Ícone do site Profissional de Ecommerce

Assinaturas online, a nova tendência do e-commerce

Um efeito muito interessante que vem se intensificando desde o segundo semestre do ano passado, é a venda de assinaturas online. Não, não se tratam de revistas segmentadas como estamos acostumados, mas sim de produtos diversos.
A tecnologia não é exatamente uma novidade, uma vez que sites como NetMovies, Catho,  entre outros já utilizam essa modalidade  de cobrança desde 2007 .
Na prática ao gerar a primeira cobrança para um cartão de crédito ou débito automático em conta corrente, cria-se uma referencia única para a transação, no conceito de token (código numérico). Isto permite que a loja virtual agende um pagamento mensal de valor fixo ou gere novas cobranças de valores e períodos variáveis, como me explicou Flavio Jr. da CobreBem.

Assinatura online
Os sites de assinaturas online vão de bebidas à ração para gatos e cachorros.

O que há de novo nesse assunto é que este tipo de serviço começa a cair no gosto do consumidor e por consequência, está despertando o interesse de empreendedores de e-commerce.
Podemos separar em duas correntes de serviços que estão surgindo:

• Exclusividade: fazem os seus associados se sentirem parte de uma comunidade que tem acesso a produtos que não estão ao alcance de todos. Aqui você pode assinar para receber cervejas Premium (Have a Nice Beer), vinhos (Buywine), cafés gourmet (Clubcafe) e até artigos eróticos (Club Secret).

• Comodidade: economiza tempo do consumidor em comprar produtos que ele precisa adquirir com certa frequência. Aqui, roupas íntimas (Rabixo), lentes de contato (Eyepack), fraldas (NetFraldas), entre outros, ganham espaço.

 Já começa a surgir inclusive,  sites agregadores de ofertas de assinatura (AssinaMe), similar ao que o SaveMe fez com as compras coletivas no passado. Mas não são apenas sites especializados, varejistas online tarimbados como por exemplo,  Meu Amigo Pet e PetLove investem em formas de obter a tão sonhada “receita recorrente” com serviços de assinaturas de ração.
Concluindo, se você é um varejista online ou empreendedor, vale a pena quebrar a cabeça para de alguma forma pegar carona nessa tendência seja para melhorar a receita do seu e-commerce ou ter uma ideia inovadora que conquiste este novo tipo de consumidor.
Texto desenvolvido para o Blog da Cobre Bem.

Sair da versão mobile