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Tudo o que você precisa saber para fazer um contrato com os Correios

Hoje em dia, nove de cada dez lojas virtuais utilizam os Correios para levar os produtos até a casa dos compradores. Se você também utiliza os Correios para entregar as encomendas da sua loja virtual e possui um número razoável de vendas, talvez seja a hora de fazer um contrato com a estatal. Neste artigo, vamos te mostrar quais as vantagens e como consegui-lo.

Ter um contrato com os Correios significa que você terá acesso a um sistema exclusivo de gerenciamento das entregas da sua mercadoria. Esse sistema se chama SIGEP WEB (Sistema de gerenciamento de postagens) e possui algumas ferramentas úteis para quem tem que lidar com o envio de muitas encomendas diariamente.

Com o SIGEP, você poderá fazer a preparação prévia das encomendas antes de serem postadas, isto é, criar listas de remetentes, destinatários, dimensões, pesos de cada mercadoria e selecionar os serviços de entrega desejados.

Além disso, o sistema gerará antes da postagem os números de rastreamento das encomendas, que serão relacionadas numa pré-lista de postagens vinculadas ao sistema de envio principal dos Correios.

Essa pré-lista de postagens (PLP) é automaticamente enviada à unidade dos Correios, que receberá seus pacotes para envio. Ou seja, você não precisará aguardar na fila toda vez que precisar postar algum item, basta deixá-lo no balcão da agência que os funcionários dos Correios já terão todas as informações necessárias.

Caso não tenha disponibilidade de levar os produtos até o posto mais próximo, você poderá solicitar o serviço de coleta programada, onde periodicamente um carro dos Correios irá até o seu estoque para recolher as encomendas e enviá-las.

Fora isso, você ainda poderá configurar embalagens padronizadas e inserir, por exemplo, o logo de sua loja virtual nas etiquetas, além de poder trabalhar em rede com a sua empresa, cadastrar usuários e ter acesso a relatórios sobre as postagens.

Como fazer contrato com os Correios

O primeiro passo antes de decidir que esta é a melhor forma de fazer as entregas da sua loja virtual é analisar qual o seu fluxo médio de vendas. Isso porque o contrato com os Correios é destinado a lojistas que tenham um valor mínimo de postagem por mês, que pode ser consumido através de envios por PAC, SEDEX, e e-SEDEX.

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As cotas mínimas de faturamento são:

• PAC: R$ 127,40,
• SEDEX: R$ 123,43
• e e-SEDEX: R$ 1.142,11.

Portanto, se a sua loja ainda não atinge esse valores gastos com frete, ela não estará elegível para um contrato dos Correios.

Por outro lado, caso esteja elegível, basta se dirigir até a agência de onde costuma fazer as postagens e solicitar a lista de documentos necessários. Depois de entregues, sua loja virtual passará por alguns testes de navegabilidade – e assim que for constatado que ela está em bom funcionamento o contrato será firmado.

É importante ressaltar que, caso opte pela modalidade e-SEDEX e não atinja o valor mínimo de postagem de R$ 1.142,11, o contratante deverá arcar com esse custo, pagando a diferença para que a cota seja atingida.

Por isso, é aconselhável ter certeza de que o valor das postagens mensais do seu e-commerce ultrapasse a cota mínima, assim você não correrá o risco de pagar por um serviço não utilizado.

Se o seu empreendimento ainda não atinge o “valor mínimo” de postagens, você poderá continuar enviando as mercadorias da forma tradicional, isto é, embalando-as e levando até a agência dos Correios mais próxima ou utilizando uma transportadora de sua escolha para fazer as entregas.

Você pode precisar:

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