Marketing Comportamental

Marketing Comportamental

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Pense em uma loja física de roupas. Você entra e o vendedor começa a observar, ele vai perceber como está vestido e já sabe seu estilo (básico, tradicional ou ousado), você olha para camisetas e ele entende o que você procura, assim já tem informações suficientes para te abordar e oferecer possibilidades que você não havia pensado antes ou que possivelmente nem sabia que existia na loja. Sua chance de comprar cresce e você pode levar até produtos relacionados que nem procurava inicialmente (Conceito de cross-selling).

Potencialize esse conceito. Um vendedor que pode praticamente entender o que você está pensando. Recomendar o produto certo, para a pessoa certa no momento certo. Esse é o Marketing Comportamental (Behavioral Targeting).

Todo internauta usa um programa de navegação para acessar os sites (Firefox, Chrome, Internet Explorer, Safari), esses programas contam com um histórico de navegação, trocam informações com os servidores em que os sites estão hospedados, essas informações são armazenadas em arquivos conhecidos como Cookies. É através dos cookies que as plataformas de Marketing Comportamental individualizam a relação com os consumidores. Com eles, se sabe onde o e-consumidor passou, que produtos interessaram (foram clicados ou pesquisados) e qual o grau de interesse nos produtos (quantidade de ocorrências e tempo de exposição).

Esse tipo de serviço é feito por Plataformas de Marketing Comportamental, essas plataformas trabalham no esquema de redes colaborativas (pelo menos a maioria). Uma vez presente em uma loja virtual ou em um site de busca, as informações de cookies do tráfego são armazenadas e utilizadas para sugerir produtos que já estão sendo procurados nas visitas em qualquer site que esteja na rede colaborativa.

Mais do que isso, além de entender seu comportamento e sugerir produtos de acordo com seu interesse, é utilizado um padrão de comportamento, é possível verificar estatisticamente que pessoas que compram fraldas também compram cervejas, então serão oferecidas cervejas às pessoas que procuram por fraldas.

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  1. […] • Especialização dos produtos, foco nos nichos. Texto relevante: Em busca do produto perfeito –  Por que investir em um E-commerce de nicho. • Marketing de conteúdo, que engaja pessoas com o perfil consumidor para o seu negócio. E-book gratuito: Estratégias de Marketing de Conteúdo para E-commerce. • Reduza a taxa de abandono do carrinho. Texto relevante: 6 dicas para reverter carrinhos abandonados em vendas. • Faça cross-selling (sugestões de produtos complementares) e up-selling (sugestão de produto que agrade melhor um cliente já conhecido). Mais sobre o assunto: Marketing Comportamental. […]

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