• Avatar
  • por Caroline Volodka
  • Estudante do último ano de Comunicação Mercadológica na Universidade Metodista de São Paulo e filha de "marketeiro", se apaixonou pelo marketing Digital e tem o desejo de aprender o máximo dessa área. Atua na Lomadee como estagiária de Marketing inaugurando sua experiência profissional e trabalhando com o que realmente curte. Seu amor pelas palavras começou cedo, é leitora e escritora assídua e agora escreve sobre tudo o que lê.

Qual a melhor plataforma de blog?

8 de abril de 2019
Share Button

Uma das primeiras dúvidas que surge para todos (pessoa física ou empresa) que desejam iniciar a produção de conteúdo por um blog/site: Qual a melhor plataforma de blog?

O que conhecemos como blog hoje são as plataformas de gerenciamento de conteúdo, também conhecidas como CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

O mercado conta basicamente com cinco grandes ferramentas deste tipo, onde uma delas parece estar MUITO à frente das outras.

E é daqui que começamos a responder esta pergunta. Estatisticamente falando, todo mundo usa WordPress!

blogs-plataformas-mais-usadas
Fonte: 2015 – W3Techs – http://w3techs.com/

Para entender melhor, os dados acima mostram que o WordPress está em 23,9% de todos os sites da Internet. E entre as plataformas de CMS tem 60,3% de market share.

É válido destacar também, que o Blogger, plataforma de blogs do Google está apenas no quinto lugar em utilização.

Atrás do Magento, que é originalmente um plataforma de código-aberto focada em e-commerce, mas que possui módulos (plug-ins) de blog.

Para melhor entendimento, o contrário acontece com o WordPress, originalmente com foco em administração de conteúdo de blogs, conta com plug-ins que podem transformá-lo em um e-commerce.

Por que todo mundo usa WordPress?

A preferência pelo WordPress, como puderam ver é gigantesca. Isso logicamente não é à toa, e se você ainda não se definiu ou está de chegada ao mundo dos blogs deve estar se perguntando: Por que todo mundo usa WordPress?

O grande diferencial da plataforma WordPress são os Plug-ins. Pense nos plug-ins como aplicativos para seu smartphone, que adicionam funcionalidades que originalmente eles podem não ter. Se tratando de uma plataforma de código-aberto, as possibilidades se tornam infinitas.

Outro ponto importante são seus “Temas”, interfaces desenvolvidas como templates para aplicar aos blogs e alterar totalmente o visual. Existe uma diversidade grande de temas gratuitos para todos os usuários.

Com atualizações constantes ao longo dos últimos dois anos, os blogs em WordPress têm usufruído de inúmeras melhorias, como ferramentas de edição de mídia, suporte completo para Emojis e interfaces totalmente responsivas.

Com todos estes benefícios, ele continua sendo o Rei da Personalização, com milhares de plug-ins e temas disponíveis para instalação que o tornam uma plataforma adaptável a todo tipo de negócio.

Confira o infográfico abaixo, onde listamos os 6 principais motivos que levam as pessoas a utilizarem o WordPress.

pq-todo-mundo-usa-wordpress

Leia também:

Como criar um blog de sucesso para o seu e-commerce. Resultado garantido!

Você também vai gostar

8 vantagens em utilizar Marketing de Conteúdo para E-commerce Marketing de Conteúdo para E-commerce. Aumentar a aquisição de clientes está ficando cada vez mais difícil (e caro!). A competição e o fato de que com...
Infográfico: Como Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO tr... As três forças do Inbound Marketing: Marketing de Conteúdo, Mídias Sociais e SEO Temos falado bastante aqui sobre Inbound Marketing, o Marketing de Co...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

388 comentários sobre “Qual a melhor plataforma de blog?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>