Vocês sabiam que mais de 70% das novas operações não sobrevivem à competição do mercado por um ano?

Algumas duram apenas meses e com isso vem a frustração e a perda do investimento feito pelo empreendedor. Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?

Muitos lojistas que possuem espaço físico (seja um pequeno comércio local ou uma rede) acreditam que participar do comércio eletrônico é interessante para expandir seus lucros, fortalecer branding, entre outros diversos fatores. Alguns outros empreendedores acreditam que com o avanço tecnológico e comercial, novas ideias exclusivamente online podem lançar tendências.

Para que você não se enquadre na porcentagem mencionada acima, vamos começar com um fator fundamental que na maior parte das vezes é executado erroneamente e a longo prazo acaba criando situações indesejadas aos empreendedores: o planejamento.

Para ilustrar melhor, vamos ao seguinte exemplo:

Marcos tem um pet shop no bairro do Tatuapé, em São Paulo. Sua loja tem cinco anos de tradição, uma fiel clientela e ele já foi perguntado diversas vezes por que ainda não possuía um site.

Marcos acompanha diariamente notícias em blogs ou portais de comércio eletrônico e decidiu que deveria tentar, a partir de um baixo orçamento ingressar com seu site, oferecendo os produtos disponíveis em estoque. No entanto, alguns pontos devem ser levados em consideração:

• Seu conhecimento está centrado no comércio tradicional – de lojas físicas, balcão;
• Mesmo se atualizando com notícias da área que deseja ingressar, não possui treinamento ou a experiência necessária para a tomada de decisões estratégicas;
• Sabe que em seu nicho existem pet shops dominantes, com centenas de produtos em diversas categorias e que será um desafio gradativo chegar ao mesmo nível com seu budget inicial e seu baixo leque de ofertas se comparado a estes;

Como então Marcos pode começar seu planejamento? Qual metodologia utilizar? Que outros pontos deve levantar muito antes de passar ao papel suas ideias?

O Insight

Primeiramente, vamos ao abstrato – insight. O que diferencia como um todo uma operação de sucesso de uma operação rotineira é a qualidade dos insights gerados por seus profissionais/colaboradores de acordo com seu conhecimento (entende-se aqui tanto prático como teórico – em seu complemento).

Por isso é muito comum em grandes operações equipes estarem constantemente em reuniões dividindo experiências, insights e opiniões através de sessões de brainstorm, as quais fazem a diferença na tomada de decisões.

Apenas ter a inciativa de começar uma operação é muito pouco em relação a um mercado que constantemente evolui e nos surpreende.

Desde o momento zero, você deve procurar diferenciais competitivos para que a curto prazo tenha destaque em seu nicho, a médio evolua e a longo prazo se adapte ao mercado – ou até mesmo em cases de extremo sucesso faça o mercado se adaptar ao seu modelo de negócios. É um ciclo constante e que demandará toda sua capacidade empreendedora e trabalhará seu poder estratégico.

Se o seu caso é de lançar algo que julgue ser inovador no cenário atual, como por exemplo vender bustos de avatares de personagens online feitos manualmente com materiais artesanais, os insights são apenas um de N outros fatores mais complexos para iniciar um plano de negócios, como entender a cultura dos consumidores para tal serviço, criar pesquisas analíticas para estudar dados de demanda, entre outros.

Como é mais comum no cenário atual o primeiro caso (de lojistas físicos expandindo seus negócios na internet), o post será mais voltado para tal. No entanto, há premissas holísticas que podem ser utilizadas para ambos os casos.

Uma vez estabelecidos os insights e o setup do plano de negócios (qualquer que seja a metodologia), agora vamos a um fator que normalmente os empreendedores e/ou lojistas deixam para avaliar após investir na estrutura: a operação será integrada?

Estrutura

A grande maioria das novas operações que vêm de uma extensão física normalmente dividem pedidos e estoque, porém não são devidamente planejadas e sempre temos produtos em falta, gastos desnecessários em marketing digital, demanda online elevada gerando comprometimento de risco, etc.

