Ícone do site Profissional de Ecommerce

Como escolher uma plataforma de marketplace eficiente

Como escolher uma plataforma de marketplace eficiente

Os marketplaces se tornaram uma oportunidade para empresas venderem os seus produtos e serviços pela internet.

Prova disso é a quantidade de vendas desse modelo de negócio, que só em 2017 chegou a R$ 112,2 bilhões, segundo pesquisa da Webshoppers.

Uma das razões do crescimento do marketplace é a quantidade de transações nessas plataformas, que já representam 52% das vendas online.

Mas, muitos empreendedores têm dúvidas sobre qual plataforma de marketplace escolher para aumentar as vendas.

E nesse conteúdo, confira as principais dicas para escolher um marketplace e tornar o seu negócio mais lucrativo.

Vantagens do marketplace

Os marketplaces são shoppings virtuais em que diversas empresas exibem e vendem produtos entre si, plataforma utilizada por 54% dos entrevistados, de acordo com a Rock Content.

Esse modelo de loja online é uma boa alternativa para as pequenas empresas, pois elas têm menores custos com hospedagem e divulgação dos produtos.

Isso porque todo o gerenciamento de identidade visual, hospedagem e posicionamento do marketplace é feito pelos próprios operadores.

Com os marketplaces, a empresa passa a ter mais alcance, pois essas lojas tem bom posicionamento nos sites de busca, algo que ajuda no grande número de acessos.

E com grande número de acessos, maiores são as chances do seu produto ser encontrado por clientes interessados em comprar o produto.

Além disso, o marketplace permite o contato direto com os clientes, algo que facilita a venda dos produtos para o seu cliente.

Como escolher a melhor plataforma marketplace

Por conta dos benefícios dessas plataformas, muitas empresas se interessam nos marketplaces para aumentar as vendas pela internet.

Mas, para escolher a melhor plataforma de marketplace, o empreendedor precisa tomar alguns cuidados.

Pensando nisso, é necessário ter atenção nesses passos na escolha da melhor plataforma de marketplace:

1- Escolha o nicho de mercado

No Brasil, existem mais de 14 mil lojas marketplace, de acordo com estudo da Precifica. Devido ao alto número de plataformas, é fundamental escolher a mais adequada para o seu negócio.

Se sua empresa é do ramo alimentício, é necessário escolher plataformas que vendam produtos da mesma linha.

Veja também se a plataforma tem disponíveis categorias do seu produto, pois isso vai facilitar o posicionamento e identificação do seu produto na plataforma.

2- Veja o suporte e atendimento do site

Como a gestão da plataforma é feita pelo operador do marketplace e é preciso um suporte de qualidade para resolver os problemas que podem aparecer.

Portanto, veja se a plataforma oferece uma gama de canais de atendimento como redes sociais, e-mail, telefone, chat e a página de FAQ da plataforma.

Veja também se a resposta do suporte é rápida, eficiente e que mostre o status de resolução do problema.

Isso porque o lojista fica mais seguro que os operadores vão resolver os problemas. Isso é a base de um bom serviço de suporte.

3- Tenha atenção na equipe

A próxima etapa na hora de escolher um marketplace é saber da equipe operacional e de gestão, pois essa informação é importante antes de colocar sua empresa na loja.

Veja na internet a avaliação dos marketplaces feitas pelos lojistas para saber o tempo de experiência da equipe e sua qualificação.

Isso é importante porque sua empresa estará em uma plataforma confiável e não terá dores de cabeça no futuro.

4- Tecnologia utilizada pelo marketplace

Assim como a análise na qualidade da equipe e do suporte, outro elemento importante para a empresa escolher a loja marketplace é a tecnologia.

Veja se a plataforma tem boa estabilidade de navegação, é rápido e responsivo, fatores importantes na experiência do usuário.

Um site com tecnologia de qualidade é fundamental nas vendas, pois são menores as chances de perder vendas devido a falhas no sistema de terceiros e problemas que deixam o site fora do ar.

5- Saiba a taxa do serviço

Nos marketplaces, o pagamento do lojista a plataforma é feito por dois meios: uma cobrança mensal pela instalação da empresa na plataforma e outra é por meio de uma taxa por cada venda concretizada.

Para escolher o marketplace correto, o lojista precisa analisar as taxas de serviço e o impacto que pode gerar no preço final do produto. Pois, taxas mais altas podem inviabilizar estratégias agressivas de venda, como promoções.

Além disso, o custo deve ser analisado juntamente com os serviços prestados de suporte, atendimento, entre outros. Esses elementos são importantes para não ter problemas futuros no pagamento de um marketplace ineficiente.

A fragilidade jurídica dos pequenos empreendedores no marketplace

Aumente as suas vendas com Marketplaces

Se sua empresa está precisando aumentar as vendas dos seus produtos, o marketplace pode ser a solução.

Isso porque os marketplaces são plataformas que aumentam a visibilidade das empresas, devido ao seu posicionamento nas páginas de busca.

Esses shoppings virtuais estimulam a competitividade entre as companhias, pois uma pequena empresa pode vender produtos no mesmo espaço que as multinacionais.

Assim, a empresa que investir em marketplaces tem mais chances de serem encontrados pelos clientes e superar a concorrência.

52% das lojas estão em um marketplace, como se destacar?

Sair da versão mobile