Uma questão que eu sempre me pergunto na Arqspin, minha empresa de fotos 360 de produtos, é, “Qual câmera eu devo usar para  fotografar produtos?” Com as técnicas certas, quase qualquer câmera pode ser usada para tirar boas fotografias de produto — até mesmo a câmera de seu smartphone. E se você ler “How to Take Gorgeous Product Photos“, meu artigo anterior, você verá que tirar boas fotos de produto pode ser bastante fácil e não requer o equipamento mais caro.
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Porém, para aqueles que estão procurando o melhor em qualidade de imagem, desempenho e recursos, fiz uma lista das Top 10 Melhores câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual.
Para produzir fotos e vídeos de produtos, os principais recursos de uma câmera DSLR pelos quais você pode procurar são os seguintes:

? Manual mode. Modo Manual é importante porque você possui o controle completo da abertura da câmera e a velocidade do obturador. Modos automáticos podem ser úteis, mas nem sempre tudo sairá como deve. Auto mode ou modo automático pode mudar as configurações de exposição rapidamente entre os disparos ou durante a gravação de um vídeo, levando a resultados um pouco inconsistentes.

? Video mode. Para capturar vídeos de produtos — e fazer gravações interativas no estilo 360— você precisará de uma câmera que possa gravar vídeos. Felizmente, praticamente todas as câmeras disponíveis atualmente disponibilizam o modo de vídeo. O ideal é que a câmera tenha qualidade para operar tanto em modo manual como modo vídeo ao mesmo tempo.

? Capacidade de mudar as lentes. O recurso de capacidade de mudar as lentes te oferece uma flexibilidade para selecionar lentes de acordo com cada produto e sua configuração. Por exemplo, você pode querer usar uma lente macro se você está fotografando pequenos objetos como jóias ou se você quer capturar detalhes de uma costura em uma peça de roupa.

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Nikon - Top 10 Melhores câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual
 

1. Nikon D800: $2,800.
 O atual “Rei da Resolução“, modelo D800 apresenta um sensor full-frame de 36 megapixels, a maior resolução DSLR do mercado. Uma câmera “full-frame” significa que o tamanho do sensor digital da foto é equivalente a um filme de 35mm, considerado tamanho padrão da indústria por muito tempo. Mas não é só resolução, esta câmera também proporciona alta qualidade de vídeo e um excelente sistema de auto-foco de 51 pontos.

2. Nikon D600: $2,000
A D600 é do nível de entrada da câmera Nikon full-frame que carregam respeitáveis 24 megapixels. O sensor possui uma alta classificação, sendo batido apenas pelo modelo D800. No entanto, os arquivos gerados são menores — se comparados com o D800 — então irão economizar espaço no disco rígido se você tirar muitas fotos.
 
3. Nikon D7100: $1,200 o modelo D7100 é um dos melhores sensores DSLR de corte da Nikon. Ao contrário das câmeras full-frame, o sensor de corte (crop sensor) possui um foto-sensor menor do que o filme padrão de 35mm. No entanto, esta câmera é equipada com a mais recente tecnologia (e mais barata também). A Nikon diminuiu o uso do filtro ótico neste modelo, o que o torna mais propenso ao efeito moiré (interferência pixelada) quando fotografamos itens padronizados com detalhes finos. Para fotos de roupas você pode procurar o modelo D7000 ou D5200.
O modo de vídeo da câmera Nikon pode ser facilmente ativado ao mudar de “live view” (vista ao vivo) na parte de trás da câmera que mostra tanto o “still mode” (modo atual) e o “video mode” (modo de vídeo) e depois é só pressionar o botão vermelho de gravação na parte superior.

Top 10 Câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual
A maioria das cameras Nikon tem o “live view” para mudar para o modo de vídeo.

Canon - Top 10 Melhores câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual
 
4. Canon EOS 5D MK III: $3,500. Uma das câmeras mais versáteis disponíveis no mercado a Canon EOS 5D MK III é a sucessora da 5D MK II, que tornou o vídeo DSLR  popular.  Ela tem sido usada na produção de filmes de Hollywood e em estúdios de TV. A MK III aumenta a qualidade do vídeo e seus recursos, por isso se o seu foco é em vídeo, a 5D MK III é ideal para você. Seu sensor full-frame de 22 megapixels proporciona uma excelente qualidade  fotográfica.
 
5. Canon EOS 6D: $2,000. Esta câmera é do nível de entrada da câmera full-frame da Canon, também possui alguns bons recursos, como o Wi-Fi. Isso permite que você controle a câmera através do seu smartphone e envie imagens diretamente para o seu computador. O sensor de 20 megapixels proporciona uma qualidade ótima de vídeo e fotografia.
 
