Sem dúvida um dos assuntos que mais suscitam dúvidas quando se fala em uma operação de comércio eletrônico é o sistema da loja virtual comumente chamado de plataforma e-commerce. Minha intenção com este post é elencar uma série de fatores e considerações que ajudem o empresário ou profissional de TI que te dirão como escolher a melhor plataforma para sua operação.
Nos cursos de e-commerce a pergunta padrão  é “Qual é a melhor plataforma?” e a resposta correta apesar de frustrante é o famoso “Depende”. Isto por que a escolha envolve fatores específicos a serem considerados para cada empresa/negócio que irá contratar.

Antes de escolher a plataforma de e-commerce, confira estes 12 requisitos


A meu ver, podemos afirmar que a melhor plataforma está diretamente ligada a melhor relação custo-benefício levando-se em conta a seguinte metodologia:

Custo x Fase da loja x Funcionalidade x Suporte

Neste post não vou entrar no mérito se a plataforma mais adequada é: plataforma SaaS, customizada ou código-livre. É claro que as vantagens de cada uma delas deverão ser consideradas e pesadas na balança, mas o ponto principal é ver qual delas se ajusta melhor ao custo-benefício citado. Vamos agora analisar mais detalhadamente como cada um destes fatores agem na decisão:

Custo

Por mais óbvio que possa parecer, este fator às vezes pode ser um dos principais vilões na primeira etapa de uma loja.  É importantíssimo olhar para a verba total  que se tem no projeto e definir claramente o quanto será destinado ao Marketing Digital.
Isto por que  na maioria das vezes é possível começar com uma plataforma mais simples mantendo um investimento de marketing constante e eficiente. Quando esta plataforma der indicações de que não é mais adequada, é sinal de que a loja já se provou um bom negócio e valerá um investimento maior.

Quanto se gasta para abrir uma loja virtual


Empresas como a Netshoes começaram suas operações em plataformas muito simples para mais para frente mudar para outras mais complexas e “parrudas”. Por outro lado, de nada adiantará você ter uma plataforma dos sonhos se isso sacrificar a sua verba de marketing e por consequência não conseguir chegar no faturamento de vendas esperado.
A boa notícia é que hoje as plataformas estão muito mais em conta e os facilitadores de pagamento permitem que mesmo uma operação muito pequena consiga ter a mesma credibilidade e opções de pagamento que os grandes varejistas. Resumindo, é recomendável que o investimento de na plataforma esteja na faixa de 20 à 30% do investimento que será feito em Marketing Digital.

Fase da loja

É importante compreender que pode se definir a fase da loja principalmente por duas medidas: nível de conhecimento da equipe na operação de e-commerce e rentabilidade da loja.
Se você está iniciando sua loja virtual, ainda tem uma longa “curva de conhecimento” (que aliás nunca acaba), e ainda não tem uma loja rentável. Porém se já abriu um e-commerce e está querendo mudar para uma plataforma mais adequada ao novo tamanho da operação a sua visão é completamente diferente.
É importante ter consciência que para aqueles que estão na primeira fase, devem dar preferência a plataformas mais simples, mais intuitivas e é claro se possível mais barata. Este é um típico caso que o “bom” é inimigo do “ótimo” e como eu costumo dizer, às vezes: “ótimo é amigo do  ‘nunca'”.
Se a sua empresa vai implantar um sistema de gestão ou já possui um, avalie se será necessário já começar com uma plataforma integrada ao ERP. Esta integração deixa o projeto muito mais complexo e as vezes acaba demorando tanto para ser feito que pode inviabilizar a operação.
Da mesma forma, quando você inicia, a sua visitação é baixa, e existem algumas plataformas no modelo Saas muito boas no mercado podem ter custos mensais atraentes para quem está iniciando. A recomendação é ficar atento aos modelos de cobrança com custos atrelados a Pageviews da  loja. Isto deverá estar muito bem alinhado com as campanhas de marketing e considerados no custo do projeto.

