À medida que nos encaminhamos para o último trimestre de 2020, as empresas começam a preparar o planejamento do ano seguinte. Para quem tem loja on-line, conhecer o calendário do e-commerce 2021 é requisito essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades de incremento de vendas.

O comércio eletrônico, que já apresentava um ótimo desempenho nos últimos anos, deve atingir resultados ainda melhores a partir de 2020. Isso porque a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou os hábitos de muitos consumidores, que agora conhecem as vantagens da compra on-line.

Segundo dados do estudo realizado pela Neotrust, o e-commerce brasileiro ganhou 5,7 milhões de novos consumidores somente durante o segundo trimestre de 2020. 

Apesar de ser um reflexo das medidas de isolamento social em função da COVID-19, esse não deve ser um fenômeno momentâneo. 

Segundo estudo realizado pela Kearney, consultoria global de gestão estratégica, devido aos novos hábitos de consumo, entre 2020 e 2024 o e-commerce brasileiro deve registrar R$ 69 bilhões em vendas adicionais em relação às projeções feitas antes da pandemia.

Para as empresas varejistas, uma ótima forma de aproveitar esse cenário otimista é conhecer as datas especiais, nas quais há um crescimento natural do consumo.

Dito isso, chegou a hora de você ficar por dentro do calendário do e-commerce 2021 e começar a traçar as suas estratégias para vender mais nas datas especiais desde já. Confira!

Janeiro

Tradicionalmente, janeiro é o mês das férias escolares no qual muitas famílias aproveitam para viajar. No entanto, no próximo ano esse costume deve ser alterado em função da pandemia.

Por isso, o calendário do e-commerce 2021 não tem nenhuma data especial, o que não significa que não tenham oportunidades para aumentar as vendas. Nesse mês, o foco deve ser nas liquidações e queima de estoque dos produtos que não foram vendidos no ano anterior!

Como muitas famílias devem passar o Réveillon em suas próprias cidades, uma vez que as grandes comemorações estão suspensas, em janeiro espera-se que elas estejam com maior poder aquisitivo do que de costume. Logo, ações de liquidação de estoque bem executadas têm grandes chances de serem bem-sucedidas.

Fevereiro

Com o Carnaval suspenso em quase todas as cidades, o calendário do e-commerce 2021 em fevereiro deve ficar restrito ao Valentine’s Day, que acontece no dia 14.

Apesar de não ser uma data tipicamente brasileira, cada vez mais pessoas a comemoram por aqui.

Logo, as empresas podem aproveitar essa data para executar ações que incentivem seu público a presentear a pessoa amada.

Aqui, vale elaborar ações com apelo sentimental e ofertar itens em dose dupla. Corações que se completam, camisetas de casal e artigos como joias são uma boa pedida.

Outra opção são sorteios ou cupons de descontos para jantares ou passeios românticos.

Finalmente, vale apostar em ofertas do tipo “pague um leve dois” para que o casal possa adquirir produtos que se complementam.

Março

No calendário do e-commerce 2021, a data mais importante de março é o Dia Internacional da Mulher. 

Nessa oportunidade, as empresas podem realizar ações especiais, como oferecimento de cupons de desconto para mulheres e liquidação de produtos femininos.

Em março também é comemorado o Dia do Consumidor. Essa é uma data essencial para as empresas trabalharem o relacionamento com seu público.

Aqui, podem ser realizadas ações mais pontuais, como a criação de ofertas exclusivas para clientes recorrentes. Também podem ser concedidos cupons de desconto para compras futuras para quem realizar alguma aquisição durante essa ação.

Abril

Em abril, a primeira data comemorativa é a Páscoa, que em 2021 será comemorada no dia 4. Nessa oportunidade, o destaque vai para os produtos tradicionais, como chocolates, ovos de páscoa, colomba pascal, etc.

Mesmo e-commerces que não vendem esses produtos podem elaborar ações para vender mais, seja oferecendo brindes típicos de páscoa ou realizando parcerias com empresas que os vendem para oferecer descontos.

Ainda em abril temos o dia mundial do livro, comemorado no dia 23. Assim como na Páscoa, as empresas que não vendem esse tipo de produto, podem firmar parcerias ou explorar o universo da literatura por meio de artigos, como camisetas, acessórios e canecas inspiradas em personagens ou em obras.

Finalmente, para fechar o calendário do e-commerce 2021 do mês de abril, temos o Dia do Frete Grátis. Essa é uma ação que sempre acontece no final do mês, em dia ainda a ser definido. Portanto, fique de olho para não perder essa oportunidade e realizar ofertas especiais nesse dia.

Maio

A data mais importante do calendário do e-commerce 2021 para esse mês é o Dia das Mães, que será comemorado no dia 9. 

Essa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo. Por isso, capriche nas ofertas e atente-se aos produtos que você dará destaque.

Eletrodomésticos, Eletrônicos, Pet, Cosméticos e vestuário costumam ser os itens mais vendidos nessa ocasião. 

Como diferencial, sua empresa pode oferecer embrulhos para presente e cartões. Além disso, é essencial focar na logística para que você consiga oferecer prazos de entrega atrativos. Lembre-se, entregas com atraso, especialmente nessas datas, podem ser muito prejudiciais para a reputação da sua empresa.

Além do Dia das Mães, vale incluir no calendário do e-commerce 2021 o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio. Aqui, vale a pena colocar em destaque produtos que remetam aos universos Marvel, DC, Star Wars ou ao mundo dos games.

