Quais são as plataformas de e-commerce mais utilizadas no Brasil?

Se você está há bastante tempo no mercado de e-commerce, com certeza já se fez a seguinte pergunta ou já ouviu de alguém.

É interessante que essa pergunta tem uma sabedoria popular onde se quer saber uma resposta que tenha base na “inteligência coletiva”.

A pergunta “qual a melhor plataforma de e-commerce?” também é muito boa, mas depende de uma série de análises com relação as necessidades de cada empresa para ser bem respondida.

E ainda você estará sujeito a ter uma resposta influenciada pela experiência particular de quem te dá a resposta.

Algo similar acontece ao entrar em um restaurante e perguntar “qual o prato mais gostoso do cardápio?”

É bem possível que o garçom vai te dar uma resposta influenciada pelo gosto dele ou pelo prato que é melhor (lucrativamente) para o restaurante.

Mas e se você perguntar qual o prato mais vendido do restaurante?

Aí você vai ter uma resposta baseada em centenas, talvez milhares de pessoas que frequentam aquele estabelecimento.

No caso das plataformas, saber quais as mais utilizadas no Brasil, aumenta a chance de se fazer uma boa escolha.

Ah.. e é claro e depois de saber as mais utilizadas, será a etapa de pesquisar qual a melhor para suas necessidades.

Leia também: Metodologia: Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua operação

O ovo em pé

O problema é que antes de 2019 não era possível saber tecnicamente quais tecnologias eram usadas pelas centenas de milhares de lojas no Brasil e no mundo.

Na verdade já existia a tecnologia para isso, mas somente as grandes empresas tinham acesso.

Até que… começaram a surgir empresas especializadas em rastreamento de tecnologia, como por exemplo a BuildWith que passaram a divulgar essa informações.

Essa empresa finalmente conseguiu colocar o ovo em pé.

Mas como eles fazem isso?

Usando a própria explicação da BuildWith:

Todo site emite “sinais” de que está usando uma tecnologia específica. A BuidWith rastreia esses sinais e determina se um site está usando uma determinada tecnologia da web a partir dele.

Mas onde entram as as plataformas de e-commerce nessa história? Você pode estar se perguntando.

A BuiltWith disponibiliza um relatório gratuito chamado eCommerce Usage Distribution in Brazil (Distribuição de uso de comércio eletrônico no Brasil) que disponibiliza dados de 725.000 lojas pesquisadas (relatório de 07/08/23).

Em outras palavras mata a cobra e mostra o porrete.

Plataforma SAAS e Open Source

Cabe aqui, uma observação importante, o ranking abaixo é composto de plataformas no modelo SAAS (o lojista contrata uma empresa que desenvolveu a solução e paga uma mensalidade pelo serviço) e OpenSource (código aberto, o lojista usa um código gratuito, mas precisa pagar por serviços de hospedagem, segurança e personalização do sistema).

Ambas tem seus prós e contras e é bem importante saber a diferença entre cada tipo antes de tomar a decisão de escolha.

Você poderá entender isso melhor neste artigo aqui: SaaS x On-premises x Open Source: Qual plataforma de Ecommerce escolher?

Muito bem, sem mais delongas, vamos as top 20 plataformas mais utilizadas no Brasil começando da 20° para a 1° do ranking.

Ranking das Plataformas de E-commerce mais utilizadas no Brasil

fonte: BuidWith eCommerce Usage Distribution in Brazil – report 17.08.23

20° – BigCommerce (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.083
Nota no Reclame Aqui: não possui cadastro. (em 17.08.23)

A plataforma australiana BigCommerce foi lançada em 2009 e com a missão de atender do pequeno ao grande e-commerce.

Disponibiliza 4 planos com valores em dólares. Os primeiros 3 possuem os valores mensais de U$29.95, U$79.95 e U$299,95. O 4° plano , o Enterprise,  é orçado sob medida para grandes lojas.

Destaques da Plataforma BigCommerce

    • Sem limitação de número de produtos em todos os planos
    • Sem taxas de transação
      • Ampla variedade de modelos de loja para escolher e personalizar.
      • Integração padrão com PayPal o que facilita vendas internacionais
      • Contas de equipe ilimitadas
        • Ferramentas integradas de blog e SEO
        • Relatórios detalhados de desempenho das vendas
        • Funcionalidade de carrinho abandonado (em planos superiores) para recuperar vendas perdidas.
          • Suporte a vendas em várias moedas, facilitando a expansão global.
            • Vasta biblioteca de aplicativos para integração com software de terceiros.

