Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Parte 3

Como fazer automação de marketing (praticamente sem custo) – Parte 3

Integrando o Mautic ao SparkPost plataforma de envio de e-mail (e até 100 mil e-mails por mês não tem custo)

Se você já navegou pela Parte I e Parte II deste post, já conheceu o potencial do Mautic e também já o instalou em um servidor.

Agora, vamos explicar como integrar o SparkPost ao Mutic, e ganhar grátis 100 mil envio de e-mails por mês (agora com no máximo 5.000 por dia).

Muito bom para ser verdade, né ?

Pois é, é verdade, eu testei e estou escrevendo este tutorial para lhe explicar como integrar o SparkPost a uma instalação do Mautic já feita e atualizada.

Sim, atualizada, porque saíram updates do Mautic desde o artigo anterior.

Bom, chega de papo e vamos para o que interessa: Integrar o Mautic ao Sparkpost.

Partindo do princípio que você já instalou o Mautic, siga os passos abaixo:

A)  Crie um e-mail postmaster@seudomínio.com.br ou abuse@seudomínio.com.br, vai ser útil na parte de cadastro.

B) Acesse o site https://www.sparkpost.com/ e vá ao menu no canto superior direito e clique em TRY FREE

 

C) Preencha os campos solicitados e crie sua conta:

 

D) Agora, coloque seu domíno no campo solicitado, e eles vão enviar um email para postmaster@seudomínio.com.br ou abuse@seudomínio.com.br, que você criou no primeiro ítem. Você pode escolher NOT RIGHT NOW, mas não recomendo. Faça já e tire essa pendência da sua frente!

 

E) Depois de confirmar o e-mail recebido, você vai encontrar a tela abaixo. Clique em Send via SMTP.


F) Após confirmar, você vai receber uma tela igual a tela abaixo. É muito importante que você anote os dados, principalmente do Password, pois você nunca mais vai vê-lo. Depois, clique no canto superior direito em GO TO DASHBORAD

 

G) O próximo passo é clicar na lateral esquerda em ACCOUNT e depois em SENDING DOMAINS. Aí clique em DKIM Records, igual na imagem abaixo:

 

H) Depois disso, aparecerão umas informações abaixo que devem ser incluídas em seu servidor para confirmar, igual da imagem abaixo:

 

I) Com essas informações, vocês têm de incluir esses dados no seu servidor. Como eu uso CloudFlare, incluo isso direto, como na tela abaixo:

 

J) Depois, só confirmar e aí vai aparecer assim, igual na imagem abaixo. Pode ser rápido ou demorado, depende da sua hospedagem.

 

K) Depois disso, precisa confirmar seu Bounce Domain. Clique em Account, depois em BOUNCE DOMAINS e ADD DOMAIN como na imagem abaixo:

 

L) Após clicar e colocar seu domínio, vai aparecer uma tela como na tela abaixo, com algumas informações.

 

M) Essas informações você vai ter de incluir na sua hospedagem, e no meu caso, no CloudFlare, como na tela abaixo:

 

N) Após incluir esses dados na sua hospedagem e clicar em Test, vai aparecer como Verificado assim na sua tela:

 

O) Agora, com tudo confirmado, vamos à configuração do Mautic. Após acessar o Mautic, clique no canto superior direito como na imagem abaixo e depois em configuração (Meu Mautic está em português, mas o ícone do lado do texto é o mesmo em qualquer linguagem).

 

P) Após isso, clicar em Configurações de e-mail:

 

Q) Após abrir, clique em “Serviço para envio de e-mail”, e após isso selecionar Sparkpost, e em Chave de API coloque seu código do Sparkport (sim, aquele código gigantesco..rsrs), como indica a foto abaixo:

 

R) Depois disso, como na imagem abaixo, clique em Testar Conexão, depois enviar Email de Teste e… Voilà, deverá funcionar tudo OK!

A partir de agora, seu Mautic deve estar capacitado a enviar gratuitamente 100 mil e-mails mensais, com um limite de 5 mil e-mails diários via SparkPost.

Espero que tenham aproveitado esse tutorial e que ele seja útil a vocês.

No próximo e último post desta série, ensinaremos você a fazer sua primeira campanha completa com o Mautic.

Qualquer dúvida, só colocar aqui abaixo no post.

Até o próximo post!

1 COMMENT

  1. Hey Rodolfo, caramba muita gratidão por compartilhar o step by step…os afobados como eu agora sabem pq a instalação não funcionou hehe. Obrigado 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO