Varejistas indianos iniciam migração do e-commerce tradicional para vendas somente por aplicativo

Varejistas indianos iniciam migração do e-commerce tradicional para vendas somente por aplicativo

A Myntra.com, grande varejista online de moda indiana, está com data marcada para fechar seu site: Dia 1 de maio de 2015. O passo é definitivo para a varejista online concentrar toda a sua operação no aplicativo para dispositivos móveis. As informações são do The Times Of India.

Este é um dos primeiros exemplos de grandes players de e-commerce a migrar todo o modelo de negócio para o mobile. Outra empresa do mesmo grupo, a Flipkart.com (focada em produtos eletrônicos) também deve seguir o mesmo caminho. A Flipkart adquiriu a Myntra em maio de 2014.

A Myntra não deu declarações ao veículo de comunicação indiano e está com todos seus canais de marketing focados na divulgação da migração para o aplicativo. Ainda segundo o site, o player atualmente atrai 80% de todo seu tráfego e 70% das suas vendas a partir do aplicativo. O Flipkart também traz bons números, 60% das suas vendas vem do aplicativo.

Sachin Bansal, co-fundador da Flipkart recentemente declarou que os desktops não estavam dando o retorno sobre investimento esperados em comparação com alguns anos atrás. A ideia dele é que a Flipkart se mantenha atenta à novas aquisições para o mercado mobile.

A dupla aparece entre os top 7 e-commerces da Índia em 2014. Em terceiro lugar, a Flipkart vendeu 17,2 milhões em 2014 e em sexto lugar, a Myntra vendeu 9,2 milhões de dólares. Veja o ranking no gráfico abaixo:

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Gráfico traduzido da eMarketer.com

Segundo relatório recentemente publicado pela Morgan Stanley, a expectativa do mercado indiano de penetração (em porcentagem de usuários de internet) é um aumento significativo: de 9% em 2013 para 36% em 2020 impulsionado principalmente por vendas de M-commerce.

A Associação da Índia de Internet & Celular (The Internet & Mobile Association of India) estima que o total de internautas superaram os 300 milhões em dezembro de 2014, com cerca de 60% através de conexões mobile.

Mais sobre mobile: Mobilegeddon está marcado. A partir de abril sites sem versão mobile perderão performance.

A Índia hoje, segundo país mais populoso do mundo, vendeu “apenas” 5,3 bilhões de dólares no E-commerce em 2014 e a previsão do eMarketer é que o crescimento supere os 45% em 2015 chegando a 7,69 bi. Os números ainda são baixos ao comparar com o varejo indiano como um todo, apenas 0,7% de share. E a projeção de crescimento dessa fatia também é pouco significativa, apenas 1,4% de share para 2018.

No ranking mundial de participação do e-commerce em relação ao varejo, a Índia está na 21ª colocação. Neste mesmo ranking, o Brasil é o 15º com 3,8% de vendas pelo e-commerce. No Brasil, mercado consideravelmente maior, as vendas pelo celular (contando aplicativos e versão mobile de e-commerce) já chegaram à 10% dos 35,8 bilhões vendidos em 2014 segundo os dados da E-bit.

A líder mundial no E-commerce hoje é a vizinha China, com projeção para que o faturamento online supere 1 TRILHÃO de dólares em 2018. O Brasil é o décimo colocado. Veja também: Todos os números do E-commerce no Brasil.

Informações publicadas no The Times Of IndiaE-bit e eMarketer.

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