Funcionalidade da loja

Este item deve ter um peso importante na escolha. É fato comum o lojista depois de contratar a plataforma, descobrir que tem uma série de funcionalidades que ela não possui, ou se possui deve ser cobrada à parte, encarecendo o projeto. Meu conselho padrão é  faça um Benchmarking de mercado. Navegue na loja de seus concorrentes, faça compra (ou simule), em cada uma delas. Avalie as funcionalidades básicas e avançadas que cada uma oferece.
Uma boa forma de escolher estas lojas é entrar no site da Ebit, veja a seção “Reputação de Lojas” e filtre por categorias e medalhas. Escolha a medalha “Diamante” para a categoria correspondente ao seu segmento. Essas lojas são comprovadamente de ótima qualidade e podem ser excelentes referências. No rodapé das páginas destas lojas muitas vezes é exibido o link “desenvolvido por XXX” ou “tecnologia XXX” onde XXX é o nome da plataforma ou agência digital.
Outro conselho importantíssimo: não contrate uma plataforma sem antes navegar no Painel de Controle. Verifique a facilidade de cadastrar produtos, se a plataforma permite importação de dados para o caso de ter milhares de produtos cadastrados.
Veja com atenção os Relatórios Gerenciais (vistas, vendas, status de pedidos) que ela fornece, pois serão de vital importância no dia-a-dia da loja. Outro ponto importante, verifique se ela possui funcionalidades que ajudem a loja a ter um bom posicionamento nos sites de busca (SEO), como por exemplo URL amigável, cadastro de meta tags, meta keywords, etc (Essa fonte de tráfego é muito valiosa para loja).  Enfim, faça uma lista de funcionalidades de cada plataforma a ser orçada e avalie qual está mais adequada as suas necessidades.

Suporte

Loja Virtual: Como escolher a melhor plataforma para sua operação.OK! Você encontrou um prestador de serviço que é um verdadeiro gênio da informática e que rapidamente colocou sua loja no ar por ótimo custo, com as funcionalidades que você desejava. A pergunta é:
Qual a disponibilidade deste profissional quando a loja passar por problemas ou precisar de atualizações simples?
Muitas vezes a “lua-de-mel” com a empresa ou prestador de serviço pode acabar neste momento. Não é simples fazer a manutenção de plataformas de e-commerce e prestar um bom atendimento aos clientes exige infra-estrutura, e não raramente o barato sai caro. Minha recomendação é :
Antes de contratar a plataforma, peça referências de clientes e dê preferência para empresas que estão há mais de 3 anos no mercado.
Ligue para clientes atendidos pela empresa a ser contratada. Se você for integrar sua loja no ERP, essa recomendação é obrigatória. E se a empresa disser que não pode passar referências de clientes por questão de confidencialidade, desconfie, pois essa prática é padrão em empresas de tecnologia.
Questione quais os SLAs de atendimento e os mesmo deverão estar definidos de forma clara na contratação do serviço. Uma questão importante principalmente para aqueles que vão utilizar lojas de código-aberto é saber como a empresa ou prestador de serviço protege a loja de uma possível invasão de hackers e como é feito o backup dos dados da loja. O ideal é que esta loja esteja de alguma forma avaliada por instituições especializadas como por exemplo Site Blindado.
Outro ponto que deve ser colocado é o suporte que essa empresa dará quando você, por ventura, desejar sair da plataforma. Como serão exportados os dados cadastrais e histórico de compras dos seus clientes, transações da loja, entre outras informações? Muitos lojistas só ficam sabendo no momento em que desejam sair que poderão perder uma série de informações importantes da loja, portanto cheque isto com antecedência.
Leia também:

Qual plataforma de e-commerce vocês me recomendariam?


Tomando estes pequenos cuidados suas chances de fazer uma escolha bem sucedida aumentam muito. E mesmo que você tenha que trocar de plataforma mais para frente, as mesmas recomendações continuam valendo porém o seu conhecimento no assunto até lá o ajudará a ser ainda mais assertivo.
Guia Plataformas de E-commerce

Daniel Cardoso
Author

Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine, atua no segmento de comércio eletrônico desde 1999. Passou pelos portais UOL e Terra, Mkteam e Escalena, onde atuou na implementação das lojas virtuais da Tim Brasil, Arno, Philco, TNG, Klueber do Brasil entre outras. Foi sócio-diretor da Universidade Buscapé Company e atualmente é Diretor responsável pelos treinamentos de E-commerce e Marketing Digital na Impacta Treinamentos.

