Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce. Resultado garantido!

Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce. Resultado garantido!

Não há dúvidas de que o Marketing de Conteúdo é a melhor prática para a aquisição de clientes por meio de buscadores da internet como Google e Bing. A busca orgânica é o carro chefe de qualquer e-commerce, site institucional ou blog, e ignorá-la é um erro gravíssimo, portanto, se você chegou ao meu artigo, PARABÉNS!

Presumo que você saiba a importância de ter um blog de qualidade que atrai usuários qualificados a fim de torná-los clientes para o seu negócio.

Nesse artigo mostrarei o passo a passo que utilizei para fazer o blog Decoração Criativa, da minha loja virtual de decoração rock’n roll, a John Lemon.

Antes de começar, gostaria de lhes mostrar alguns dados tirados do Google Analytics da John Lemon que comprovam que ter um blog para o seu negócio é essencial para alavancar vendas e conquistar novos clientes potenciais.

Google Analytics da minha loja virtual, a John Lemon:google-analytics-john-lemon

Como vocês podem ver, a taxa de conversão dos usuários que chegam a minha loja por meio do blog é altíssima (21,28%), assim como a média de páginas que eles percorrem (9,54) e o tempo médio de permanência em no site (00:06:34 minutos).

Neste artigo, explicarei como fazer um blog na plataforma WordPress que será hospedado no GoDaddy, usando um template pronto e gratuito chamado Generate Press.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo de como eu fiz o blog Decoração Criativa. 😉

1) Definindo e alinhando o conteúdo do seu Blog com o seu negócio

Antes de mais nada, você deve ter bem definido que tipo de artigos seu blog oferecerá para os usuários. Se você vende roupas, provavelmente fará artigos relacionados a moda e acessórios, ou se vende equipamentos eletrônicos, fará artigos relacionados com tecnologia e inovação.

No meu caso, o conteúdo do blog é voltado totalmente para a decoração de casa.

Categorizei os artigos da seguinte maneira:

blog-decoracao-criativa

Navegação Primária:

• Dicas para o usuário: “5 dicas criativas…“ “7 coisas que você deve ter…“
• Inspiração para o usuário: “Inspire-se no estilo Retro…“ “Ideias que vão inspirar você…“
• Produto; Nessa categoria eu faço resenhas dos produtos da minha loja, apontando os prós e contras.

Navegação Secundária:

Artigos relacionados a:
• Decoração de Banheiro
• Decoração de Quarto
• Decoração de Sala
• Decoração e Cozinha
• Decoração de Escritório

2) Escolhendo o nome ideal para o seu Blog

A escolha do nome é muito importante, pois, é a partir dele que o usuário terá o primeiro contato com o blog através do Google. O ideal é que nele esteja contido alguma palavra chave que tenha tudo a ver com o conteúdo do seu blog.

Por exemplo, neste blog “Profissional de ECOMMERCE”, está contido a palavra-chave “ecommerce” que é o assunto principal de todos os artigos do blog (direta ou indiretamente). Como no meu caso o assunto principal é decoração, optei pelo nome Decoração Criativa, que além da URL (www.decoracaocriativa.com) estar disponível para a compra, também é um nome simples de escrever.

3) Hospedagem e registro de domínio

Para registrar o domínio e hospedar meu blog escolhi o GoDaddy (não, eles não estão me pagando um centavo). Decidi usá-lo pela praticidade. Não há necessidade de saber instalar o WordPress. Apenas compre a hospedagem e o domínio e seu blog já estará no ar.

Crie um Login no site e siga o passo a passo onde destaco em vermelho no GoDaddy:

1- Ao acessar www.godaddy.com.br vá em “Hospedagem e SSL” > “Site/Blog WordPress“.

godaddy-hospedagem-de-site

2- Clique em “Comece Já

hospedagem-wordpress

3- Escolha o seu nome de domínio e clique em “Pesquisar” para consultar se o domínio esta disponível para a compra, caso esteja disponível, clique em “Selecionar e Continuar“.

blog-registro-de-dominio4- Pronto! Seu WordPress será instalado e você pode começar a gerenciar seu blog. Clique em “WordPress Gerenciado”.

gerenciar-wordpress

4) Criando e personalizando o layout do seu Blog

Caso você não tenha experiência com o WordPress, criei um vídeo abaixo mostrando detalhadamente como construir um blog simples e atraente sem gastar nada, usando um template pronto e alguns plug-ins gratuitos essenciais para o blog.

Assista o vídeo:

Download do Tema
• Generate Press: https://wordpress.org/themes/generatepress/

Download dos Pluggins
• AddThis: https://wordpress.org/plugins/addthis/
• Formulário de Contato 7: https://wordpress.org/plugins/contact-form-7/
• Facebook Comments: https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/
• WordPress SEO by Yoast: https://wordpress.org/plugins/wordpress-seo/

5) Criando conteúdo de qualidade para o seu Blog

Você pode criar o blog mais lindo do mundo, mas se seu conteúdo não for relevante para o leitor, pode esquecer, ninguém acessará seu blog muito menos o acompanhará diariamente.

O Google sabe detectar se seu artigo tem qualidade, se ele faz sentido para os leitores ou se é só um apanhado de palavras-chaves com o intuito de se posicionar bem na busca orgânica. CUIDADO! Não pense APENAS em técnicas de SEO, procure fazer artigos relevantes e que despertam a curiosidade do leitor.

Para quem pensa que ser blogueiro é coisa fácil, está enganado. Muitas pessoas (inclusive eu) não tem tempo disponível para criar vários posts durante o dia, ou apresentam dificuldade em redação e criatividade. Por isso, encontrei uma solução viável: usar o site Near Job (www.nearjob.com.br) para a criar meus conteúdos.

Near Job é uma plataforma para contratar Freelancers de todas as categorias, desde Programadores até Redatores. Basta criar um login na plataforma, incluir o seu projeto e os lances irão aparecer. O valor por artigo pode ser negociado com o freelancer. Os custos vão de R$5,00 até R$15,00! Isso viabiliza a criação do conteúdo para o seu blog.

No caso do meu blog Decoração Criativa, escolhi três freelancers que tem conhecimento em arquitetura e design de interiores para fazer meus posts, e os resultados foram incríveis. Com o Near Job gasto em média R$ 150,00 em 25 artigos por mês, assim consigo alimentar o blog quase todos os dias!

Vale ressaltar que copiar os artigos dos seus freelas e colar direto no blog não vai adiantar. É necessário adaptar o artigo para gerar resultados em seu negócio.

Seguem algumas dicas:

1- Crie um título otimizado com palavras-chave relevantes

Nesse artigo utilizei o título “Como Criar um Blog de Sucesso para o seu E-commerce”. A palavra “sucesso” desperta a curiosidade do leitor, porém, a palavra-chave do título (nesse caso composta) é “Criar um Blog”.

Estava na dúvida entre “Criar um Blog“ ou “Fazer um Blog“. Não consigo supor qual palavra-chave é mais procurada, mas o Google consegue! Por isso, recorri a ferramenta Google Trends, comparador que mostra qual dos termos é mais procurado no Google.

Esta ferramenta é imprescindível para desenvolver seus artigos. (https://www.google.com.br/trends/?hl=pt-BR). Segue a imagem do comparativo dos dois termos no Google Trends:

comparar-palavras-chaves

É possível identificar com a imagem que o termo “criar um blog”, que está em vermelho, é mais procurado do que o termo “fazer um blog” que está em azul.

2- Utilize links internos e externos em seus artigo

Para links internos: Procure sempre linkar os artigos do seu blog que se complementam. Isso gera um fluxo saudável em seu blog que é muito bem visto pelo Google.

Para links externos: Nos artigos do meu blog, eu costumo sugerir produtos da minha loja e às vezes até linkar palavras-chave como: Acessórios Criativos, Quadros Personalizados ou Objetos Decorativos para possibilitar que o leitor encontre minha loja.

Não force a barra, faça com que suas sugestões apareçam de forma natural, caso contrário, o leitor pode se encher e sair do seu blog rapidamente.

