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Panorama das plataformas de e-commerce

Panorama das plataformas de e-commerce

O crescimento do mercado digital, a mudança de comportamento e o amadurecimento do e-consumidor tornam o comércio eletrônico cada vez mais atraente e acessível aos empreendedores. Com um número crescente de plataformas procurando se desenvolver e fornecer opções mais avançadas, uma das decisões que mais geram dúvidas entre lojistas é em qual ferramenta investir.

Não existe unanimidade, cada plataforma tem seus prós e contras, não apenas em relação a funcionalidades, mas também custo, complexidade e experiência da equipe. A empresa australiana Built With, especialista em análise competitiva e inteligência de negócio mapeou a representatividade de cada player no último ano.

O WooCommerce, plugin do WordPress com foco em venda online, possui 21% de market share no mundo, seguido da canadense Shopify com 18% e Magento 13%.

O mercado americano é um dos principais no mundo, e nos traz, além de números diferentes, alguns novos entrantes.

O perfil do lojista americano é prático, com foco em velocidade, praticidade e custo. A qualidade visual e o excesso de customizações é algo secundário. Neste cenário, plataformas como Shopify (23%), Wix Store (13%) e SquareSpace Commerce (12%) não são líderes de mercado por acaso.

Quando restringimos os números ao mercado nacional, o panorama volta a mudar, com uma distribuição entre plataformas nacionais e internacionais.

Ser uma plataforma com alto grau de aderência é um indicador que não pode ser desconsiderado, porém, nem sempre é fator decisivo. Para auxiliar na tomada de decisão, abordaremos os prós e contras das principais plataformas de mercado. São elas:

Woocommerce

Nada mais é do que um plugin que possibilita a plataforma de conteúdo open source WordPress, a comercialização de produtos. Lançado em 2011, o WooCommerce tem rapidamente conquistado relevância no mercado justamente pela popularidade do WordPress. Estima-se que existam mais de 380.000 lojas no mercado mundial utilizando este plugin.

Prós: 

Contras:

Shopify

Fundada em 2004, a Shopify é uma empresa canadense que nasceu através de um e-commerce de equipamentos de snowboard. Insatisfeito com o software de comércio eletrônico existente no mercado, um dos fundadores, um desenvolvedor, decidiu construir o seu próprio. A empresa quase dobrou as receitas anuais a cada ano desde 2013, o que mostra quão rapidamente o Shopify está crescendo.

Prós:

Contras:

Magento

Independente do mercado, o Magento está sempre posicionado próximo à liderança. Com a aquisição da empresa por parte da Adobe, e a mudança de foco da mesma para impulsionar as vendas da versão Enterprise, o Magento tem visto seu “novo” produto, o Magento 2, amadurecer e iniciar a conquistar o mercado nacional.

Prós:

Contras:

Loja Integrada

Uma empresa do Grupo Vtex, a Loja Integrada se posiciona como sendo a solução para clientes brasileiros que querem abrir uma nova loja virtual.

Prós:

Contras:

Como pudemos ver, as opções são inúmeras, cabendo ao lojista buscar informações que possibilitem-no identificar qual a melhor opção ao seu negócio, sempre em busca do menor custo com maior retorno.

Texto publicado anteriormente no LinkedIn.

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