• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Naming: como escolher nomes para lojas virtuais

2 de abril de 2019
Share Button

Tão difícil quanto começar um negócio é escolher um nome perfeito para ele, não é mesmo? São tantas referências e ideias que ficamos perdidos sobre qual delas combina mais com nosso empreendimento.

Nesse contexto, há um método chamado naming — um conjunto de práticas que ajuda os empreendedores a desenvolver o melhor título para sua marca, inclusive no que diz respeito a nomes para lojas virtuais.

Está com dificuldade para nomear seu e-commerce? Então você veio ao lugar certo, pois apresentaremos hoje uma série de dicas para te ajudar nessa árdua missão. Confira!

Como abrir uma loja virtual? Lembre-se de fazer o checklist!

Analise seus concorrentes

Uma etapa fundamental do planejamento estratégico é fazer um diagnóstico da concorrência.

Essa ação também é imprescindível na escolha de nomes para lojas virtuais, afinal, é preciso evitar nomes similares ou que lembrem os concorrentes de alguma forma, se você quiser ganhar destaque.

Benchmarking: Uma espiada na grama do vizinho

Conheça seu público-alvo

Mais importante ainda do que conhecer a concorrência é saber quem é seu público-alvo, já que ele é o maior ativo do negócio. Além do mais, é com a identidade visual da loja — incluindo seu nome — que a audiência se relacionará.

Sendo assim, traçar o perfil do seu consumidor é essencial para que se projete um nome que combine com o público e fortaleça a conexão entre vocês.

O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter

Confira a disponibilidade de domínio

À medida que os nomes forem surgindo, é recomendado verificar a disponibilidade de domínio para cada um deles. Para tanto, é só acessar Registro.br e consultar.

Praticando essa ação você conseguirá filtrar algumas opções válidas. Uma boa dica para aumentar suas possibilidades é testar outros tipos de extensão além do “.com.br”.

Como registrar a marca e o domínio do meu e-commerce?

Escolha um nome curto

É preciso tomar muito cuidado para não nomear seu comércio eletrônico com escolhas mirabolantes ou impronunciáveis. Portanto, um nome curto e fácil de ser soletrado é o mais indicado.

Essa simplicidade será uma mão na roda na hora de registrar o domínio, já que, quanto mais curto, menor é a possibilidade de erros na digitação. Além disso, quanto mais simples for o título da sua marca, mais facilmente as pessoas irão memorizá-lo.

Como encontrar o nome da empresa?

Utilize a tecnologia

A tecnologia nos ajuda em muitas ocasiões, inclusive na hora de escolher nomes para lojas virtuais. Há diversas ferramentas que auxiliam nesse processo, como os sites Gerador de Nomes, NameStation e Nome.me — que também oferecem sugestões e dicas para seus produtos e serviços.

Pode ser que nem todas opções te agradem, mas com certeza muitas ideias interessantes vão aparecer. Basta filtrar e trabalhar em cima delas.

Use palavras-chave nos nomes para lojas virtuais

Não é regra, mas inserir uma palavra-chave ao nomear sua loja virtual — ou pelo menos no slogan — vai auxiliar no posicionamento do e-commerce nos mecanismos de buscas. “ABC Moda Feminina”, por exemplo, ou “ABC, sempre na moda” (slogan), lançam mão da palavra “moda” e certamente levará alguma vantagem no posicionamento dos resultados quando essa palavra-chave for buscada na internet.

4 configurações mínimas (e obrigatórias) de SEO para qualquer loja virtual

Pense estrategicamente e não limite seu e-commerce

Durante o processo de seleção para o nome da sua loja virtual, tenha cuidado para não limitar as opções caso você deseje expandir seus negócios futuramente. Seja essa expansão a partir da criação de novas linhas de produto ou da ampliação de suas lojas para outras regiões.

Como vender no seu e-commerce para o mundo inteiro?

Nesse contexto, fuja dos específicos e das expressões regionais para que o nome do seu e-commerce seja flexível em relação ao crescimento do seu negócio.

No início pode até parecer complicado, mas com essas dicas valiosas vai ser moleza escolher o nome para sua loja virtual!

Você já tem algumas opções em mente? Qual dessas práticas você vai adotar para te ajudar? Conta pra gente nos comentários!

Você também vai gostar

O "migué" no Judiciário O Código de Defesa do Consumidor, tem como princípios a boa-fé e a harmonia das relações de consumo. Logo, as relações entre consumidores e fornecedor...
100 dicas de startups de sucesso na Europa O Grupo de Investidores Pictet, de Genebra, divulgou os setores mais atraentes para o futuro e as empresas de sucesso em nove cidades europeias. Por J...
5 pensamentos de Bill Gates para inspirar o seu sucesso como emp... Empreender não é fácil: requer muita responsabilidade para gerenciar as demandas, disposição para lidar com os problemas, atenção para acompanhar...
O que esperar do e-commerce para 2016 Saiba porque o próximo ano será ainda melhor para o comércio eletrônico. Mesmo com a crise que agravou a economia brasileira em 2015, o e-commerce pas...
Você já registrou o seu e-commerce no INPI? Por Daniel Silva. Se a sua resposta para o título desse texto for não, então aí vai uma outra pergunta: está esperando o que? Lembro até hoje a primei...
Precificação de produtos: o que é e como simplificá-la A precificação de produtos é um processo extremamente importante na vida de lojistas e empresários que desejam obter lucros de seus negócios e crescer...
Como os smartphones vão potencializar suas vendas O uso de tablets e smartphones nas experiências de busca, navegação e conclusão de compras no comércio eletrônico já faz parte da realidade comportame...
3 passos para encontrar fornecedores e importar do Alibaba para ... Para quem está começando um negócio agora e decidiu trabalhar com produtos estrangeiros, importar pode parecer um bicho de sete cabeças à primeira vis...
Quero abrir uma loja virtual, por onde eu começo? Vocês sabiam que mais de 70% das novas operações não sobrevivem à competição do mercado por um ano? Algumas duram apenas meses e com isso vem a frustr...
7 livros que todo empreendedor de e-commerce deve ler Estar online, anunciar e vender: eis o caminho para o sucesso do e-commerce. A fórmula é simples, mas o esforço de cada etapa é grande e se você já te...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>