6. Canon EOS 70D: $1,200. A EOS 70D possui um sensor de corte de 20 megapixels que é menos caro do que as ofertas de câmeras full-frame da Canon. Mas é equipada com recursos úteis, como Wi-Fi e processamento da imagem ao vivo. Seu sensor recentemente desenvolvido também permite auto-foco preciso durante o monitoramento de gravação de vídeo.
 
7. Canon EOS Rebel T3i: $500. A EOS Rebel T3i possui um sensor de corte de 18 megapixels que é uma das opções mais baratas da Canon. Ela pode ter poucos megapixels, mas ainda tem bastantes opções e alta qualidade de imagem e vídeo para ser uma boa escolha para um orçamento consciente.
A maioria das câmeras modernas da Canon tem um botão “start/stop” na parte de trás para gravação/interrupção de vídeo.
Top 10 Câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual
Botão “start/stop” na parte de trás para gravação/interrupção de vídeo.

Sony - Top 10 Melhores câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual

 
 
8. Sony ALPHA SLT-A99V: $2,800. Embora a Sony não esteja nesse Mercado como a Canon e a Nikon, eles produzem boas câmeras e sensores. Um fato pouco conhecido é que as câmeras D800 e D600 da Nikon usam a tecnologia da  Sony. O modelo TOP da Sony é a SLT-A99V, uma câmera com sensor full-frame de 24 megapixels com uma série de recursos de vídeo. A câmera oferece um bom custo-benefício mas o sistema não tem muitas lentes disponíveis no mercado no momento.
9. Sony ALPHA SLT-A77: $1,500.  As cameras Sony não oferecem muitas opções de  full-frame. Mas as câmeras de corte, como a SLT-A77, são altamente competitivas. A A77 possui um sensor de 24 megapixels, com uma vasta gama de opções de vídeo. A tecnologia SLT da Sony também proporciona maior auto-foco durante a gravação.
 
10. Sony ALPHA SLT-A65: $750. A SLT-A65 oferece o mesmo sensor de 24 megapixels da A77, mas reduz os pontos de focagem automáticos e frames por segundo para dar opções para quem está com um orçamento mais apertado.
A maioria das câmeras Sony tem o modo de vídeo no topo, perto do visor, similar às câmeras da Canon. Requer um único botão e não tem interrupção.

Top 10 Câmeras para fazer vídeos e fotos de produtos para Loja virtual
A maioria das câmeras Sony tem o modo de vídeo no topo, perto do visor.

Conclusão

Se você tem um orçamento sólido para investir em fotografia de produtos, a Nikon D800, Canon 5D MK III, ou Sony Alpha A99V irão proporcionar a melhor qualidade de imagem, resolução mais alta, e a maioria das características. Embora seja sempre bom ter o melhor equipamento, se você não precisa de grandes imagens de revistas ou catálogos, então a diferença em qualidade de imagem oferecidas por estas câmeras podem não valer a pena por uma despesa adicional.
Neste caso, você pode fazer uma lista com os recursos que são mais importantes para você – como por exemplo a tela giratória ou o Wi-Fi — e priorizá-loas na hora da compra. Os fatores finais implicam no design ergonômico ou a usabilidade da interface da câmera — teste várias câmeras em uma loja para ver qual você se adapta melhor.
As escolhas podem parecer assustadoras, mas qualquer câmera dessa lista irá proporcionar a você recursos e flexibilidade para produzir fotografias e vídeos incríveis de produtos para o seu e-commerce. Autor: Jason Lawrence. >
Publicação original no Practical Ecommerce | Top 10 Cameras for Ecommerce Product Photos, Videos
Guia prático da Fotografia para Lojas Virtuais.

Author

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM, atua no segmento de e-commerce desde 2005. Participou da internacionalização dos portais Buscapé, QueBarato, SaveMe, e-bit, PagosOnline, Platafor.me, Lomadee. Foi Coordenadora Internacional no Buscapé Company e atualmente é SEO Specialist LATAM no Hotels.com

7 Comments

  1. Pingback: Como montar uma tenda fotográfica sem gastar muito | OH Soluções

  2. Muito bom!!! Para quem está iniciando como eu em fotografia, e especificamente de produtos para e-commerce, são dicas essenciais!

  3. Olá, poderia me recomendar uma câmera pra fazer um curso de receitas mexicanas e vendê-lo online?
    Muito obrigdao!

  4. Pingback: Guia rápido para melhorar as imagens de produto no seu e-commerce

  5. Olá, eu estou em busca de uma câmera profissional para fotografar alimentos, você me indicaria alguma? Eu não tenho muita condição de investir em uma câmera muito cara.

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