43 Comments

  1. Avatar

    Daniel, parabéns pelo post !!! um dos mais bem claros sobre plataformas que li até hoje =D

  2. Avatar
    Deodato Silva Reply

    Valeu Daniel!! Sua matéria me ajudou muito, pois estou, justamente, estudando plataformas para implantar uma loja virtual tipo mini mercado. obrigado.

  3. Avatar
    Marco Antonio Matheus Reply

    Gosto muito da plataforma PRESTASHOP e também da MAGENTO. Parabéns pelo post, excelente!

  4. Pingback: Qual a melhor plataforma de e-commerce? - Profissional de E-commerce

  5. Pingback: Qual plataforma de e-commerce vocês me recomendariam?

  6. Avatar

    Procuro um profissional experiente para analisar a loja e fazer as modificações necessárias antes de lança-la.
    eduardo

  7. Avatar

    Indico a plataforma Novaoito e-commerce, é simples e eficiente.

  8. Avatar
    Tamires Lemos Reply

    Para essas empresas americanas como VirtueMart e Magento o suporte é rápido e eficaz?

  9. Avatar

    Muito bom o artigo e como foi dito acima, não é tão fácil assim, mas é possível, e isso já basta para arregaçar as mangas e correr atrás, para quem quer ter um negocio.

  10. Avatar

    Oi Daniel, muito obrigado pelo artigo, me ajudou muito e me tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre plataformas de e-commerce, continue escrevendo pra gente.

  11. Avatar

    Muito bom este arrigo Daniel, estou iniciando agora no e-commerce e estás 12 dicas foram muito importantes para mim, muito obrigado.

  12. Avatar

    E lá vamos nós… mais dicas interessantes sobre ecommerce. Já não sei mais o que faço com tanta informações. Mas este artigo aqui é muito bom!

  13. Avatar

    Olá Daniel, gostei muito do seu artigo sobre como devemos escolher a melhor plataforma para trabalharmos com e-commerce, suas dicas pra mim foram super valiosas, obrigado.

  14. Avatar

    Adorei o site, muito interessante mesmo, aprendi várias coisas que eu nunca
    tinha visto em nenhum outro lugar. Parabéns!
    Continuem postando esses artigos que ajudam muito a todos que querem aprender
    mais. Obrigado.

  15. Avatar

    Muito bom artigo pretendo iniciar um e commerce muito em breve e este artigo me fez ver uma coisa muito importando na hora da escolha da melhor plataforma, obrigado por compartilhar.

  16. Avatar

    Muito bom! É preciso avaliar as necessidades da empresa para escolher uma plataforma que atenda todos os requisitos do que se precisa.

  17. Avatar

    Parabéns! muitas dicas valiosas aqui supriu minhas necessidades em conhecimento! ótimo…

  18. Avatar

    Parabéns pelo artigo Daniel, ajudou bastante em minha mini loja virutal!
    Sucessos camarada!

  19. Avatar

    Legal, muitas informações, me ajudaram muito, são poucos os blogs que tem dicas tão valiosas quanto este, com certeza irei voltar aqui, seu blog já está nos meus favoritos..

  20. Avatar

    Hoje é possível ter o próprio negócio online em outro país e sem estoque por exemplo. Vender produtos pelo Ebay e receber em dólares mesmo estando aqui no Brasil pode ser bem interessante se souber fazer.
    Deixei um link para quem quiser ler um pouco mais sobre isso, basta clicar no meu nome aqui nos comentários.

  21. Avatar

    Muito bom artigo pretendo iniciar um e commerce muito em breve e este artigo me fez ver uma coisa muito importando na hora da escolha da melhor plataforma, obrigado por compartilhar.

  22. Avatar

    nossa obrigada por este artigo, eu pesquisando acabei descobrindo milhares de plataformas e seu artigo foi como um guia para mim

  23. Avatar

    Muito bacana esse artigo aprendi muito aqui, qualquer dúvida com certeza voltarei aqui, abrigado valeu.

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    Nossa muito bom mesmo, eu trabalho com e-commerce tem 5 anos no ramo de atacado, e olha se a minha plataforma não tivesse a opção de carrinho permanente eu tinha quebrado no primeiro ano

  25. Avatar

    Com o Vendedor Online Internacional você será capaz de pouco tempo iniciar suas atividades online vendendo pela Amazon, eBay e outras plataformas do mercado americano ganhando em dólar.
    curso importação

  26. Pingback: E-commerce: 11 estratégias infalíveis para ter sucesso

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