• Profissional de E-commerce
  • por Profissional de E-commerce
  • O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

E-mail marketing: título malandro rende cliques, mas desagrada.

26 de maio de 2014
Share Button

Os títulos das nossas newsletters são importantes para atrair a atenção do leitor, por isso eles devem ser totalmente verdadeiros quanto ao que será apresentado no conteúdo. Conheça um truque usado pelo Twitter Counter.

E-mail marketing: título malandro rende cliques, mas desagrada.

Por Hugo Pascoal: Meses atrás recebemos uma newsletter do Twitter Counter com o seguinte título:

53unfollows

O quê, perdemos 53 seguidores? Assim de repente? Mas quem e por quê?
Lógico que a minha reação como gestor foi clicar imediatamente no link para verificar os dados na íntegra, afinal, 53 seguidores é um bocado de gente. E sempre trabalhamos duro para fidelizar, oferecer qualidade e um bom relacionamento. Estava ansioso para saber que bagunça fizemos.

Por que é que todas essas pessoas deixaram de seguir vocês no Twitter?

Não deixaram.

O quê? Jura?

Naquele período perdemos apenas dois seguidores e ganhamos cinco. Nada de anormal, portanto.

Mas então o título daquele e-mail…

Foi uma traquinagem da empresa para “obrigar” os clientes a abrir o e-mail e clicar.
Nunca nos passaria pela cabeça que o Twitter Counter faria tal coisa. Aliás, inicialmente até pensávamos ter-se tratado de uma simples falha nos códigos de personalização deles. Afinal, se têm acesso aos dados dos “unfollows”, seria de se esperar que pegassem nesses dados e os incorporassem no título do e-mail enviado a cada usuário (no nosso caso ficaria, por exemplo, “2 people unfollowed you on Twitter. Learn who they are!”). Assim ganhariam simultaneamente um título apelativo e uma excelente demonstração da própria funcionalidade que estavam anunciando.
Mas basta uma pesquisa rápida no Google para confirmar que aquele aterrador “53 people unfollowed you on Twitter” foi realmente o título de todos os e-mails que o Twitter Counter enviou aos usuários!
Mas crédito a quem merece: com tudo isto, o Twitter Counter conseguiu arranjar um dos títulos mais eficazes que alguma vez vimos! É impossível não ir lá imediatamente abrir e clicar, sobretudo para quem faz gestão de redes sociais. É uma pena que tenham usado esse título da pior forma possível.

Então deduzo que nunca mais vão querer ver e-mails do Twitter Counter?

Precisamente o contrário (embora tenhamos tido vontade disso quando vimos que nos tinham sacaneado). O Twitter Counter continua tendo diversas ferramentas e estatísticas úteis para gerir perfis do Twitter e parece que se aperceberam do erro que cometeram, dado que pouco tempo depois deste e-mail enviaram outro que somente perguntava (e ainda bem) “Who unfollowed you on Twitter?”.
Qual a lição a reter então?
Muito, muito cuidado ao pensar em usar títulos e assuntos “criativos” e fortemente agressivos. O limite entre sensacionalismo e charlatanice é tênue. Os seus subescritores podem estar dispostos a perdoar um embuste desses… Mas nunca se esquecerão dele. [Webinsider]

Texto do Hugo Paschoal publicado no WebInsider.com.br.

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>