Atualmente, a grande maioria das plataformas integram com ERP’s de baixo custo que permitem um controle exato da situação, facilitando o processo como um todo – gerando relatórios de dados para análises financeiras, curva de compras e outros mais precisos possíveis para qualquer fim.

Voltando ao exemplo do Marcos, agora sabemos que:

  • Marcos precisa obter insights para que sua operação tenha diferenciais competitivos – ele pode adquiri-los através de benchmarks para aprofundar-se no nicho competitivo online, bem como pesquisas e também treinamentos para adquirir maior conhecimento na área;
  • Pela sua estrutura, a operação será integrada com o fluxo da loja física;
  • Porém ainda não tem ideia de como desenvolver seu plano de negócios para que fique o mais concreto possível.

Entramos agora com uma questão que muitos novos empreendedores na área tratam como custo ao invés de investimento: uma consultoria realizada por profissionais.

Quem pode ajudar?

Caso você não tenha o conhecimento necessário para realizar todo o planejamento de forma eficiente ou tem dúvidas sobre questões específicas, procure um(a) profissional de e-commerce que possa norteá-la(o) adequadamente.

Muitas empresas que oferecem plataformas para o desenvolvimento de sua loja virtual também contam com uma equipe de especialistas em diversas áreas, como acompanhamento de conversões, marketing digital, design, entre outros.

Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo?
Imagem do Corbis Images.

A grande vantagem de contar com um especialista ou uma equipe é a possibilidade de análise do briefing, ou seja, a partir de um documento que reúne questões vistas como fundamentais, une-se suas ideias às dos especialistas, onde estes entram em ação para aprimorá-las de acordo com sua vivência e experiência de outros cases e anos de mercado.

Desta maneira, o empreendedor, além de se sentir mais seguro, passa a ter novos insights à medida que a equipe de desenvolvimento do projeto passa seus pareceres de acordo com os dados.

Uma vez que todo o sistema é centralizado, as equipes de design e estudo de mercado (caso estejam integradas ao planejamento) realizam os desenvolvimentos necessários para a criação do site.

Passada a fase de planejamento, o site está pronto para ser alimentado. Porém, na maioria das vezes, o empreendedor não tem a disponibilidade de realizar toda a manutenção da operação sozinho.

Mesmo com a grande maioria das plataformas sob demanda (modelo mais comum escolhido devido ao custo-benefício) disponibilizando vídeo tutoriais e prestando atendimento por diversos canais de comunicação, fica impossível atuar duplamente.

A solução mais comum no cenário brasileiro é a contratação de colaboradores. No entanto, é avassaladora a quantidade de erros cometidos por contratantes na hora de criar um job description justamente pela falta de qualificação e conhecimento.

Nos principais bancos de currículos online, mais de 80% das vagas de assistentes de e-commerce pedem que o colaborador seja perito em atendimento, management de backoffice, edição de vídeo e imagens, responsável pelo picking e packing, além de alguns absurdos, como conhecimentos avançados em linguagens de programação e domínio em softwares obsoletos.

Isso leva a um acontecimento muito simples: contrata-se alguém (muitas vezes um bom profissional) que acaba deixando a empresa por total falta de conhecimento e bom senso do empreendedor, que o sobrecarrega com demasiadas tarefas cobrando um cronograma surreal.

Como podemos então fazer o projeto ganhar vida já que sua estrutura está pronta? Basicamente, tenha prioridades na execução das tarefas em seu site antes de lançá-lo.

Muito antes de contratar um profissional, faça um setup do que é necessário realizar em uma ordem lógica e sinérgica para que o mesmo tenha um melhor desempenho em suas funções. Caso tenha solicitado uma consultoria profissional, esta lhe guiará apropriadamente visando maior eficácia.

E agora?

Uma vez que o site é lançado, novos desafios, como investimento em marketing digital, otimização de padrões para SEO, questões envolvendo as políticas da operação, adaptação para m-commerce e instalação de novos módulos conforme tendência de mercado irão surgir e você precisa estar sempre um passo à frente da concorrência para ser competitivo.

