Checklist Como abrir uma loja virtual. Acredito que a maioria de nós conhece alguém que está sempre fazendo grandes viagens pelo mundo.

Eu conheço duas pessoas com esse perfil e um dia tive a curiosidade de perguntar para cada uma delas como era a preparação que antecipava estas viagens. Os dois sem se conhecerem explicaram de formas diferentes que o segredo estava no checklist que precedia a viagem.

Um deles mais experiente, explicou que montou seu próprio checklist acumulando conhecimento a cada viagem e que no começo era muito afoito e acabava esquecendo itens importantes na mala, e isto o fazia perder tempo e dinheiro.

Já o outro amigo contou que na sua primeira grande viagem que foi para Índia, teve a ajuda de um colega de trabalho que passou uma lista de coisas que ele tinha que levar e cuidados especiais com relação aos hábitos daquele país.

A base desta lista até hoje é usada por ele em suas viagens.

Como abrir uma loja virtual? Lembre-se de fazer o checklist!Fazendo um paralelo com o lançamento de uma loja virtual, conheço muitos empresários que se lançaram no e-commerce conhecendo muito pouco sobre o que iria encontrar pela frente. Mais ou menos como encarar uma viagem para o Alaska levando uma mochila de praia.

Pensando nas principais dúvidas e pontos importantes que devem ser considerados por quem está à frente de um projeto de e-commerce, preparamos nossa lista de checagem para ajudar quem está se embrenhando neste segmento ou até mesmo quem já tem experiência no assunto, mas está suscetível a negligenciar algum item fundamental.

Temas abordados

Resumidamente colocamos abaixo os tópicos que são abordados neste documento, e para aprimorar a compreensão de alguns deles, “linkamos” com publicações importantes do Profissional de E-commerce e outras relacionadas ao assunto.

Marca ?
Nome da loja ?
Domínio da loja ?
Logotipo ?
Identidade visual e Cores ?
Plataforma ?
Funcionalidades da loja ?
Funcionalidades do Painel de controle ?   
SEO – favorável ?
Custos ?
Layout personalizado ?
Manutenção do sistema ?
Integrações com ERP (se houver) ?
Integrações diversas ?
Desenvolvimento da loja ?
Meios de Pagamento ?
Segurança ?
Contrato ?
Análise de Risco ?
Credibilidade ?
Produto ?
Portfólio ?
Código ?
Descrição ?
Preço do produto ?
Categorização ?
Inserção na loja ?
Imagem do produto ?
Pente-fino ?
Páginas Institucionais ?
Sobre a Empresa ?
Política de Privacidade ?
Trocas e Cancelamentos ?
Perguntas e Respostas ?
Ajuda ?
Informações da Empresa ?
Paginas Personalizadas ?
Atendimento ?
E-mail de clientes ?
E-mails transacionais/sistema ?
Telefone ?
Chat ?
Logística ?
Embalagem ?
Correios ?
Transportadora ?
Pesagem dos produtos ?
Área geográfica de atuação ?
Frete ?
Treinamento ?
Gestor ?
Equipe ?
 
 

Assim como aquele amigo que teve a ajuda de um colega e não precisou aprender com erros na prática, este checklist é apenas uma base que deverá ser adaptada e melhorada para que a sua “Viagem ao Mundo do E-commerce” ocorra da maneira mais bem-sucedida possível.

Fique a vontade para contribuir com sugestões aqui nos comentários, para que outros empresários ou profissionais de e-commerce possam usufruir do conhecimento coletivo e contribuir para termos lojas virtuais cada vez mais qualificadas.

Baixe o Checklist completo: Como abrir uma loja virtual clicando no banner abaixo.
Boa viagem!

call-to-action-checklist (1)

Daniel Cardoso
Author

Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine, atua no segmento de comércio eletrônico desde 1999. Passou pelos portais UOL e Terra, Mkteam e Escalena, onde atuou na implementação das lojas virtuais da Tim Brasil, Arno, Philco, TNG, Klueber do Brasil entre outras. Foi sócio-diretor da Universidade Buscapé Company e atualmente é Diretor responsável pelos treinamentos de E-commerce e Marketing Digital na Impacta Treinamentos.

Write A Comment