Todo blog de e-commerce precisa de um calendário editorial para que as publicações sejam mais organizadas. Esse é um item muito importante no planejamento de conteúdo da sua marca, pois oferece um maior controle sobre o fluxo de postagens, assegura a previsibilidade e garante o perfeito funcionamento desta estratégia.
Criar um blog não é difícil, no entanto, é importante que ele seja bem detalhado e rico em informações, para que você não se perca futuramente. Confira 5 dicas para você montar seu calendário editorial e organizar o seu blog.

Adote uma frequência de publicações

A periodicidade das postagens de conteúdos dependerá muito do tempo que você e sua equipe dispõem para escrever. Não só isso, nessa conta podem entrar fatores como recursos para investir em redatores terceirizados, densidade dos textos produzidos e engajamento do público.
Pense na seguinte situação: ao montar o blog, foi definido que todos os textos seriam mais detalhados, com o mínimo de 1.000 palavras cada um. Nesse caso, não é necessário postar todo dia, pois esse tipo de conteúdo costuma atrair tráfego por mais tempo e demanda mais pesquisas e um período maior para escrever.
Uma frequência de 1 a 2 textos por semana pode ser o suficiente. O contrário aconteceria com artigos mais curtos, o que permitiria uma maior frequência de postagem.

Estabeleça os formatos que serão adotados

Vamos seguir no exemplo dado no tópico anterior. Se apenas textos de no mínimo 1.000 palavras serão publicados, isso não quer dizer que todos eles deverão possuir o mesmo estilo. Por exemplo, você pode alternar entre listas, guias, tutoriais, estender postagens antigas ou inserir infográficos, imagens e vídeos no meio dos artigos.
A ideia é variar os formatos para não tornar as leituras monótonas, além de analisar quais os tipos geram mais tráfego, tempo de permanência no blog, engajamento, maiores taxas de conversão, etc.

Não se esqueça de colocar metas para cada texto

Espera-se de um blog de e-commerce que ele influencie positivamente nas vendas da sua loja virtual, não é mesmo? Cada artigo publicado precisa cumprir uma missão, logo, é muito importante que você defina qual o caminho que o leitor deve seguir após ler um determinado texto.
Isso normalmente é feito por meio dos calls to action (CTA). Pode ser um convite para conhecer seu e-commerce, assinar a newsletter, seguir seus perfis nas redes sociais ou interagir com um comentário na página. O importante é manter o público envolvido para que, aos poucos, ele adquira mais confiança em sua marca e passe a considerar sua loja virtual para resolver seus problemas.

Não deixe de estudar o seu público-alvo

Analisar o comportamento dos consumidores que você pretende atingir é fundamental e você deve saber disso. Não só para definição de temas, mas, principalmente, para determinar a linguagem a ser adotada nos textos e como os problemas da persona serão resolvidos.
Para ajudar o seu público você precisa entregar uma solução e facilitar o entendimento dele, envolvendo-o e trazendo-o para o universo da empresa.

Monte um calendário para seu blog de e-commerce

Você pode usar ferramentas como o Google Calendar, uma planilha no Excel ou até mesmo um sulfite com post-its. O importante é ter um local onde você possa organizar tudo que será publicado em seu blog — como as datas, formatos dos conteúdos, assuntos, títulos das pautas, palavras-chave, etc. A vantagem do app do Google é que ele emite alertas para que não haja riscos de atrasos e nem de esquecimentos com as postagens.
Esse apoio de softwares e aplicativos é importante justamente para manter uma ordem quanto ao funcionamento do blog, pois muitas vezes o foco dos trabalhos está na loja virtual e a produção de conteúdo pode acabar de lado.
Para criar seu calendário é muito importante também estar por dentro de todas as datas importantes do ano. Pensando nisso, montamos este calendário para você começar:

Antecipe sua estratégia para as principais datas do calendário do e-commerce em 2016


A construção de um calendário editorial para um blog de e-commerce gira em torno de um planejamento bem definido. Ele funcionará como um guia para que você não se perca em relação às datas, formatos e objetivos das postagens, às informações importantes sobre o seu público e à ajuda de tecnologias que facilitem a organização das tarefas.
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