3- Escreva as Meta-Descriptions de cada artigo de seu Blog

Lembra do plugin “WordPress SEO by Yoast” que instalamos no blog? Utilize-o em TODOS os artigos. Veja se a palavra-chave se encontra no título, no corpo, e na meta-description.

A meta-description é a descrição curta que aparece em cinza na busca orgânica do Google. Por possuir poucos caracteres, as palavras contidas nela devem ser convidativa.

Segue imagem da meta-description da John Lemon:

blog-melhora-busca-organica

Repare na imagem que a meta-description da minha loja contém palavras pontuais que atraem o leitor para conferir a minha loja. No meu caso, “decoração rock” é a palavra chave. O conceito é o mesmo para os artigos.

4- Convide o leitor a comentar e seguir seu Blog nas redes sociais

Falem bem ou falem mal, mas falem de mim! Comentários e discussões referentes ao assunto abordado agregam no conteúdo do artigo uma vez que o Google indexa os comentários dos usuários.

Por isso, convido você a deixar sua opinião sobre meu primeiro artigo no blog Profissional de Ecommerce. 🙂

Seu comentário será muito bem vindo!

41 COMMENTS

  1. Olá Sany.

    Estou a meses estudando a viabilidade de abrir um negócio online e finalmente estamos chegando nos finalmentes para a abertura da loja.

    Uma das minhas grandes preocupações é com blog/seo/marketing de conteúdo e afins, sua matéria me veio a cair muito bem, pois eu imaginava que o meu blog teria que ter o mesmo nome da loja virtual, afinal, não considero Firulinha Baby como um bom nome para um blog que tratará de moda infantil e moda para bebê.

    Vou agora concentrar esforços para encontrar um nome, pois para trabalhar com o conteúdo já encontrei um boas indicações nesta matéria.

    Obrigado!

    • Olá William!

      Fico feliz que minha matéria tenha te ajudado 🙂
      Para te ajudar a encontrar o nome ideal, não deixe de utilizar o Google Trends.
      Uma dica específica para você: Quando seu blog de bebê estiver no ar, faça parcerias com blogs de Mamães de “Primeira Viagem”. Muitas mulheres gostam de utilizar o blog como um diário quando estão grávidas e muitas fizeram sucesso com isso.

      Abraço!

      • Sua ajuda com a matéria já foi de grande valia e você vem e surpreende com esta ótima dica, apesar de parecer óbvia, nem me passou pela cabeça tal parceria.

        Muito obrigado mais uma vez.

    • Valeu Diego! Também tive muita dor de cabeça fazendo na raça, principalmente quando comecei sem grana e experiência 😅
      Abraço

  2. Sany, parabéns pelo post. Muito objetivo…. Fascinante a dinâmica toda que rola por trás de um blog!!!

    Abraço e sucesso!

  3. Olá, Parabéns! Não é atoa o sucesso do seu blog. Seu texto é fácil de consumir e vai direto ao ponto. Na maioria dos artigos na internet, a gente vê alguns truques para chamar atenção e quando se lê, percebe que a chamada é apenas uma isca e nada, ou muito pouco, se tem de relevante. Grande abraço 😉

    • Obrigado Evandro!
      Sites de notícias costumam usar esse artifício nas chamadas e títulos. Mas o algoritimo do Google está cada vez mais complexo para encontrar conteúdo de qualidade para o leitor.
      Abraços

  4. Olá otimo artigo me ajudou muito estou desenvolvendo o meu blog e espero logo estar no ar, porém queria saber como mudo o que está escrito no rodapé “Direitos Autorais © 2015 · GeneratePress · WordPress” sei que pelo proprio tema não tem jeito já entrei no editor no rodapé para mudar direto da fonte, mas não consigo mudar parece que neste tema é diferente

    • Olá Jonathan!
      Para mudar o Copyright do rodapé você tem que comprar a versão completa do tema por $30 ou comprar apenas a parte de mudança do rodapé que eles disponibilizam por $5, para mim valeu mais a pena comprar a versão completa, mas caso seja apenas o rodapé que lhe incomoda, o investimento para tirar é só $5 dólares.
      Espero ter ajudado, abraços!

  5. Olá Sany, tudo bem contigo?
    Primeiramente quero lhe parabenizar pela matéria, muito boa mesmo e também agradecer por ter clareado, digamos assim, a minha mente, isso irá me ajudar e muito, pois estou começando agora e não tinha essas informações… enfim, obrigado pela sua nobreza em ter nos repassado todas essas dicas valiosas. Que Deus lhe abençoe grandemente. Abraço!

  6. Olá Sany, parabens pelo excelente post. Tenho uma dúvida: É possível colocar um box de captura de emails nesse tema? abs

  7. Muito bom Sany. Você foi muito claro e transparente nas suas colocações. Passou muita confiança! Obrigado. Agora vou tentar fazer a minha parte.

  8. Oi Bom dia !!!! Parabéns pelo post e pelo seu blog. Estou com um problema aqui, faço tudo do jeito que você faz no vídeo, porém quando o artigo e vou vê só página não encontrada. Você sabe por que isso está acontecendo? Agradeço demais a compreensão e muito obrigado.

  9. Precisa de Artigos?
    Sou redator a 6 meses e nesse meio tempo já desenvolvi mais de 50 projetos, sendo eles nos mais variados nichos. Escrevo os artigos utilizando os métodos do Formula Negocio Online, CopySamurai e TextMachine.
    Prezo por 100% satisfação dos profissionais que trabalho, por isso para conhecer a qualidade do meu trabalho o primeiro artigo vai custar apenas R$4,99 e com garantia de devolução do seu dinheiro caso não goste do artigo.
    Características:
    – imagens
    – mínimo 500 palavras
    – trabalhado com palavras chaves (SEO)
    – 100% originais
    Caso haja interesse entre em contato: edu.rodrigues.rs@hotmail.com

  10. Parabens pela materia, muito clara e esclarecedora, estou pensando em comecar um negocio de venda de roupas Brasileira nos EUA pela qualidade das roupas Brasileiras e tb bijuterias, eu vejo falta qualidade nas bijuterias vendidas aqui, as roupas sao baratas mas falta qualidade, todos nos sabemos que a maioria dos produtos aqui sao importadas da China. A venda online aqui tem um poder extraordinario, pela seguranca que o usario tem na questao devolucao e seguranca de seus dados na hora da compra. Meu projeto ainda esta no comeco, ainda terei que fazer muita pesquisa, eu achei suas dicas maravilhosas, obrigada por compartilhar, estarei sempre por aqui acompanhando suas dicas. Tinha esquecido de mencionar rsrsrsr moro atualmente na Florida, ja vivo aqui a 11 anos.

  11. Muito obrigado, Sany.

    Me motivou bastante a criar um blog para o meu negócio. O texto foi claro e muito instrutivo, bem diferente do que estamos acostumados a encontrar por aí em outros “conteúdos gratuitos”, que não passam de propaganda de um curso ou consultoria pagas.

    Valeu!

  12. Parabéns, muito bom artigo!!! Estou terminando meu ecommerce e peguei várias dicas. Hospedei meu site com a Hostinger eles me ajudam muito e estou feliz com o serviço. Parabéns pelo post.

  13. Parabéns pelo post… ficou muito bem elaborado.
    Hoje sem sombra de duvida, a internet tomou conta de tudo. Uma viagem sem volta.
    O pessoal nao pode esquecer que pra ter um bom ecommerce, precisa de uma boa hospedagem tb, na real isso é coisas mais importantes. Na época em que montei meu ecommerce eu procurei bastante por uma hospedagem de qualidade e depois de procurar em vários fóruns, optei em hospedar com a Weblink, foi o melhor custo x beneficio que achei e por isso compartilho com o pessoal aqui. Se tu me permitires, tb vou deixar um link com uma complementação do teu post, com info pra quem ta começando nessa vida digital. https://www.weblink.com.br/blog/artigos/crise-em-oportunidade-internet/

DEIXE UM COMENTÁRIO