19° – DLoja (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.364
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A plataforma DLoja Virtual, foi lançada em 2009 em Canoas/RS com foco em atender o micro e o pequeno empreendedor. Foi adquirida em 2023 pela empresa americana Newfold (empresa por trás da Hostgator), como parte da estratégia de oferecer mais serviços ao seus clientes.

Oferece 3 planos, o Básico o Essencial e o Completo, cujos valores são pagos integralmente um vez no ano. Iniciam de R$28,91/mês (pgto. de R$346,92 uma única vez) e o plano com mais recurso custa R$99,50 (pgto. de R$ 1.194,00 uma única vez).

Destaques da Plataforma DLoja Virtual

  • Planos sem limitações de visitas, usuários ou listagens de produtos.
  • Customização e Temas: oferece uma boa variedade de temas de layout personalizáveis gratuitos ou pagos
  • Interface Amigável: interface intuitiva, permite configurar facilmente a loja sem precisar de um conhecimento técnico extenso.
  • Alertas e Privacidade: verificação de idade (necessário para lojas de bebidas ou produtos restritos a menores de idade) e políticas de privacidade
    • Gerenciamento detalhado do catálogo de produtos
      • Opções de personalização especial para empresas que vendem produtos personalizados ou a granel.
        • Ferramentas integradas para otimizar o SEO
        • Recursos de remarketing e cronômetros de contagem regressiva para impulsionar as vendas e a urgência.
          • Integração com diversas ferramentas externas, incluindo mídias sociais, marketing e análises.
          • Integração de dropshipping
          • Suporte ao cliente de boa qualidade por meio de base de conhecimento, e-mail e assistência por telefone.
            • Relatórios abrangentes sobre vendas, pedidos, estoque, comportamento do cliente e muito mais.

18° – Magazord (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1518
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A plataforma Magazord, nasceu em 2019 em Rio do Sul/SC, seus fundadores eram lojistas virtuais e decidiram desenvolver um sistema que tivesse recursos que eles sentiam falta nas plataformas de mercado.

A empresa não trabalha com planos, é cobrado um valor de setup (para implantar a loja) que gira em torno de R$ 10.000,00 e mais comissionamento sobre as vendas que começam com 3,5% ao mês e vão diminuindo a medida que o volume de vendas aumenta.

Destaques da Plataforma Magazord

  • ERP nativo integrado a plataforma com sistema completo de gestão.
  • Integração com mais de 40 marketplaces
  • Tabela de frete negociado com mais de 30 transportadoras.
  • Integrações com outras ferramentas, como chat de atendimento, recuperação de carrinho e ferramentas de marketing.
  • A implantação do projeto da loja é feita por uma equipe da plataforma, o que dispensa custos com agências/profissionais que desenvolvem lojas.

17° – Irroba (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.953
Nota no Reclame Aqui: não tem avaliação. (em 17.08.23)

A Irroba é uma plataforma brasileira de e-commerce, fundada em 1998, com uma extensa experiência no mercado e uma base sólida de clientes em todo o Brasil.

A Irroba oferece soluções abrangentes e escaláveis para operações de todos os tamanhos.

Possui 6 opções de planos sendo o que o de entrada é R$120,00/mês (Bronze) e pode chegar a R$730,00 (Yellow Diamond) conforme o número de produtos.
O período de experimentação gratuito e de 7 dias.

Destaques da Plataforma Irroba

  • Integrações Simplificadas: permite uma conexão fluída com diversas ferramentas essenciais como: gateways de pagamento, marketplaces, opções de entrega e redes sociais
    • Compatibilidade com ERP’s e SmartPOS
    • Suporte para aplicativos de chat
    • Automação de marketing eficaz
    • Sistema de Service Desk (atendimento voltado a resolução de problemas)
  • Layouts Responsivos e Customizáveis: incluindo modelos gratuitos e personalizáveis.
  • Oferece recursos avançados de otimização de SEO.
  • Vendas B2B e B2C, Sistema de Afiliados: Além de oferecer suporte para vendas diretas ao consumidor (B2C), vendas entre empresas (B2B), e um sistema de afiliados
  • Suporte e Consultoria Humanizada
  • Oferece consultorias, treinamentos e cursos gratuitos para os lojistas

16° – Prestashop (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 1.976
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

O PrestaShop é uma plataforma Open Source desenvolvida em PHP e MySQL projetada especificamente para a criação e gerenciamento de lojas virtuais.

