Dúvida frequente dos consumidores que adquirem produtos online, o cálculo do frete de uma encomenda é elaborado a partir de vários pontos, como preço, tamanho do produto e distância a ser percorrida. Para orientar os consumidores e lojistas sobre as variáveis que compõem o custo de transporte de um item, os Correios lançaram um guia a respeito.

Correios mostra como calcular o valor do frete de um produto.

Para os Correios, o custo do transporte dos produtos leva em conta a relação Peso X Espaço ocupado pelos objetos. Desde 2011 a empresa aplica essa precificação, que é utilizada no mercado de transporte aéreo no Brasil e em outros países. Para determinar o peso cúbico dos produtos, usa-se a seguinte fórmula:

C x L x A / 6.000
(comprimento, largura e altura)

O resultado dessa equação é o peso cúbico da entrega. Se um produto tiver 10kg ou menos, considera-se o seu peso físico, e não o peso cúbico. Por exemplo, um produto de 5,5 kg de peso físico, tendo as seguintes dimensões: 70cm comprimento; 60cm largura; e 10cm altura tem peso cúbico igual a 7kg (70x60x10/6.000). Nesse caso, como possui peso inferior a 10kg, o valor considerado será 5,5kg.
Já nas encomendas que tiverem peso cúbico superior a 10kg, o que conta é o maior resultado na comparação entre ambos os pesos (cúbico e físico). Por exemplo, uma encomenda que pesa 15kg e possui 43 cm de comprimento; 28 cm de largura; e 52cm de largura; terá peso cúbico de 10,434kg. Nesse caso, para efeitos de custo de transporte, será considerado o peso físico da encomenda: 15kg.
O Manual de implementação do webservice de cálculo de preços e prazos de encomendas pode ser acessado diretamente na página dos Correios. Além das informações sobre frete, os Correios disponibilizam um web service, com detalhes sobre implementação de módulos de cálculo de frete em diferentes sites. Clientes que não possuem contrato de encomenda com os Correios também podem usar a ferramenta, mas somente com os preços praticados no balcão das agências do Correios.
Veja o Manual dos Correios.

Texto publicado pelo E-commerce News.
Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

4 Comments

  1. Pingback: E-commerce: 6 dicas para reverter carrinhos abandonados em vendas.

  2. Pingback: A importância da embalagem no E-commerce.

  3. Pingback: Transportadora ou Correios? Entenda qual escolher para seu E-commerce.

  4. Jorge Alfredo Hennig Reply

    A explicação foi facil de compreender.
    O que não entendi foi a formula
    ComprimentoxAlturaxLargura/6.000.
    Este 6.000 é o que?
    Valor fretes abaixo e acima de 10kg não são informados. Já que o custo do envio de um produto e calculado pelo metro cúbico . Sabendo os valores abaixo e acima de 10kg terei condições de anslisar custos.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.