O varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black friday 2019 (quinta e sexta-feira), segundo dados da Ebit | Nielsen. O número é 23,6% maior ao registrado no mesmo período do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões. O tíquete médio teve uma pequena queda de 1,1% frente ao ano passado (R$ 608), ficando em R$ 602. 

Os números da Black Friday comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano. Nesta edição, vemos que as pessoas compraram diferentes tipos de produtos, ou seja, a alta não foi puxada apenas pelos mais caros. Do ponto de vista do varejo, observamos players tradicionais ainda mais preparados, com entendimento do que o mercado queria.

Somado a isso, lojas que não tinham feito uma Black Friday anterior tão boa e lojas/marcas que apesar de já existirem online, fizeram a sua primeira grande Black Friday este ano. Esses fatores, junto a um consumidor preparado para comprar online, ajudaram a garantir o sucesso da Black Friday 2019. 

Durante a quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro) foram registrados 5,33 milhões de pedidos, expansão de 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior (4,27 milhões). 

Vendas via mobile passam de 55% do total de pedidos

As vendas durante a Black Friday confirmam a tendência do consumidor de adquirir a partir de dispositivos móveis. Assim como no ano passado, esse movimento foi crescente e nas 48 horas entre a quinta e a sexta-feira de 2019, 55% dos pedidos foram feitos a partir de celulares.

Na comparação com 2018, a alta foi de 103%. O faturamento via mobile neste ano chegou a R$ 1,7 bilhão, enquanto nos mesmos dias do ano passado foi de R$ 830 milhões, uma expansão de 95%. O tíquete médio para a compras por esse meio foi de R$ 574, frente aos R$ 552 do ano anterior, alta de 4%. 

Já vínhamos falando ao longo do ano sobre “Mobile First” (dispositivos móveis em primeiro lugar) e de fato essa Black Friday se consolidou como o evento onde mais compras foram feitas por este formato. Garantir uma boa experiência mobile foi o diferencial para bons resultados. 

Número de novos consumidores no e-commerce cresceu 12% 

As promoções online da Black Friday 2019 levaram 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez via internet, uma alta de 12% em relação a 2018. A base total de compradores online no Brasil neste ano foi de 2,85 milhões, uma expansão de 18,1% versus a mesma data no ano passado. 

Entre os motivadores para a adesão ao varejo online pelos brasileiros, o Instagram ultrapassou o Facebook e se tornou a mídia que mais motiva as compras. 

Número de novos consumidores no e-commerce cresceu 12% 

Participação de vendas na Black Friday por regiões do Brasil 

No recorte regional, na quinta-feira de Black Friday 2019, a região Sudeste liderou o volume de pedidos com 64%, seguida pelo Sul com 14%. O Nordeste aparece logo após com 12% das compras, Centro-Oeste com 7% e, por último, o Norte com 3%. 

Participação de vendas na Black Friday por regiões do Brasil 

Participação de vendas na Black Friday por regiões do Brasil 


PERÍODO: Bases comparativas entre os dias que abrangem a Black Friday (00h00 de quinta e 23h59 da sexta-feira) em 2019 – 28 e 29 de novembro – e em 2018 – 22 e 23 de novembro. 

Os números do mercado de E-commerce

Ebit
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Presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador online, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 20 milhões de pesquisas coletadas em mais de 21 mil lojas virtuais afiliadas.

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