Sua primeira versão foi lançada em 2007 visando empresas de pequeno e médio porte .

Se destaca por seu foco exclusivo no varejo digital, proporcionando uma experiência de implantação e manutenção de e-commerce eficiente e acessível.

Destaques da Plataforma PrestaShop

  • Versátil e intuitiva
  • Facilidade de personalização
    • Interface intuitiva e amigável, especialmente para usuários familiarizados com o WordPress.
    • Criação de loja simplificada, incluindo personalização de páginas, integração de ferramentas e cadastro de produtos.
      • Opção de adquirir layouts adicionais de sites de terceiros, como o ThemeForest (quase mil temas disponíveis) e Template Monster (1.300 temas), entre outros.
  • Oferece recursos avançados de otimização de SEO
  • Estruturação em Módulos: Integração de ferramentas de pagamento, automação de marketing e métricas para uma gestão aprimorada.
    • Monitoramento de Clientes: Análise de métricas, personalização e segmentação de clientes, otimizando estratégias de marketing e vendas.
    • Migração Simplificada: Transição suave de outras plataformas para o PrestaShop sem afetar a disponibilidade da loja.
    • Gestão Simplificada: Criação prática de promoções, simplificação de gerenciamento de produtos e cálculos automatizados de frete.

15° – wBUY (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 2.085
Nota no Reclame Aqui:
não tem avaliação. (em 17.08.23)

Nascida em 2015, a empresa paranaense wBuy criou uma plataforma de entrada que oferece uma estrutura de vendas para lojistas e agências de afiliados, com destaque para sua abordagem de baixo custo, tornando-a ideal para pequenas e médias empresas.
Possui 4 opções de plano variando de R$59 a R$309 mensais

Destaques da Plataforma wBuy

  • Baixo Custo e Acessibilidade:
    • Interface intuitiva e fácil de usar para lojistas e clientes.
    • Navegação simplificada, menus intuitivos e experiência fluída.
  • Variedade de Layouts: modelos básicos, layouts de terceiros ou criar um próprio.
    • Diversas ferramentas integradas para meios de pagamento, entregas e gestão.
    • Indicadores de desempenho, produtos populares e ranking de vendas.
  • Cobrança Fixa, Sem Porcentagem sobre Vendas
    • Plano baseado na quantidade de produtos em vez de porcentagem de vendas.
      • Venda no Varejo e Atacado
      • Checkout Transparente
      • Integração ERP com o Bling
      • Selos de Segurança integrados
      • Loja como Aplicativo (PWA) Progressive Web App que melhora o carregamento da loja
      • Blog Integrado para SEO
      • Programa de Fidelização de clientes
      • Diversas Formas de Entrega
      • Versão Mobile Responsiva
      • Vendedores com comissões
      • Personalização de e-mails automáticos
      • Permite criar plano de assinatura de serviços para os clientes

14° – Iluria (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 2.649
Nota no Reclame Aqui:
não tem avaliação. (em 17.08.23)

Desenvolvida em 2012, pela empresa de Campinas/SP Iluria Serviços,  é uma plataforma de e-commerce, foi projetada para atender principalmente pequenas e médias empresas.

Possui um período gratuito de experimentação de 15 dias e disponibiliza 8 planos mensais que variam com a quantidade de produto, e iniciam com 19,99 (25 produtos) e podem chegar até R$1.199,99 (20 mil produtos).

Destaques da Plataforma Iluria

  • Checkout Transparente: permite que os clientes façam pagamentos sem sair da sua loja virtual, reduzindo a taxa de abandono de carrinho.
  • Diversos Meios de Pagamento: como PagSeguro Uol, Mercado Pago, PayPal, Moip e pagamento na entrega.
  • Facilidade de Personalização: usuários avançados podem até criar layouts personalizados usando HTML, CSS e JavaScript.
  • Recursos de SEO em nível básico
  • Cálculo de Frete Automático:  diversas opções de envio, incluindo PAC e SEDEX dos Correios.
  • Descontos Flexíveis: permite promoções personalizadas, como descontos em pagamentos por depósito ou frete grátis para pedidos acima de um determinado valor.
  • Vitrine no Facebook
  • E-mails Transacionais Automáticos: e-mails de transação são automáticos e podem ser personalizados
  • Todos os recursos da plataforma estão disponíveis em todos os planos, a única diferença é a capacidade de cadastro de produtos.
  • Permite criar uma loja virtual mesmo como pessoa física, utilizando apenas o CPF. 

