SETOR DEVE FECHAR O ANO EM ALTA, IMPULSIONADO POR PEDIDOS DE BENS NÃO DURÁVEIS E DE MENOR TÍQUETE MÉDIO

O e-commerce brasileiro faturou R$ 26,4 bilhões no primeiro semestre de 2019 e obteve crescimento de 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando registrou receita de R$ 23,6 bilhões.

O número de pedidos aumentou 20%, passando de 54,4 para 65,2 milhões de compras, e houve registro de novos entrantes: 18% dos consumidores tiveram a sua primeira experiência de compra online. Neste período, também se confirma a consolidação do comércio eletrônico como canal de vendas em eventos sazonais como Carnaval, Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Por outro lado, mesmo apresentando um cenário positivo no semestre, registrou-se uma queda de 7% no ticket médio, reduzindo de R$ 433 para R$ 404.

Considerando obstáculos como a revisão do PIB, incertezas geradas pela instabilidade econômica e taxa de desemprego, que permanece elevada, a expectativa é que o segundo semestre seja melhor que o primeiro e que 2019 feche com vendas de R$ 59,8 bilhões, expandindo 12% diante dos R$ 53,2 bilhões registrados em 2018.

Os pedidos também devem permanecer crescendo, atingindo a marca dos 144 milhões, 18% acima do observado no período anterior. Entretanto, espera-se que o ticket médio aponte queda de 4%. Temos observado a permanência do Brasil na rota do e-commerce com produtos de bens não duráveis, que, em sua maioria, estão enquadrados nas categorias de menor tíquete médio, o que justifica essa contraposição.

Esses dados constam na 40ª edição do relatório Webshoppers, relatório de maior credibilidade sobre o comércio eletrônico brasileiro, que será divulgado oficialmente no mês de agosto.

Texto publicado anteriormente no site da Nielsen Brasil.

Mais números do mercado brasileiro de e-commerce

Os números do mercado de E-commerce

Ebit
Author

Presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit acompanha a evolução do varejo digital no País desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce. Através de um sofisticado sistema, que coleta dados diretamente com o comprador online, a Ebit gera informações detalhadas sobre o mercado diariamente. São mais de 20 milhões de pesquisas coletadas em mais de 21 mil lojas virtuais afiliadas.

Write A Comment