• Daniel Cardoso
  • por Daniel Cardoso
  • Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine, atua no segmento de comércio eletrônico desde 1999. Passou pelos portais UOL e Terra, Mkteam e Escalena, onde atuou na implementação das lojas virtuais da Tim Brasil, Arno, Philco, TNG, Klueber do Brasil entre outras. Foi sócio-diretor da Universidade Buscapé Company e atualmente é Diretor responsável pelos treinamentos de E-commerce e Marketing Digital na Impacta Treinamentos.

Assinaturas online, a nova tendência do e-commerce

12 de março de 2013
Share Button

Um efeito muito interessante que vem se intensificando desde o segundo semestre do ano passado, é a venda de assinaturas online. Não, não se tratam de revistas segmentadas como estamos acostumados, mas sim de produtos diversos.
A tecnologia não é exatamente uma novidade, uma vez que sites como NetMovies, Catho,  entre outros já utilizam essa modalidade  de cobrança desde 2007 .
Na prática ao gerar a primeira cobrança para um cartão de crédito ou débito automático em conta corrente, cria-se uma referencia única para a transação, no conceito de token (código numérico). Isto permite que a loja virtual agende um pagamento mensal de valor fixo ou gere novas cobranças de valores e períodos variáveis, como me explicou Flavio Jr. da CobreBem.

Assinatura online
Os sites de assinaturas online vão de bebidas à ração para gatos e cachorros.

O que há de novo nesse assunto é que este tipo de serviço começa a cair no gosto do consumidor e por consequência, está despertando o interesse de empreendedores de e-commerce.
Podemos separar em duas correntes de serviços que estão surgindo:

• Exclusividade: fazem os seus associados se sentirem parte de uma comunidade que tem acesso a produtos que não estão ao alcance de todos. Aqui você pode assinar para receber cervejas Premium (Have a Nice Beer), vinhos (Buywine), cafés gourmet (Clubcafe) e até artigos eróticos (Club Secret).

• Comodidade: economiza tempo do consumidor em comprar produtos que ele precisa adquirir com certa frequência. Aqui, roupas íntimas (Rabixo), lentes de contato (Eyepack), fraldas (NetFraldas), entre outros, ganham espaço.

 Já começa a surgir inclusive,  sites agregadores de ofertas de assinatura (AssinaMe), similar ao que o SaveMe fez com as compras coletivas no passado. Mas não são apenas sites especializados, varejistas online tarimbados como por exemplo,  Meu Amigo Pet e PetLove investem em formas de obter a tão sonhada “receita recorrente” com serviços de assinaturas de ração.
Concluindo, se você é um varejista online ou empreendedor, vale a pena quebrar a cabeça para de alguma forma pegar carona nessa tendência seja para melhorar a receita do seu e-commerce ou ter uma ideia inovadora que conquiste este novo tipo de consumidor.
Texto desenvolvido para o Blog da Cobre Bem.

Você também vai gostar

Videochat no e-commerce: 5 vantagens para a experiência de compr... Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando soluções ágeis e personalizadas para resolver suas dúvidas e necessidades. Além do...
Um monstro chamado Chargeback Existe um monstro que aterroriza todo e qualquer empreendedor com uma loja virtual. Ele tem um nome feio, é impiedoso, e quem ainda não sofreu com ele...
Como produzir blog posts e descrições de produtos pensando em SE... Para quem administra um blog, site ou e-commerce é compreensível a preocupação em colocar suas páginas nos primeiros lugares nas pesquisas feitas nos ...
3 importantes atitudes para cuidar bem do seu cliente no e-comme... Seu e-commerce investiu em marketing digital para atrair novos visitantes, fez com que um percentual destes visitantes se sentisse atraído pelos produ...
Dicas de como fazer análise de risco em lojas virtuais A gente já falou aqui sobre chargebak e explicou porque isso acontece em uma loja virtual. (Se você não leu o texto ou não se lembra, vou contar rapid...
O benchmarking e o comércio eletrônico: entenda a relação O mundo dos negócios é recheado de palavrinhas da moda, geralmente em inglês, que desaparecem com a mesma velocidade em que surgem. Mas um dos termos ...
PayU e Profissional de E-commerce lançam guia para ajudar vareji... O estudo, que pode ser baixado gratuitamente, faz um comparativo das 32 principais plataformas do mercado Para ajudar o empreendedor que está entrando...
Especialistas em Comércio Eletrônico debatem desafios do segment... Barreiras Logísticas no E-commerce: O E-commerce cresce, a Logística continua a mesma. Estas foram as questões debatidas esta semana no Seminário prom...
Saiba como ganhar dinheiro o ano todo com produtos sazonais A sazonalidade é um fator relevante para diversos varejistas do mundo inteiro. Seja vendendo moda praia, repelentes ou ovos de Páscoa, empreendedores ...
Lojas virtuais tentam melhorar imagem do Black Friday Lojas virtuais tentam melhorar imagem do Black Friday. A quarta edição do Black Friday, marcada para o dia 29 deste mês, vai ser a grande oportunidade...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

2 comentários sobre “Assinaturas online, a nova tendência do e-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>