13° – VTex (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 3.129
Nota no Reclame Aqui:
6.9 de 10 – Regular (em 17.08.23)

A VTex é uma multinacional brasileira, líder em e-commerce na América Latina, e presente em mais de 16 países.

É sem dúvida uma das melhores opções para empresas de grande e médio porte, devido a sua robustez, capacidade de integração e a enorme variedade de funcionalidades presentes em seus diferentes módulos.

A Vtex não possui plano, é cobrado um valor mensal fixo de R$ 3.500,00/mês referente a manutenção do ambiente e uma comissão de 2,5% sobre os pedidos aprovados.

É importante ressaltar que será necessário a contratação de agências de e-commerce parceiras que farão a implantação da plataforma na operação de quem contratá-la.

Destaques da Plataforma VTex:

  1. Ampla Gama de Funcionalidades e módulos avançados como VTEX Pricing, VTEX OMS, Rates And Benefits, CMS e Masterdata.
  2. Personalização Avançada: oferece alto nível de personalização
  3. Integração de Gateway de Pagamento
  4. Suporte Ágil e Eficiente
  5. Experiência Omnichannel: permite que os clientes sejam atendidos em diferentes canais de vendas.
  6. Segurança nos Pagamentos: possui certificação PCI
  7. Integração com Marketplace: possui integração com os principais e mais de 20 outros do mercado.
  8. Cadastro de Produtos Simplificado: A VTex oferece APIs de integração que agilizam o processo de cadastro e manipulação de produtos, economizando tempo e esforço.
  9. SmartCheckout: Um sistema desenvolvido por eles que simplifica a experiência de compra do usuário, com todo o processo ocorrendo em uma única página para maior eficiência de conversão.

12° – Cartpanda (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 3.941
Nota no Reclame Aqui: 7.9 de 10 – Bom (em 17.08.23)

Start up nascida em 2020 a Cartpanda (ex CartX) é uma plataforma de e-commerce que pode vender produtos físico e digitais.

Possui 4 planos distintos com valores mensais fixos e taxas sobre pedidos aprovados. Inicia com o Light por R$4,99/mês e taxa de 2,5% e vai até o Advanced R$ 1649,00/mês com taxa de 0,5%.

Destaques da Plataforma Cartpanda:

  • Baixo custo inicial.
  • Editor de Temas Intuitivo
  • Rapidez de carregamento
  • Multicanal de Vendas
  • Venda de Produtos Digitais Simplificada
  • Checkout Transparente de 1-Página
  • Upsell de 1-Clique: possibilita oferecer produtos ou serviços adicionais no momento da compra, aumentando o valor médio do pedido.
  • Integração com Shopify:  oferece integração com a Shopify, permitindo uma operação suave para aqueles que desejam migrar suas lojas existentes.
  • Planos Flexíveis: Independentemente de estar começando ou operando um e-commerce de médio a grande porte.

11° – Magento (modelo Open Source e SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 4.581
Nota no Reclame Aqui: por ser Open Source não possui cadastro

A plataforma Magento é um sistema baseado em PHP e MySQL com mais de 250 mil lojas implantadas pelo mundo e presente em mais de 50 países. Foi adquirido pela Adobe em 2018 por U$1,68 bilhão e possui 3 versões:  OpenSource Edition (Community), Commerce Edition (versão paga com recursos avançados) e Magento Cloud (versão paga hospedada na nuvem oferecida pela Adobe)