Minha sugestão é que o empreendedor nesta fase procure treinamentos, palestras e todo tipo de informação enriquecedora de conteúdo para também desenvolver senso analítico nas decisões a seguir.

Conheci muitos empreendedores com todo calibre de budget possível que não tinham o mínimo discernimento de que a operação online não é um mero canal expansivo lucrativo, e sim um horizonte com infinito futuro a ser explorado.

Deixar com que todas as decisões sejam feitas por empresas ou colaboradores e ficar quase que completamente alheio é uma falha não só gerencial, mas disciplinar.

A partir de então, com todas as ações sendo devidamente coordenadas, executadas de modo eficiente e com o devido estudo estratégico e operacional, tenha certeza de que as chances de seu e-commerce se tornar um case de sucesso são iminentes.

Sempre faça pesquisas e/ou análises completas para cada change request, realize sessões de brainstorming com sua equipe, acompanhe as tendências, tendo sempre a resiliência necessária para se adaptar ao mercado.

Author

Profissional atuante no mercado desde 2004, colaborou com empresas de diversos segmentos, tendo experiência plena em gerenciamento de backoffice, qualidade em atendimento ao cliente e análise de métricas para business intelligence. Possui case de sucesso em integração de marketplace em tempo recorde no MercadoLivre, reconhecido como exemplo interno.

53 Comments

  1. Leandro Henrique Reply

    Boa tarde , gostaria de saber se com esse tempo de crise que estamos passando é favoravel abrir uma loja virtual ? o nicho que quero trabalhar é com acessorios masculino e feminino .
    Obrigado!

    • Nao existe crise, e sim a má organização financeira.Faça os planos de negocios e abre seu negocio.De o seu 120%nele e nao ira dar errado.

  2. Opa, tudo bem?
    Muito bom artigo! Uma loja virtual hoje em dia é um investimento baixo e muito lucrativo se for feito da maneira correta. Gostei do layout do seu site e da estrutura toda em si!
    Parabéns!
    Eu descobri há pouco tempo um plugin que monta uma loja virtual em apenas 15 minutos… Ele pega os itens que você escolhe numa lista, do site AliExpress e monta em uma loja virtual pra você em pouco tempo.. É algo de doido!
    Dá uma olhada no meu artigo falando sobre isso: http://vendefacil.blog.br/aliplugin-wp-o-plugin-para-faturar-alto/
    Forte abraço!
    Daniel

  3. Excelente artigo, muito elucidativo e esclarecedor. Realmente muito completo e bem escrito. Certamente ajudará todos aqueles que desejam empreender no mercado e-commerce. Também recomendo o Guia do Comércio Eletrônico como fonte de consulta e referência para quem deseja manter-se informado sobre temas referentes a e-commerce. Aqui está o link: https://guiadocomercioeletronico.com.br – Forte abraço. =D

  4. OLÁ! ADOREI A MATÉRIA, MAS POSSUO ALGUMAS DÚVIDAS PELA QUESTÃO BUROCRÁTICA. POR EXEMPLO, VOU INICIAR UMA LOJA ONDE VENDEREI ARTESANATO CRIADO POR MIM. COMO FAÇO PARA REGULAMENTAR ESSA LOJA E PODER EMITIR NOTA FISCAL? E QUAL A MELHOR FORMA DE CALCULAR O FRETE? MUITO OBRIGADA.

  5. Ótima explicação sobre o planejamento de uma loja virtual. Eu só adicionaria algumas informações sobre os tipos de de lojas virtuais e tipos de produtos que podem ser vendidos em uma loja virtual.
    Por isso, fiz um humilde artigo para contribuir com o tema Como montar uma loja virtual.
    Abraço

  6. Zenith Francisca de salles Reply

    Faço artesanato,como posso vender meus trabalhos pela loja virtual?Mas eu quero ter uma loja virtual como faço.

  7. Francisco de Assis Ruino Reply

    Bom dia, estou residindo num municipio da região dos lagos no rio de janeiro, aqui temos uma forte de demanda de artesanato em bambu, gostaria de montar uma loja virtual para atender o mercado ora do municipio tambem
    estou precisando de uma assessoria nesse sentido
    Grato

  8. Ricardo, parabéns pelo artigo. Conteúdo muito rico!
    Tenho loja virtual e o início foi realmente bem difícil, tive que pesquisar e aprender muito.
    Obrigado por compartilhar conhecimento.

  9. aprendi muito com o seu conteúdo, agora sei como criar minha loja virtual e me tornar um importar profissional kkk obrigado.. Quando a minha loja estiver pronta volto a comentar aqui o resultados que tive com ela

  10. Muito bom artigo! Uma loja virtual hoje em dia é um investimento baixo e muito lucrativo se for feito da maneira correta. Gostei do layout do seu site e da estrutura toda em si!
    Parabéns!

  11. Parabéns pelo conteúdo! Porém, verifico que ainda existem muitas dúvidas nos comentários. Afinal, abrir uma loja virtual não é tarefa das mais simples. Sugiro a leitura de dois textos que escrevi sobre o assunto:
    1) Esse post apresenta as 3 melhores estratégias para inciar um e-commerce https://www.bertholdo.com.br/blog/como-criar-uma-loja-virtual/
    2) Nesse texto, apresento duas sugestões de plataforma (que considero as melhores) https://www.bertholdo.com.br/blog/qual-melhor-plataforma-de-e-commerce/
    Boa leitura à todos!

  12. Acho que o e-commerce é uma excelente saída para esses tempos de crise. Realmente é necessário pouco investimento para começar um negócio desse tipo. Mas Também exige muita dedicação e consistência! Valeu pelo conteúdo!

  13. Mesmo com essa crise ainda e mais viável abrir uma loja virtual do que uma loja física pois o investimento e bem mais barato e ainda você tem menos burocracia valeu pelo artigo muito bom

  14. Parabéns pelo artigo! Acredito que muitas empresas ao iniciar falham no seu planejamento inicial como você mesmo disse.

  15. Muito bom o artigo!
    Alguns lugares que é possível abrir a sua loja:
    Mercado Livre – trabalha com todos os tipos produtos (menos visibilidade por ser muito grande)
    Enjoei – trabalha principalmente com venda de roupas
    Olx – Divulgação
    Trocou (https://trocou.com.br) – Trabalha com vários produtos e é um site novo no mercado
    Retroca – Venda de roupas usas de bebês

  16. Ricardo… parabéns pelo artigo
    As pessoas ficam receosas de empreender em tempos de crise, mais como já responderam nos comentários é só se organizar, planejar e trabalhar com empenho que as oportunidades ficarão visiveis

  17. Muito legal o artigo, sem dúvida a internet é uma ferramenta indispensável para qualquer negocio hoje!

  18. Muito rico em detalhes esse seu artigo e com certeza servirá de apoio aos projetos virtuais do qual estou participando.
    Muito obrigado e continua assim.

  19. Realmente ansioso para ler mais e aceitar como verdadeiro com todas as idéias que você apresentou para sua postagem. Eles são muito convincentes e certamente funcionarão. Obrigado pela postagem.

  20. muito legal o artigo realmente abre não só os olhos mais também a mente de quem assim como eu sonha em montar um negocio virtual.

  21. Parabéns pelo artigo, a internet proporciona uma grande oportunidade de negocio, principalmente no cenário de crise econômica no qual o pais esta atualmente. Não é fácil, mas é uma ótima oportunidade para começar.

  22. Eu sempre achei que abrir um loja era bom, mais hoje estamos vendo uma crise que parece que não tem fim, para isso o mercado virtual e muito melhor, alem de ter poucos encargos e mais fácil de administrar. gostei muito das dica são bem relevantes valeu mesmo.

  23. Anderson Rodrigues Reply

    Pessoal meu nome é Anderson, estou precisando de ajuda atualmente venho pensando em investir no comércio de loja virtual,mas não tenho dimensão de como é esse mercado, não tenho nenhum contato de profissionais para que pudesse ao menos tirar algumas dúvidas,cê algum puder me ajudar e entrar em contato agradeço ZAP:(11)965209116 e-mail: [email protected] agradeço desde já a atenção

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