• Avatar
  • por Rock Content
  • A Rock Content é líder em marketing de conteúdo no Brasil. Ajudamos centenas de empresas a atingirem seus objetivos de marketing.

Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce

12 de junho de 2019
Share Button

Transportadora ou Correios? Quem tem uma loja virtual está cansado de saber que um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio é o transporte das mercadorias até o cliente. A logística, portanto, é um fator decisivo!

A atividade de entregar as mercadorias no endereço do cliente precisa ser especialmente tratada, com muito planejamento, cuidado e com empresas sérias e consolidadas no mercado. Neste momento, algumas dúvidas sempre surgem como a escolha do operador logístico: Transportadora ou Correios?

Por que enviar mercadorias pelo Correios?

Os Correios atendem a diversos tipos de lojas virtuais, por causa da representatividade e do alcance nacional que ele possui. Isso permite que o serviço chegue em diversos locais que uma transportadora comum não chegaria, por exemplo.

O fator frete

Além disso, são várias as modalidades de fretes oferecidos pelos Correios, calculados de acordo com o peso da mercadoria, o tempo de espera, o preço e o tipo de produto. Isso possibilita atender vários clientes, com um serviço que já é conhecido pela maioria e, portanto, tem confiança e credibilidade no mercado.

Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce.

Integração com a plataforma

Através do web service dos Correios é possível estabelecer uma integração direta com a loja virtual, para mostrar o valor do frete ao cliente final de forma automatizada – aquele cálculo de frete que o cliente faz na hora de fechar o pedido e é automaticamente alterado conforme região.

A vantagem é informar ao cliente antes de ele concluir o pedido e garantir que você não terá prejuízo enviando uma mercadoria para uma localidade distante pelo preço que deveria cobrar somente em caso de entrega local. Por isso, essa é uma forma de evitar prejuízos para a sua loja e também ser transparente com o seu cliente.

Contratos especiais

É possível também fazer um contrato como pessoa jurídica e conseguir fretes mais em conta, de acordo com o volume de envios. Isso permite maior controle dos seus envios e uma economia em termos de valor final para você e para os seus clientes, pois quanto mais barato sair para você, maior poderá ser o desconto para o seu cliente.

Além disso, a medida que o seu e-commerce for vendendo mais você poderá melhorar o contrato com os Correios, pagar menos e lucrar mais.

Leia também:

Correios agora cobra taxa extra sobre produtos importados

Quando devo escolher uma transportadora?

Se dua loja virtual trabalha com volumes maiores em peso e cubagem, talvez os Correios não te atendam – o limite para envio via Sedex é de no máximo 15 kg. Se o seu caso for a necessidade de transportar materiais químicos, como tintas, os Correios também não te atenderão. Sendo assim, você precisa procurar os serviços de uma transportadora para entregar os seus produtos.

Alcance específico

Uma transportadora pode ter alcance nacional, regional ou estadual, sendo, portanto, necessária uma pesquisa e contato prévio para verificar quais regiões são atendidas e os preços praticados em cada uma delas.

Se a sua atuação é somente regional, por exemplo, aposte em uma transportadora que atua na região específica, pois não há necessidade de investir em um contrato nacional nesse caso.

Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce.

Busque referências no mercado

Para achar a transportadora ideal para o seu e-commerce procure referências, ligue, busque informações no mercado. Por não ser um serviço utilizado pela maioria, é indicado buscar a opinião de quem o utiliza para saber os prós e os contras.

A importância de catalogar tudo

Tenha em mente os produtos que deseja transportar, bem como as informações necessárias sobre eles. Considere peso, cubagem e tamanho dos pacotes, por exemplo. Esses dados são fundamentais para obter cotações assertivas dos seus fretes.

Busque por plataformas que integrem com as transportadoras

Procure sistemas que integrem o serviço de cotação automática, diretamente no seu e-commerce. Tenha em mente que algumas plataformas não oferecem isso como padrão e, portanto, te deixam com mais um trabalho: o de criar uma tabela de frete e atualizá-la sempre para consulta. Portanto, pesquise a viabilidade, seja através da implementação de um plugin ou extensão ou mesmo optar por uma plataforma que já tenha essa funcionalidade.

As transportadoras não entram de greve

O envio de mercadorias por uma transportadora assegura também o cumprimento do prazo em caso de greves nos Correios. Se você já vivenciou essa situação, sabe que ela pode representar uma diminuição considerável nas vendas. Portanto, ter este “plano B” pode ser a salvação do seu negócio virtual.

A logística do seu e-commerce não é um bicho de sete cabeças

Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce.

Antes de encarar esse fator importantíssimo para o sucesso da sua loja virtual como um problema, saiba que basta pesquisar bastante e contar com a  ajuda de quem já atua neste mercado a mais tempo. Pense também, nas vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades de entrega, no tipo dos produtos que você comercializa e escolha a que melhor atende à demanda do seu negócio.

Em sua experiência, qual você acha que é a melhor opção para o envio das mercadorias no comércio eletrônico brasileiro? Conte para a gente nos comentários. Se você ainda não se decidiu, deixe suas dúvidas nos comentários que lhe ajudaremos também.

Você também vai gostar

5 dicas de SEO para e-commerce Um dos principais recursos que atrai vendas para seu e-commerce é o tráfego orgânico gerado no Google. Para conquistar esse tráfego é fundamental have...
A rotatividade do consumidor digital O surgimento de novas tecnologias e seu impacto em uma multiplicidade de setores definiu a transformação digital nos últimos anos. Bancos continuam fe...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

20 comentários sobre “Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>