Diferenciais da Plataforma Magento

  • Ampla Variedade de Módulos
  • Flexibilidade e Customização: Acesso ao código-fonte permite personalizações completas para atender às necessidades únicas da loja
  • Plataforma Robusta: mesmo na versão Community, o Magento é robusto, suportando grande quantidade de produtos e ordens de serviço, com constante atualização para melhorias em desempenho e segurança.
  • Experiência do Usuário Aprimorada: A interface intuitiva oferece uma experiência de compra e venda agradável tanto para proprietários de lojas quanto para clientes.
  • Internacionalização Facilitada: Suporte a várias moedas e idiomas, permitindo atingir um público global e proporcionar uma experiência adaptada.
  • Plugins: Além dos recursos nativos, o marketplace do Magento oferece uma variedade de plugins para estender funcionalidades e dinamizar o conteúdo.
  • Design Atraente e Responsivo: Temas básicos e personalizáveis, incluindo opções sazonais, proporcionam uma aparência atraente e responsiva em dispositivos móveis.
  • Ferramentas de SEO avançadas
  • Checkout Customizável: possibilidade de personalizar o processo de checkout

10° – Bagy (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 7.179
Nota no Reclame Aqui: 7.5 de 10 – Bom (em 17.08.23)

A plataforma Bagy incorporou os clientes da plataforma Dooca e foi adquirida pelo Grupo Locaweb em 2021 que também é dono da plataforma Tray Commerce. O objetivo do grupo com a compra foi trazer uma plataforma simples e que permitisse pequenas e médias empresas, pessoas físicas, influenciadores e montassem de forma rápida e descomplicada suas lojas.

Possui 3 planos : o básico de R$55,30/mês, o essencial de R$ 90,30/mês e o Profissional de  R$ 174,30/mês,

Destaques da Plataforma Bagy

  • Teste Gratuito de 7 dias
  • Personalização Simplificada
  • Design Responsivo
  • Integrações com os principais aplicativos do mercado (exceto marketplaces que precisa ser feito via hub da Anymarket)

9° – OpenCart (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 8.503
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

O OpenCart é uma plataforma de comércio eletrônico de código aberto, desenvolvida em PHP pelo engenheiro de software britânico Daniel Kerr em 2007, projetada para permitir que empresas de médio a grande porte criem e gerenciem suas lojas virtuais de maneira eficaz.
Oferece um conjunto robusto de recursos integrados, possibilitando personalização e expansão, além de se destacar com ferramentas de múltiplas lojas e suporte global.

Destaques da Plataforma OpenCart

  • Painel de controle intuitivo, fornecendo informações cruciais sobre o desempenho da loja.
    • Sistema modular permite personalização flexível, mesmo para iniciantes.
    • Embora não seja um construtor de arrastar e soltar, é amigável o suficiente para criar lojas online facilmente.
    • Administrador de múltiplas lojas para gerenciar várias lojas a partir de uma única interface.
    • Produtos ilimitados e filtragem integrada para otimizar a experiência de compra.
    • Ferramenta de análise de marketing integrada para monitorar e melhorar estratégias.
  • Flexibilidade de Pagamento e Afiliados
    • Sistema de afiliados integrado com taxas personalizáveis para parceiros afiliados.
    • 36 métodos de pagamento, incluindo PayPal, transferências bancárias e cheques.
    • Suporte a várias moedas e idiomas, tornando-a ideal para alcance internacional.
  • Possibilidade de definir preços diferenciados e temas para cada loja.
  • Extensões gratuitas e premium disponíveis para aprimoramento da loja, a partir de US$ 20.
  • Suporte a várias moedas e idiomas, ampliando o alcance global e muito útil para vendas internacionais.

8° – Ecwid (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 14.438
Nota no Reclame Aqui:
não possui cadastro

Lançada em 2009 e comprada pela Lightspeed a plataforma já tem mais de meio milhão de adeptos pelo mundo.

Ecwid é uma abreviação de Widget para Comércio Eletrônico e sua proposta inovadora e também sua principal vantagem é poder ser incorporada a sites já existentes o que facilita sua implantação.

Outra vantagem é que ela é gratuita para até 5 produtos o que atende muitos lojistas iniciantes.

Seu site ainda não tem tradução para português e conta com 4 planos do gratuito até o Unlimited que é de U$82.50

Destaques da Plataforma Ecwid

  • Migração Simples: Integrar a funcionalidade de comércio eletrônico ao seu site atual é rápido e fácil.
  • Flexibilidade de Adição de Sites: Possibilidade de adicionar Ecwid a vários sites.
  • Lojas Multilíngues: Configure sua loja para diferentes idiomas.
  • Compatibilidade com GDPR: Conformidade com regulamentos de privacidade.
  • Funcionalidade de Dropshipping: Integrações para dropshipping com Printful, Spocket, etc.
  • Design responsívo: Lojas se adaptam a dispositivos móveis.
  • Funcionalidade POS: Capacidade de processar vendas em ponto de venda.
  • Loja de Aplicativos: Acesso a uma variedade de integrações úteis
  • Compatível com WordPress: basta adicionar o plugin
  • Ampla Integração: Compatível com mais de 60 aplicativos e ferramentas populares.
  • Suporte: Todos os planos oferecem suporte por e-mail, com chat e suporte por telefone, disponíveis em planos superiores.