Itens como jogos, livros, HQs, camisetas, canecas, chaveiros, miniaturas de personagens, etc. são uma boa pedida.

Junho

O destaque do calendário do e-commerce 2021 para junho é o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12. 

Aqui, podem ser aplicadas as mesmas ações sugeridas no Valentine’s Day.

Julho

Neste mês destaca-se o Dia do Rock, comemorado no dia 13. Essa é uma ótima oportunidade para realizar promoções de artigos como instrumentos musicais, CDs, Vinil e similares.

Também vale apostar em vestuários alinhados com o estilo roqueiro ou ainda que homenageia bandas e artistas.

Agosto

No calendário do e-commerce 2021, o destaque para esse mês vai para o Dia dos Pais, que será no dia 8.

Assim como no Dia das Mães, é importante se atentar ao prazo de entrega e focar nas ofertas de produtos que são mais procurados nessa data, como eletrônicos, itens de perfumaria e vestuário.

Neste mês também é comemorado o Dia da Informática. Como não poderia deixar de ser, essa data pode ser explorada por empresas que vendem computadores, notebooks, softwares e acessórios.

Setembro

Na primeira quinzena do mês acontece a Semana do Brasil, também conhecida como “Black Friday brasileira”.

Todas as empresas podem participar oferecendo descontos, frete grátis ou qualquer outra vantagem para seus consumidores.

Também neste mês, no dia 15, é comemorado o Dia do Cliente. Aqui, podem ser realizadas ações semelhantes às sugeridas para o Dia do Consumidor a fim de trabalhar o relacionamento e a fidelização.

Outubro 

A primeira data do Calendário do e-commerce 2021 é o dia 4 de outubro, no qual se comemora o Dia Mundial dos Animais. Essa data pode ser explorada por empresas do segmento de pets, oferecendo ofertas de rações, brinquedos, roupinhas, medicamentos e muito mais.

Empresas de outros setores podem divulgar ou patrocinar feiras de adoção nessa data a fim de cativar os amantes de pets.

No dia 12, comemora-se o Dia das Crianças. Essa é uma ótima oportunidade para aumentar a vendas de brinquedos, vestuário, pets, jogos e eletrônicos, por exemplo.

Lembre-se que muitas pessoas compram presentes para mais de uma criança. Por isso, vale a pena investir em kits ou oferecer descontos especiais ou frete grátis para quem levar mais de um produto.

Finalmente, no dia 31, temos o Halloween. Essa data pode ser bem explorada por empresas que trabalham com artigos de fantasias, decoração, lentes de contato coloridas, maquiagem, etc. No entanto, essa temática frequentemente é explorada de forma criativa por diversos segmentos.

Novembro

Na última sexta-feira do mês acontece a Black Friday, sem dúvidas, a data mais esperada do e-commerce brasileiro.

Esse evento pode ser explorado por empresas de todos os segmentos e a regra de ouro é oferecer descontos atrativos. 

Muitas empresas tentam “enganar” os consumidores aumentando os preços dias antes para aplicar um desconto aparentemente grande na data.

Porém, muitos consumidores utilizam rastreadores de preços, ou têm conhecimento do valor de mercado do produto que desejam comprar. Logo, essa prática pode ser extremamente prejudicial para construir uma relação de confiança e fidelidade.

O melhor é que sua empresa ofereça descontos de acordo com suas possibilidades, de forma honesta, a fim de preservar a integridade de sua marca.

Ainda em novembro, temos também a Cyber Monday, que acontece na primeira segunda-feira após a Black Friday (dia 29). Nessa ação, entram em destaque todos os produtos relacionados à tecnologia. Aqui, a regra de ouro também é oferecer o maior desconto possível.

Dezembro

Para finalizar o calendário do e-commerce 2021 temos o Natal, comemorado no dia 25. Nessa data, muitas pessoas viajam para visitar familiares e amigos e, por isso, costumam levar presentes.

Por outro lado, também temos pessoas preparam suas casas para receber os convidados.Finalmente, essa é a época em que geralmente são realizados os “amigos secretos”. 

Assim, o que não faltam são motivos para os consumidores comprarem.

Geralmente, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, perfumaria, livros e vestuário lideram a lista de itens mais vendidos. 

Como em outras ocasiões, além de descontos, vale a pena oferecer condições especiais de frete e descontos gradativos para quem comprar mais de um produto, além de entrega rápida, a um custo competitivo.

Dicas finais para suas campanhas sazonais

Agora que sua empresa já conhece as principais datas do calendário do e-commerce 2021, é essencial que ele leve alguns pontos em consideração para obter sucesso em suas ações de aumento de vendas:

  • Planeje suas ações com antecedência, para que você consiga executar cada passo com precisão;
  • Tenha uma estratégia de Marketing Digital para atrair prospects e convertê-los em clientes;
  • Atente-se à logística, para que sua loja possa oferecer um prazo atrativo e um preço justo;
  • Faça uma divulgação de suas ofertas e das datas especiais nos canais mais apropriados para o seu público-alvo;
  • Faça uma previsão de suas vendas para que você consiga ter um estoque apropriado para atender à demanda;
  • Tenha um controle assertivo de seus estoques para não gerar insatisfação dos clientes com produtos indisponíveis;
  • Tenha controle da margem de lucro de seus produtos, para que você consiga oferecer descontos sem impactar na lucratividade da empresa.

Este conteúdo foi produzido pelo blog parceiro Cake ERP

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O Cake ERP é o sistema de gestão on-line, com inteligência e as melhores práticas de mercado, indicado para o varejo e franquias.

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