Ícone do site Profissional de Ecommerce

Como montar um planejamento de conteúdo para blog?

Em nosso site já mostramos como um blog pode agregar muito valor a um e-commerce no contexto do marketing de conteúdo.

Se você se convenceu que esse canal é ser útil para aumentar as visitas e, principalmente, as conversões em sua loja virtual, pode ter certeza: já está um passo à frente em relação à grande parte do mercado. O primeiro passo para se organizar melhor quanto a isso é fazendo um planejamento de conteúdo.

Mas por que um plano é tão importante? O marketing de conteúdo feito em blogs não é um processo tão simples.

Pequenos erros em sua concepção inicial fazem com que todo o resto sai prejudicado. Em função disso, vamos passar pelos principais pontos que precisam ser estudados antes de você criar seu blog e publicar artigos. Confira!

Tenha objetivos e metas claros

Como qualquer estratégia de marketing digital, o planejamento de conteúdo para blogs precisa contar com um horizonte que seja realista e que justifique sua execução. Comece respondendo as seguintes perguntas:

 O que você almeja com o blog?
 Quais resultados são esperados em X meses (ou anos)?

Seus objetivos podem ser a geração de mais leads, aumentar o tráfego do e-commerce, fortalecer a relação entre marca e consumidores etc.

Já as metas são mais quantitativas, como gerar 25.000 leads em 12 meses, ter um aproveitamento de 20% de conversão em vendas do tráfego vindo do blog ou outros exemplos ligados ao seu objetivo.

Defina KPIs e métricas para acompanhar os resultados de seu planejamento de conteúdo

De nada adiantaria estipular grandes objetivos e metas se você não puder comprovar os resultados. Logo ao definir aonde quer chegar, estabeleça índices que o auxiliem a monitorar os resultados obtidos.

Concentre-se nos indicadores mais relevantes para o que mais interessa em seu e-commerce: vendas. Por exemplo, leads gerados a partir do blog, vendas originadas do blog, taxa de conversão de visitantes vindos do blog, entre outras métricas.

Leia também:

7 métricas para mensurar o desempenho de seu Inbound Marketing

Foque nas personas

Elas formam a parte mais importante da existência do seu e-commerce e assim será com o seu blog. Aqui vale ressaltar mais algumas questões necessárias antes de seguir com o planejamento:

Quais são as maiores dúvidas do meu público? Como meu conteúdo pode resolver esses problemas? Como o meu blog poderá ajudar a minha persona a tomar uma decisão de compra mais segura?

Existem outras questões que devem trabalhadas, mas o foco principal deve ser na forma como você irá ajudar a sua persona. Você também pode definir outros pontos importantes a respeito da linha editorial, como a linguagem adaptada ao perfil do público e o tamanho dos textos, por exemplo.

Para as personas veja este conteúdo:

Superpersona: A ferramenta para criar uma Buyer Persona

Escolha cuidadosamente as palavras-chave

Esse é um fator que também está ligado à linha editorial do seu blog. São as palavras-chave que definirão os temas de um ou de uma sequência de artigos. A sua importância está na intenção de conseguir o melhor posicionamento nos motores de busca (Google, Yahoo, Bing).

Não hesite em lançar mão de ferramentas como o Keyword Planner e SEMRush para conseguir as melhores palavras-chave na sua área e ou nos segmentos dos seus produtos.

Mais sobre entender as tendências de busca:

Como identificar produtos em alta para vender pela Internet

Crie um calendário editorial para organizar suas tarefas

A ideia é construir um cronograma semanal, mensal ou com qualquer outra frequência que organize a rotina do seu blog.

Desde os temas, o tipo de conteúdo (se será para topo ou meio de funil), formato (texto, infográfico, e-book, áudio ou vídeo), palavras-chave, títulos, redatores, dias de publicação, dias de reuniões de pauta, enfim, tudo que centralize em um único lugar as atividades do blog.

Entre as ferramentas para cumprir esse papel, duas opções interessantes são o Asana e o Trello.

Montar um planejamento de conteúdo pode dar um pouco de trabalho no início, mas os seus resultados são compensadores. Você tem uma estratégia mais sólida e uma equipe mais preparada para colocar as ideias em prática. Portanto, valorize essa etapa, se antecipe aos possíveis equívocos e elimine-os já em seu plano.

Saindo do planejamento de conteúdo, é hora de colocar a mão na massa. Veja como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce. O autor garante resultados certeiros! Portanto, vale conferir. 😉

Sair da versão mobile