7° – MercadoShops (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 25.337
Nota no Reclame Aqui:
7.2 de 10 – Bom (em 17.08.23)

O Mercado Shops é uma plataforma desenvolvida para usuários do Mercado Livre que desejam criar sua própria loja virtual. Ela permite a integração dos produtos do Mercado Livre à nova loja, proporcionando vantagens para expandir as vendas.

Indicada para quem está iniciando no comércio eletrônico, não cobra custos fixos mensais para quem já vende no Mercado Livre e as tarifas e porcentagem de venda se aplicam conforme as transações neste marketplace.

Destaques da plataforma Mercado Shops:

  • Integração com o Mercado Livre: Os produtos já cadastrados no Mercado Livre podem ser facilmente integrados à nova loja virtual.
  • Espaço exclusivo: Ao criar uma loja no Mercado Shops, você obtém uma vitrine de produtos com seu nome na URL.
  • Facilidade de criação: A plataforma oferece uma loja virtual pronta com personalização (limitada) de layout, cores e detalhes para refletir a identidade da marca.
  • Administração integrada: A gestão da loja pode ser feita diretamente através da conta no Mercado Livre, mantendo a funcionalidade já aplicada no marketplace.
  • Reputação da marca: A reputação construída no Mercado Livre se estende à loja virtual, aumentando a confiança dos clientes.
  • Benefícios do Mercado Pontos: Os clientes podem acumular pontos tanto na loja virtual quanto no marketplace, auxiliando na fidelização.

6° – Tray Commerce (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 29.252
Nota no Reclame Aqui:
7.6 de 10 – Bom (em 17.08.23)

A Tray empresa nascida em Marília/SP foi adquirida pelo Grupo Locaweb em 2012, com a intenção de liderar o e-commerce nacional.

Oferece 4 modalidades de planos que vão de R$49,00 mensais no Plano 1 até R$ 339,00/mês no Plano 4 que é o mais completo.
Os planos variam conforme o número de produtos e de visualizações da loja.

Destaques da Plataforma Tray

    • Flexível: Funciona como plataforma para criação de lojas virtuais, e pode atuar como um Hub para integrar com diversos marketplaces.
    • Possui API pública para realizar outras integrações.
      • Fácil utilização e adaptação.
      • Diversidade de Temas: disponibiliza mais de 40 modelos de temas responsivos  para escolher.
      • Possui solução para dropshipping nacional e internacional (integração com AliExpress)
      • Mais de 30 marketplaces integrados a plataforma
    • Atendimento ao cliente e suporte técnico de boa qualidade centralizados no Desck360
    • Checkout transparente (Easy Checkout)
    • Loja de aplicativos com grande variedade
    • Tray App: permite o lojista  acompanhar pedidos, alterar o status e adicionar dados de envio, entre outras funções, tudo pelo celular .
    • Amplo material didático na Escola de E-commerce by Tray e também no Blog da plataforma

5° – WooCommerce (modelo Open Source)

N° Lojas ativas rastreadas: 45.948
Nota no Reclame Aqui:
por ser Open Source não possui cadastro

Desenvolvida em 2011, o Woocommerce é uma solução de e-commerce de código aberto que opera como um plugin para a plataforma de gerenciamento de conteúdo WordPress.

Como o WordPress está presente em mais de 40% dos sites mundiais isso fez este plugin ser extremante popular principalmente entre as pequenas e médias empresas que desejavam ter seu e-commerce.

