Por RitikaPuri – ShutterStock. A cor torna o mundo belo. Nada inspira mais energia do que um céu de cor azul vibrante, num dia de sol. E quando precisamos de paz? Caminhamos por um campo iluminado, relaxamos na areia da praia, ou nos deixamos fascinar com um pôr do sol que exibe as estonteantes cores laranja, roxo e rosa e, sem falhar, traz paz ao nosso corrido dia.
Nossas experiências diárias nos ensinam que a cor tem um valor que vai além daquilo que podemos ver. Ela complementa nosso humor, ajuda-nos a organizar planilhas e nos faz lembrar dos brinquedos preferidos de nossa infância. É por isso que Teoria das Cores é tão importante para o seu projeto digital.
Veja também:

Infográfico: A Psicologia das Cores no Marketing


Além de ver a aparência das combinações de cores, é importante compreender a ciência (e as ciências sociais) que estão por trás das cores. Qualquer que seja o seu nível de técnico com projetos, estas 3 dicas sobre a Teoria das Cores irão ajudar você a navegar na complexa arte da escolha de uma paleta de cores.

cores

1. Sociologia é a alma da cor

A cor nos faz pensar da mesma forma que nos faz sentir. Algumas cores estão vinculadas à experiências culturais, emocionais e sociais – que são, às vezes, maiores do que nós. Ao escolher as cores, pense a respeito do que a paleta de cores significa para seu público-alvo. Se estiver fazendo uma campanha internacional, por exemplo, você precisará entender o que cada cor significa no país de destino.
Nicky Szmala, diretor digital na Geometry Global, publicou um gráfico onde ele analisa os significados das cores básicas por localidade. No mundo ocidental, por exemplo, vermelho significa perigo, amor, paixão, emoção e sacrifício. No Leste da Ásia, o mesmo tom de vermelho vivo pode corresponder a celebrações, felicidade e vida longa. Entre os povos Celtas, entretanto, o vermelho corresponde à morte. Na Rússia? Comunismo.
De acordo com a discussão de Quora relacionada ao assunto, aqui está o significado de algumas cores no mundo ocidental.
Azul: segurança, tranquilidade, paz

azul

Verde: frescor, ambientalismo

verde

Amarelo: energia, alegria, cuidado

amarelo

Roxo: espiritualidade, luxo

roxo

Rosa: romance, beleza, amor, sensibilidade

rosa

Ao escolher um esquema de cores para o seu projeto, aproveite para se atualizar sobre os valores de quem está tentando alcançar. Melhor ainda, converse com o seu público-alvo para compreender o que as cores significam para ele.

2. Há uma ciência para isso

Colm Tuite, um projetista com experiência em usuários, enfatiza que a ciência da escolha das cores é igualmente importante para o componente subjetivo. Ele explica que as cores dividem-se em três categorias gerais.

Puras: cores que, normalmente, estão incorporadas a projetos bem vivos e transmitem aparência vigorosa, de verão, alegre, energética ou “descolada”.

puras

Matizadas: cores misturadas com branco que transmitem uma sensação mais leve, serena e com menos energia.

matizadas

Sombreadas: cores misturadas com preto que transmitem sensação de mistério, penumbra, perversidade ou perigo.

sombreadas

Ao trabalhar em um projeto de design, sua intuição pode indicar algumas conexões emocionais criadas pela combinação de cores escolhidas por você – e sua intuição provavelmente estará correta. O próximo passo é entender o por quê.

3. Projeto para a diversidade

Nossa biologia e fisiologia controlam a forma como percebemos as cores. Algumas pessoas são daltônicas, enquanto outras têm dificuldades em ler textos muito próximos. Ao fazer um projeto de design, certifique-se de atender às diversidades. Torne seu conteúdo o mais fácil possível de ser lido – o que significa evitar uma fonte amarelo neon em um fundo cinza claro, por exemplo.

diversidade

Tente inspirar o público-alvo em todo o espectro de cores. Todos nós vemos o mundo através dos nosso olhar único, e como profissionais de marketing e design, nosso trabalho é tornar esse processo o mais fácil possível.

Veja todas as imagens anexadas a este post na Mesa de Luz Teoria das cores da Shutterstock »

Como a teoria das cores afetou sua estratégia de projetos? Que outras dicas você adicionaria a esta lista? Compartilhe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Texto publicado pelo Blog da Shutterstock.

Veja mais sobre a Teoria das Cores

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.