SaaS x On-premises x Open Source: Qual plataforma de Ecommerce escolher?

18 de janeiro de 2018
Share Button

Ecommerce não é um bicho de sete cabeças, talvez seja mais difícil escolher o que assistir no Netflix do que definir o modelo ideal de plataforma para você. Dependendo do seu segmento, características do negócio e o tipo de plataforma que você adotar, você pode ter mais ou menos sucesso, crescimento e lucratividade a longo prazo. Vou explicar…
Talvez você já deve ter ouvido falar nas plataformas “open source’, “on premises” e “SaaS”. Mas qual a diferença? E qual seria a melhor para o seu negócio?
Ao optar por um modelo de plataforma de e-commerce, você está definindo os “termos” do seu negócio online. Por isso, é muito importante que você leve em consideração alguns aspectos como garantia de manutenção, suporte, viabilidade para futuras atualizações, segurança e claro, um dos mais importantes: o custo a longo prazo.
Vamos agora conhecer melhor cada uma delas:

Plataformas SaaS

É a abreviação de “Software as a Service” que para o português significa “software como um serviço”. Nessa modalidade, se paga um valor estipulado para usar a plataforma, como se fosse um aluguel. Pagou usou, e se deixar de pagar, você tem o seu acesso encerrado.
A desvantagem deste modelo é que a tecnologia pode te engessar e não evoluir exatamente como você gostaria ou precisaria no seu negócio, já que você não vai ter acesso ao código da loja. A plataforma é exatamente a mesma para todos os clientes e você vai compartilhar dos mesmos recursos que todos os outos também possuem.
Para minimizar este problema, muitos fornecedores começaram a permitir a instalação de plugins, onde seria possível dar uma personalizada na sua loja, mas mesmo assim é limitante.
De outro lado, a vantagem da plataforma SaaS é que você terceiriza toda a preocupação em manter a sua loja atualizada, segura, hospedada e operando normalmente, já que você está pagando uma mensalidade e estas responsabilidades ficam para a empresa que te fornece a plataforma.
Outra vantagem é o custo. Aqui você encontra desde planos gratuitos até planos profissionais dependendo da sua necessidade, como na Loja Integrada, uma das principais plataformas no modelo SaaS aqui no Brasil.

Plataformas On-Premises

A plataforma On-Premises precisa ser adquirida através de uma licença de uso do código. É um modelo mais tradicional entre grandes empresas devido à certas garantias e controle sobre o próprio código.
Depois da compra da licença, o modelo On-Premises demanda altos custos com a implantação e desenvolvimento específico para você que é cliente. Você também terá que lidar com a tecnologia, atualizações, infraestrutura e hospedagem, tornando toda a brincadeira um bocado mais cara.
Depois de lançada a loja, você deve cuidar da manutenção e das melhorias. Nesse modelo, por haver o pagamento da licença, você tem direito a novas versões que geralmente são lançadas todo ano ou a cada 2 anos.

Plataformas Open Source

São plataformas desenvolvidas por comunidades abertas de programadores que disponibilizam o código para download e utilização gratuita. Devido à essas características, esses sistemas passaram a ser chamados de lojas virtuais de código aberto.
Por serem plataformas de código aberto, elas podem ser modificadas e aprimoradas por qualquer pessoa ou empresa que possua qualificação técnica para isso.
Então quer dizer que é barato só porque é de graça? Definitivamente não.
As plataformas Open Source demandam mão de obra qualificada para rodar o ecommerce de acordo com as características do seu negócio e também não possuem garantias de manutenção e correções, exigindo um time técnico ou uma empresa especializada para dar todo o suporte necessário e evoluir a tecnologia.
Hoje o mercado está bem maduro e se desenvolveu em torno desse tipo de sistema, tanto na área de implementação da tecnologia como no desenvolvimento de módulos e extensões. Atualmente o Magento é a plataforma Open Source mais popular com mais de 250.000 varejistas ao redor do mundo.
A grande vantagem deste modelo é que você pode ir para um nível de personalização extremo, assim como na plataforma on-premises, porém com um investimento muito menor, uma vez que o código fonte aberto te poupará o investimento de aquisição do código.
Outra vantagem da Open Source é o constante processo de atualização. As comunidades de desenvolvedores e empresas que os apoiam estão sempre desenvolvendo diferentes funcionalidades para o sistema, o que traz uma enorme vantagem para que a utiliza.

Conclusão

Deu pra perceber que existem 2 pilares fundamentais para que você faça a sua escolha. Mais controle e flexibilidade com mais custos ou menor custo e menor flexibilidade. Cabe a você entender o seu momento e ver qual solução se encaixa nos planos de médio e longo prazo.
Se pintar qualquer dúvida, escreva aqui nos comentários e irei responder o mais breve possível.
Boa sorte!

Você também vai gostar

Nova lei do ICMS deixa empresários de mãos atadas A emenda constitucional nº 87/2015 (EC 87), que altera a Lei do ICMS, passa a vigorar a partir 2016 e, até então, parecia ser uma solução justa para a...
Como transformar o Instagram em seu principal aliado de vendas p... Sucesso entre os usuários de redes sociais, o Instagram deixou de ser apenas uma ferramenta de entretenimento para ser também um excelente aliado de m...
A necessidade do marketing mobile na crise A pauta que não escapa dos jornais atualmente é a crise financeira que o país está vivenciando. Não foge também das mesas de bar, rodas de amigos e re...
Montar uma loja virtual grátis vale a pena? Muitas pessoas querem iniciar no comércio eletrônico sem fazer grandes investimentos, primeiro querem ver se esse negócio de internet dá dinheiro, e s...
Como registrar uma marca própria no e-commerce: passo a passo! A marca é um aspecto fundamental para quem deseja atuar no varejo online. Seja por meio de um e-commerce independente ou com a ven...
Qual modelo de gestão de estoque é ideal para seu e-commerce? Se você possui uma loja virtual, então já sabe que um processo logístico bem organizado é indispensável para o crescimento sólido do seu empreendiment...
Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-com... Transportadora ou Correios? Quem tem uma loja virtual está cansado de saber que um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio é o transpor...
6 dúvidas mais frequentes sobre Logística no E-commerce Logística no E-commerce. Quem tem um e-commerce sabe que garantir as entregas dos produtos com o menor tempo e custo possível é um grande desafio. Alé...
Expectativa de 18% de crescimento de vendas online para o Dia da... Setor oferece variedade de produtos para público feminino, trazendo ainda como vantagens preço competitivo e facilidades na compra De acordo com a E-b...
Como aproveitar o poder do Facebook para e-commerce? Imaginemos que você tem uma loja online, como um e-commerce de roupas de moda skate, por exemplo. Nessa empresa, tudo é controlado. Como o negócio é n...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>