Ao falar sobre conhecer a sua audiência não estamos falando de informações rasas: saber se são homens ou mulheres ou qual sua idade aproximada. Nem de conclusões óbvias como: tenho um e-commerce de roupas femininas, logo, meu público é composto por mulheres que gostam de moda. Muito menos de informações adquiridas com base em palpites.
Estamos falando de um conhecimento mais profundo e científico. Sobre quais temas essa audiência se interessa? Com que trabalha? Com que outras marcas e produtos, além do seu, eles tem afinidade? O que os motiva na hora de comprar? São mais racionais ou mais emocionais? Têm o mesmo comportamento de compra em todas as indústrias do mercado? O que buscam no seu site? Como navegam? Onde clicam? Que páginas visitam?

Por que conhecer?

Imagine um palestrante que faz um discurso sem saber para quem vai falar. Certamente ele errará a abordagem, não dirá o que a plateia precisa ouvir, abordará tópicos que estão longe da realidade dessas pessoas e muitos outros erros.
No marketing digital, a lógica é a mesma. Saber quem é a pessoa que está passando pelo seu site e ter o máximo de informações sobre elas é essencial para trazer relevância e apoiar suas ações de marketing. Confira alguns exemplos de como esse conhecimento potencializa as suas estratégias:

Estratégia de marketing O conhecimento sobre a audiência ajuda a…
Compra de anúncios …escolher as segmentações de público, a abordagem e os canais que serão usados.
Produção de conteúdo …definir sobre quais temas escrever e qual abordagem utilizar.
Construção de personas …ter mais informações para estruturar as características de um cliente típico.
Criar novos produtos e serviços …entender o cenário do cliente, saber do que ele está precisando e oferecer isso a ele.
Parcerias …definir com quais empresas faria sentido firmar uma parceria.
Automação de marketing …pensar em mensagens direcionadas e automáticas de acordo com as características dessa audiência e da etapa da jornada de compra em que se encontra.
Construção e atualização do site …decidir a hierarquia das informações e o que precisa ser alterado com base na navegação deles pelo seu site.

Como fazer?

Existem várias maneiras de conhecer melhor seu internauta. O ideal é monitorar todas elas para ter um perfil completo da sua audiência.

• Plataformas analytics com dados quantitativos – esta plataforma trará informações sobre pageviews, em que site o internauta navegou antes de chegar no seu, se ele completou alguma ação, quantos entraram, por quanto tempo ficaram, quantos o abandonaram e etc.

• Heat maps e session recordings – a primeira ferramenta também é conhecida como mapa de calor e te mostra como navegam pelo seu site: onde clicam, como movimentam o mouse na tela, até onde rolam a página e etc. A segunda tem a mesma finalidade e grava sessões. Ou seja, você assiste um internauta navegando pelo seu site. São ótimas para as estratégias de UX.

• Identificação de navegação no próprio site – plataformas que mostram quais páginas foram visitadas e que ações foram realizadas por cada internauta dentro do seu site. São ótimas para estratégias de retenção e automação de marketing.

• Plataformas analytics com dados qualitativos – estas plataformas não te dirão quantos navegaram pelo seu site mas sim quem são eles. Ou seja, traçam um perfil comportamental dos visitantes do seu site.

O conhecimento que todas estas plataformas trazem somado ao que você já sabe sobre os seus visitantes é a combinação certa para ações mais assertivas.
Boa sorte!
Texto publicado anteriormente no Blog da Navegg.

Author

Especialista em Marketing Digital, possui 5 anos de experiência na área e é responsável pelos esforços de marketing da Navegg - analytics, DMP e data provider, líder e referência de inteligência de dados na América Latina.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.