A – Glossário do Profissional de E-commerce

A – Glossário do Profissional de E-commerce

Abertura de e-mail: métrica utilizada para medir ações de e-mail marketing. Por meio de softwares de envio, é possível saber se hove o carregamento do e-mail na caixa postal de destino e com isso avaliar o alcance da campanha.

Acesso (Hit): cada vez que o servidor é acessado em busca de uma imagem, texto, arquivo, etc. Não confundir com visitas.

Ad views: número de vezes que um anúncio é visto em um determinado período de tempo em uma página de Internet.

Admin: nome dado usualmente ao Painel de Controle de uma Loja Virtual. Ver Painel de Controle

Adwords: Relativo a Links Patrocinados.

Afiliado: é uma pessoa que gera conteúdo independente (Publisher ou Publicador) que promove produtos e serviços de um anunciante em troca de uma comissão sobre as indicações ou vendas. O Publicador pode exibir anúncios de um anunciante e/ou links de texto em seu site. Quando o usuário realiza uma determinada ação, definida pelo Anunciante, o Publicador recebe uma comissão. Essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, aquisição de um serviço ou uma compra realizada (venda). Leia também: Marketing de Afiliados: O que é e como funciona

Ajax: linguagem de programação que utiliza tecnologias como Javascript e XML cada vez mais popular em lojas virtuais devido a sua interatividade com o usuário. Tem como principal vantagem fazer com que dados trafegados pela rede sejam reduzidos e o usuário não precise aguardar a página ser recarregada a cada interação com o servidor.

Alias: de modo geral, é um “apelido” utilizado para encaminhar um acesso de um endereço para um outro endereço. Realizar um alias de email, por exemplo, é reenviar um email de um endereço de emails para outros endereços de email.

Anunciante: aquele que assina a propaganda e é responsável pelo seu conteúdo.

Anúncio: mensagem comercial para veículos impressos. Para outros meios, como rádio e TV, a palavra mais frequente é comercial.

Aplicativo de internet (Internet Application): É qualquer arquivo de computador terminado em .exe que foi concebido para ser utilizado na internet. Apenas programas são considerados nesta medição. Exemplo: comunicadores instantâneos, players de vídeo, etc. Se um programa de mídia online aparece automaticamente na barra de específicos para a internet, ativados pelo usuário ou ferramentas, ele não é contado.

Aplicativo para celular ou App: Programas desenvolvidos para celulares que executam funções específicas. Exemplo: Trocar mensagens por Gtalk. Inserir filtros em fotos e postar em redes sociais. Enviar e receber e-mails.

API: de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.1

De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.2

Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis.3 Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.

Mais recentemente, o uso de API tem se generalizado nos plugins (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plugins, estendendo as funcionalidades do programa. Mais sobre API na Wikipedia.

Audiência: percentual de pessoas atingidas pelos veículos de comunicação. No comércio eletrônico se utiliza muito a métrica visitante para avaliar qual a audiência da loja. Ver visitante.

——————————————————————————————————————————————————

ABCDEFGHIJKLMNOP-Q-RSTUVWX-Y-Z
Para ver as definições, clique nas letras.