Um celular serve para fazer as fotos do e-commerce?

Um celular serve para fazer as fotos do e-commerce?

Qual é o segredo para fazer aumentar suas chances de venda pela internet? Como valorizar um produto? Simples, fotografia. A internet ocupa 2/3 do nosso dia, somos bombardeados por inúmeras propagandas. Sempre aparecem coisas que não procuramos em nossos feeds de Facebook ou Instagram. Com isso, podemos perceber que a imagem está em todo lugar e logicamente como fotos do e-commerce bem produzidas FAZEM A DIFERENÇA.

Se você, por exemplo, vende um cupcake de chocolate e tira uma foto com uma iluminação e composição desfavorável, o que acontece? Pois é, bonito e apetitoso ele, com certeza não fica.

Para uma boa impressão, não adianta ter somente um site, rede social, firma aberta com CNPJ e se esquecer de fazer um catálogo do que vende. Para aqueles que já estão com uma verba financeira melhor e estão pensando em investir, lembre-se, o recomendado é contratar um fotógrafo profissional especializado. Para quem está começando e não tem verba financeira para contratar um fotógrafo aqui abaixo seguem algumas dicas práticas de como fotografar seu produto, e o melhor de tudo, usando um celular comum.

O produto que escolhemos para fazer o teste foram jóias, como um relógio e colares, pois são acessórios que refletem muita luz e consequentemente são difíceis de serem fotografados.

Como tirar as fotos com o celular

camera-moto-g-vermelho-3-8

Como podem ver, as fotos foram tiradas de um celular Moto G (com 3,8 megapixels) com a qualidade de um quebra-galho. (Ressaltando que as dicas aqui são quanto a iluminação e composição, cada celular é diferente, seria impossível explicar ferramentas da câmera de cada um).

Você não tem nenhuma tocha de iluminação, abajur ou outro equipamento? Simples, a luz solar é o melhor amigo de uma pessoa criativa. Procure fotografar perto de uma janela, onde a luz ilumine totalmente seu produto. Atente-se com o horário, porque às 16 horas, agora no outono, toda luz fica fraca e sua casa começa a ficar aquela penumbra.

fotos-para-e-commerce-smartphone

Para fotografar o relógio e o colar, coloquei embaixo um cachecol preto. Por que? Como são produtos com detalhes. Se você compor com algum pano colorido ou com estampas, quem olhar sua foto vai reparar mais no cenário do que no produto em si.

Cuidados com reflexos – Procure o melhor ângulo

Nas fotos, aparecem reflexos da janela e do celular (tom de vermelho) mais que os detalhes dos produtos. Trabalhe para evitar que isto aconteça:

fotos-para-loja-virtual-smartphone

Mostre o produto inteiro e por cada detalhe

Caso sua intenção seja fazer somente um rotineiro post em sua rede social, faça uma montagem com as duas fotos do produto usando um simples programa de edição de celular como, por exemplo, o Instasize.

Para o e-commerce, tente ser o mais profissional possível. Coloque as fotos inteiras e cada uma dos detalhes em mais fotos no detalhe de produto da sua loja virtual:

fotos-para-loja-virtual-relogio

fotos-para-loja-virtual-objeto-brilhante

Quando utilizar fundo claro?

fotos-para-ecommerce-fundo-brancoPara produtos que são coloridos e translúcidos, o interessante é fotografar em um fundo claro. Não tem um cachecol branco, ou o que você usou ficou estranho? Não se preocupe, use uma folha de sulfite branca OU faça como nós na imagem ao lado, use a parede de fundo.

Na foto abaixo, tive que clarear para pegar mais detalhes do produto, por consequência, o fundo preto ficou mais claro, mostrando as imperfeições.

Para melhorar, pendurei na parede o colar e pude fotografar de perto para mostrar bem os detalhes.

Veja como ficou:

fotos-para-loja-virtual-detalhes

Curtiu? E você, quais dificuldades tem? Me conta nos comentários!

Texto publicado no Blog do Estúdio Cam.

7 COMMENTS

  1. Acho o investimento muito baixo para que seja necessário fazer em casa. Aqui em Franca por exemplo, tiro fotos com uma agência que me cobra R$6,00 por imagem. A média são 4 fotos por produto, ou seja, na primeira venda já tenho o retorno.
    Foto é basicamente o produto que o cliente está comprando, então, não acho interessante tirar do celular não. Penso que o celular pode ser muito mais interessante para divulgação em redes sociais (instagram, facebook, twiter..) do que para apresentar o produto ao cliente.

  2. Olá, Maressa!

    Estou planejando montar um e-commerce. Quero que o site tenha fotos de qualidade e que seja possível visualizar os detalhes das peças. Acredito que o custo seja alto para ter várias fotos de cada peça feitas por agência, mas também gostaria de fotos macro com definição maior do que no celular. Você acha que uma Canon T5i ou uma Nikon D5200 atenderiam a minha necessidade?
    PS: Até hoje só utilizei aqeuelas câmeras digitais mais simples.

  3. Olá Maressa, ótimas dicas, mas confesso que já estou bastante desanimada. Preciso fazer fotos dos meus produto urgentemente, e há meses que tento, tento e sempre acho que não estão boas. Já tenho uma tenda, 3 luminárias, fundo infinito. Já consegui emprestada uma câmera semi-profissional (Nikon Coolpix P500), já tenteti com Iphone 5… Sempre acho que as fotos estão sem iluminação. Hoje comprei uma lâmpada fria de 60w (equivalente a 250w da incandecente). Achei que seria a solução… Mas, continuo insatisfeita. Poderia me passar um e-mail que eu pudesse enviar algumas fotos pra vc me dar seu parecer? Desde já agradeço. Abç. Jane

    • Vá tentando e não direcione a luz para o produto se o ambiente for pequeno e sim para o teto bem como com um rebatedor atrás , vá mudando a posição da luz até encontrar a melhor imagem. Lembre-se foto é LUZ não o que queremos ver pois isso sabemos mas a LUZ que dirá e mostrará o que estamos e queremos mostrar

  4. Olá, gostei muito de seu artigo. Você disse que tirar perto de uma janela ajuda. Eu vendo produtos personalizados para festas (papel) geralmente impresso em papel fotográfico. É colorido, brilha e muito leve para colocar em locais abertos… Alguma sugestão de como melhorar as minhas fotos?

  5. Jane se você tem todos esses apetrechos e não consegue tirar fotos boas seria uma boa você ver pela internet um curso básico de fotografia , no meu tempo não tinha mas como hoje pouco vou a campo fico fazendo esses cursos , sem pagar no final para ter certificado pois não me interessa como forma de me atualizar sempre, mas acredite a dica aí é ótima e quem tem um celular de ótima qualidade com no mínimo 8 mega de câmera não precisa de mais nada, mas vá insistindo lembre-se que hoje não gastamos com rolo de filmes só com memórias. Sucesso aí nas vendas

  6. Boa tarde. tenho um mini estudio mas tiro a foto com o celular deitada na cartolina branca, mas o fundo fica cinza não consigo tirar a foto como fundo branco. pode me ajudar. meu celular é samsung j7. obrigada

DEIXE UM COMENTÁRIO