Destaques da plataforma WooCommerce:

  • Integração com WordPress: por ser  um plugin do WordPress, o que lhe confere acesso direto a todas as funcionalidades do WordPress. Isso significa que você pode utilizar tanto os plugins quanto os temas do WordPress em sua loja virtual.
  • Facilidade de personalização: Embora exija algum envolvimento no design, o WooCommerce oferece flexibilidade de personalização.
  • Biblioteca de Plugins do WordPress: O WooCommerce herda a rica biblioteca de plugins do WordPress, ampliando suas opções de funcionalidade e integração.
  • Integração com Blog: O WooCommerce se integra facilmente a um blog, permitindo que você compartilhe informações relevantes e melhore o engajamento dos clientes.
  • Ideal para e-commerces que possuem processos de venda personalizados, por exemplo uma loja virtual que vende remédios com prescrição e precisa ter uma etapa que solicita a receita ao comprador. Este não e um recurso padrão de uma plataforma de mercado e no Woocommerce seria mais fácil de ser personalizado.
  • SEO avançado: a plataforma possui toda a facilidade de ranquear bem do WordPress.

4° – Loja Integrada (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 47.029
Nota no Reclame Aqui:
8.2 de 10 – Ótimo (em 17.08.23)

Criada em 2012 a Loja Integrada é uma plataforma de e-commerce que foi adquirida em 2013 pelo grupo VTEX. Após a sua estreia em 2013 em apenas um ano já possuiam 60 mil lojas criadas

Ideal para pequenas e médias empresas devido a sua abordagem simplificada e recursos abrangentes.

Pode-se iniciar com uma versão gratuita com até 50 produtos e 5.000 visitas/mês. Essa versão é claro, tem recursos limitados a começar pelo meio de pagamento que só tem o Mercado Pago disponível.

Os planos pagos bem mais completos, vão de R$43 a R$191/mês

Destaques da Loja Integrada:

  • Facilidade de uso e Integração:
    • Interface intuitiva para iniciantes e não requer habilidades de programação
    • Integrações fáceis com aplicativos e serviços essenciais para o ecommerce.
    • Possibilidade de personalização de layout com Loja de Temas e agências credenciadas e templates pagos desenvolvidos especialmente para a plataforma.
  • Planos sem comissão de venda
    • Check-out transparente
    • One Page Check-out  pemite ao comprador fazer preencher todos os dados da compra em uma única página, facilitando o processo.
    • Integração com diversas formas de pagamento e logística do país.
    • Suporte 24 horas da equipe da Loja Integrada para ajustes e assistência.
    • Integração com aplicativos e API pública para personalização e expansão.
      • Funcionalidade “Diário de Bordo” para acompanhar métricas-chave do negócio.
      • Acesso a informações como faturamento, perfil de compra de clientes e produtos mais vendidos.
  • Integração com Aplicativos, Hubs e Marketplaces:
    • Loja de Temas para personalização rápida e eficiente do design.
    • Edição HTML/CSS disponível para ajustes avançados no layout.
      • Integração com e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado e mais.

3° – Wix Stores (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 77.102
Nota no Reclame Aqui:
8.3 de 10 – Bom (em 17.08.23)

A Wix é uma plataforma de construção de sites israelense, mundialmente famosa pelos seus templates com designs modernos em seu construtor de páginas modelo arraste e solte.

No Brasil, segundo a Build With são mais de 250 mil sites usando a plataforma para este fim.

Em 2020 que a empresa lançou a sua extensão para comércio eletrônico Wix E-commerce que muito rapidamente ganhou adeptos.

Destaques da Plataforma Wix

  • Design Avançado: Templates modernos e atraentes para criar uma loja virtual visualmente atrativa.
  • Facilidade de Uso: Ferramenta intuitiva, estilo “arrastar e soltar”, não requer habilidades técnicas.
  • Integração de Pagamentos: Integração com PagSeguro, Mercado Pago e outros meios de pagamento.
  • Customização de Templates: Diversas opções de templates gratuitos e facilidade de customização.
  • Funcionalidades Abundantes: Recursos como dropshipping, integração com redes sociais, contas de clientes, criação de logo, e-mail personalizado, estoque, SEO, frete, etc.
  • Cadastro Simples: Processo de cadastro online fácil e intuitivo.
  • Responsividade: Loja virtual otimizada para dispositivos móveis.
  • Aplicativos de Terceiros: Possibilidade de aprimorar as funcionalidades da loja com aplicativos do Wix App Market.
  • Suporte de Qualidade: Suporte via documentação, fóruns, perguntas frequentes, formulário eletrônico e e-mail.
  • Opções de Pagamento: Diversos métodos de pagamento, incluindo Wix Payments, PagSeguro, Mercado Pago, PayPal.
  • Opção de Domínio Próprio: Possibilidade de conectar um domínio próprio mediante plano pago.
  • Análise e Estatísticas: Ferramentas para análise e relatórios.
  • Versão Grátis com Anúncios: Versão grátis inclui anúncios e logo Wix em todas as páginas.

