Entre várias áreas de concentração, como por exemplo sua estratégia de SEO para e-commerce, sabemos que a página de checkout de qualquer loja online é muito importante. Na verdade, este pode ser um dos principais fatores para manter os compradores focados e prontos para comprar. Se a sua página de checkout é uma bagunça, você pode estar afastando compradores mesmo sem saber.
Felizmente, nós temos boas dicas para você! Dê uma olhada na página de checkout do seu e-commerce e compare o que você vê com a nossa lista de conselhos:

1. Chamada à ação

Faça com que seja fácil para os compradores tomar o próximo passo. Quer seja “Inicie pagamento” ou “Compre agora”, algum tipo de direção é necessário. A sua CTA deve dizer-lhes exatamente para onde irão ao clicarem em um botão específico. Portanto, não tente nada complicado.

2. Barra de progresso

Ninguém quer passar por 400 passos para comprar um livro ou novo sapato, mas é mais propenso que seus clientes sigam todo o processo se você, pelo menos, deixá-los saber em que parte estão. Caso contrário, eles podem alcançar o passo 399 e desistir, sem saber que a vitória estará “ao virar a esquina”.
Pagina de checkout ecommerce Lojas Americanas

3. Visão geral do carrinho (thumbnails de compra)

Garantimos que mais do que uma pessoa já fez uma compra acidental em e-commerce por não ter visto o que estava comprando ao chegar à página de checkout. Lembre seus clientes sobre o que estão colocando em suas cestas, ou eles podem clicar no botão de volta para se lembrarem. Se o fizerem, é possível que mudem de ideia e nunca mais completem a compra.

Exemplo de carrinho de compras

4. Opção de editar itens do carrinho

Mais uma vez, o comprador clicando no botão de voltar deveria ser evitado. É por isso que você precisa permitir que os clientes editem a cesta mesmo já estando na página de checkout. Se um comprador precisar voltar à página anterior para fazer uma mudança, ele poderá ficar distraído ou até mesmo frustrado. Movimento para frente – esse é o segredo quando os compradores alcançam a página de checkout.
Edicao de item no carrinho em ecommerce

5. Botão para voltar para as compras

Ok, então você quer que as pessoas avancem a página. Mas se elas estão determinados a voltar, facilite. Assim, seus clientes podem ter a certeza de que os produtos colocados na cesta estarão disponível quando eles retornarem para pagar. Além disso, se eles estão comprando mais coisas, isso sempre é uma coisa boa.

6. Sugestões de cross-selling

Pedir aos compradores que paguem por mais coisas depois de já terem completado a compra é um pouco atrevido. Entretanto, não há nada de errado em fazer algumas sugestões antes de serem inseridas as informações de pagamento. Apenas certifique-se de que os itens sugeridos realmente correspondam aos hábitos de compras de cada cliente. Relevância é a chave.
Sugestoes de produtos no carrinho

7. Sugestões de upselling

Talvez você não tenha itens correspondentes para completar um conjunto, mas isso não significa que não existam outras opções de upselling (encorajar o cliente a comprar mais) disponíveis. Um exemplo pode ser simplesmente mostrar o quanto ainda é necessário para atingir o valor que oferece frete grátis.

8. Informações de contato e serviço ao cliente

Às vezes, alguma coisa vai dar errado durante o processo de pagamento. Talvez os seus compradores não se sintam confortáveis ao compartilhar informações financeiras online, ou talvez o código do cupom não funcione. Seja qual for a razão, informações de contato disponíveis podem ser a diferença entre uma venda e um carrinho abandonado. Se você puder fornecer mais de uma opção de serviço ao cliente, verá resultados ainda melhores.

9. Opção de salvar o carrinho

Isso acontece às vezes: o cartão de um comprador é rejeitado e ele não tem outra maneira de pagar, ou então se distrai e não pode terminar o pagamento na hora. Será que ele voltará no momento em que receber o próximo pagamento? Pode ser. Neste caso, você deve deixá-lo salvar seu carrinho e seguir em frente.

10. Várias opções de pagamento

O cenário anterior pode ser evitado se você fornecer mais de uma opção de pagamento. Boleto e serviços similares são excelentes complementos para as habituais opções de crédito e débito.
Com isso no lugar, você terá uma página de checkout fácil de navegar e que faz os compradores se sentirem confortáveis, movendo todos eles até o último passo do processo: o pagamento!
Texto publicado no Blog da Nuvem Shop.

Author

Rodrigo Souto é Gerente de Marketing da HubSpot no Brasil. A missão é crescer Inbound Marketing no Brasil, porque um Brasil mais Inbound é um Brasil melhor.

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