commerce Brasil.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.