2° – Nuvemshop (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 89.802
Nota no Reclame Aqui:
8.4 de 10 – Ótimo (em 17.08.23)

A Nuvemshop é uma plataforma argentina, desenvolvida na Argentina e originalmente chamada de Tienda Nube. Quando chegou ao Brasil em 2011, passou a se chamar Nuvenshop e sempre focou no mercado de pequenos e médios e-commerces.

Assim como a Loja Integrada, é possível começar a usá-la gratuitamente com uma versão limitada caso o lojista opte por usar o meio de pagamento Nuvem Pago.

Possui 4 planos pagos que iniciam com R$ 59/mês e vão até R$249/mês. A plataforma oferece ainda um plano especial para lojas que vendem acima de 100 mil/mês mas o custo mensal é orçado caso a caso.

Destaques da plataforma Nuvenshop:

  • Layouts com design responsivo e bastante atrativos
  • Facilidade de Uso
  • Integrações essenciais para redes sociais
  • Integração com plataformas de pagamento, transporte e logística.
    • Processo de vendas automatizado, incluindo geração de etiquetas de envio e atualização de estoque.
    • Interface simples e intuitiva.
      • Layout altamente customizável, possui parceiros que desenvolvem temas pagos de boa qualidade
  • Escalabilidade: possui planos flexíveis que permitem a empresa crescer sem necessidade de mudar de plataforma
  • SEO básico: estrutura otimizada para mecanismos de busca, facilitando a visibilidade online.
  • Estabilidade Garantida: SLA de entrega com up time de 99,9%, assegurando a disponibilidade do site.
  • Loja de Aplicativos: ampla seleção de ferramentas integráveis para otimização e gestão do e-commerce.
  • Diversas opções de integração para cálculo e oferecimento de opções de frete.

1° – Shopfy (modelo SAAS)

N° Lojas ativas rastreadas: 127.247
Nota no Reclame Aqui: 
5.2 de 10 – Ruim (em 17.08.23)

A Shopfy é uma empresa canadense fundada em 2004, relativamente nova no Brasil em relação as outras plataformas, mas que ganhou uma legião adeptos de forma muito acelerada.

A Shopfy é atualmente a plataforma mais usada nos EUA com 28% do mercado segundo o site Statista  o que talvez explique um pouco desse grande e rápido sucesso.

Apesar de sua enorme variedade de recursos é conhecida por sua simplicidade e facilidade de uso.

Possui 3 planos cobrados em dólar que iniciam com U$ 19/mês no plano Basic e $399 no plano Advanced.

Possui uma avaliação gratuita de 3 dias e depois passa a cobrar U$ 1 por mês durante o período de 1 mês no plano Basic, e 3 meses nos outros planos antes de cobrar o valor normal do plano.

Destaques da Plataforma Shopfy

  • Solução Abrangente:  oferece uma gama completa de ferramentas
  • Plataforme Internacional: ideal para expandir a venda fora do Brasil
  • Dropshipping: diversas opções de integração com fornecedores nacionais e internacionais
  • Facilidade de Uso: possui interface intuitiva e ferramentas de design amigáveis
  • Variedade de Temas: escolha entre mais de 100 temas diretamente no Shopify (mais de 20% dos temas são gratuitos.
  • Escalabilidade: possui planos flexíveis que permitem a empresa crescer sem necessidade de mudar de plataforma
  • Produtos Ilimitados: Independentemente do plano escolhido, a oferece espaço de armazenamento, largura de banda e listagem de produtos ilimitados,
  • Suporte 24/7: Com suporte ao cliente disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana
  • Recuperação de Carrinhos Abandonados: Todos os planos incluem recursos para recuperar carrinhos abandonados
  • Venda Online e Offline: Além das vendas online, também suporta vendas presenciais através do Shopify POS
  • Análises e Relatórios Detalhados: 3 níveis de relatórios com insights profundos.
  • Shopify Magic Ferramenta: proprietária com Inteligência Artificial para gerar descrições de produtos.

 

 

 

 

 

 

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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