Nos últimos meses a Netshoes tem ganhado um amplo espaço na mídia devido à sua merecida expansão no comércio eletrônico e acesso de investidores.

Marcio Kumruian, CEO do grupo e empreendedor visionário, conta na internet (vide fonte no final) como foi o nascimento da marca e os passos de coragem que precisou seguir para tornar a marca o que ela é hoje.

Tendo isso como base, podemos aprender 3 grandes lições para aplicar em nossos negócios e fazer com que nossas marcas possam crescer também. Vamos ver quais são?

1: Comece simples, mas pense grande!

A Netshoes foi aberta por dois primos no centro de São Paulo nos anos 2000, e o que era uma simples sapataria se tornou um dos maiores e-commerces de produtos esportivos do mundo.

Se você parar pra pensar, a maioria das grandes marcas que existem hoje não começaram grandes, sempre foi algo simples e relativamente pequeno.

O que fez e continua fazendo a diferença é a determinação e a obstinação para fazer dar certo em meio às dificuldades do empreendedorismo.

Por causa disso, hoje a Netshoes conta com o apoio milionário de várias outras marcas que acreditam em seu potencial de crescimento e transformação.

Concluímos então que a primeira lição é começar simples, mas pensar grande, e o mais importante, com humildade.

2: Dê autonomia para sua equipe trabalhar

Como empreendedores e donos de startup sabem, a confiança em seus colaboradores e parceiros não vêm da noite para o dia, na maioria das vezes demora um pouco, e em raras exceções acontece na primeira semana de trabalho.

No entanto, o que podemos aprender com o grupo Netshoes é que precisamos aprender a dar autonomia para nossa equipe trabalhar e desenvolver suas ideias sem “botar muita pressão”.

Pode até parecer arriscado para grandes corporações que a todo tempo prezam em seguir cronogramas complicados, mas a simplicidade para entender e aplicar isso na rotina é o que faz grande diferença no resultado recorrente de nossas marcas.

É preciso estimular nossos colaboradores e parceiros o tempo todo, motivando-os a trabalhar com estratégias de equipe para que consigam entregar o resultado que esperamos.

Como fazer isso dar certo? Algumas sessões de coaching voltado à corporações podem melhorar a organização e a produtividade do seu pessoal em pouco tempo de prática.

Aplique isso fielmente e depois conte os resultados aqui pra gente.

3: Encontre investidores que acreditem na sua visão e valores

Como diria Marcio Kumruian: “Uma empresa não sai de uma loja física em São Paulo e abre um IPO em Nova York do dia pra noite”.

Muito além do que imaginamos para nossos negócios, é a importância de parceiros e investidores que acreditem nos mesmos valores que a gente. Isso faz toda a diferença!

Ressalto essa lição porque vejo muitas pessoas querendo começar uma startup com grandes ideias, mas péssimos investidores que desejam mudar as diretrizes e controlar tudo no pós investimento.

Isso é sem dúvidas um dos maiores erros que um(a) empreendedor(a) iniciante ou à caminho do auge pode cometer! 

Mesmo que o valor do investimento encha os olhos (acontece muito), é primordial manter a sua visão e valores originais ao procurar aportes de outros investidores.

Aliás, isso é o que aconteceu recentemente com o grupo Netshoes.

Sabe qual foi um dos principais motivos para o grupo não ter aceito a compra da marca pela Centauro?

Justamente pelo fato da mesma querer mudar algumas operações contrárias à visão do CEO e controlar certos privilégios em alguns setores primordiais, estes que não foram especificados publicamente.

Vale a ideia de manter seus princípios e escolher com sabedoria quem vai apoiar seu negócio para levá-lo ao próximo nível!

Dica valiosa para fazer seu e-commerce ganhar destaque online

Inúmeras lojas virtuais hoje estão configuradas em um marketplace, e aquelas que não estão, demoraram meses (ou até anos) para serem lançadas.

O ideal mesmo, é que cada pessoa ou grupo busque criar o seu próprio negócio de maneira particular para que consiga maior controle sobre todas as situações.

Em um marketplace, apesar de facilitarem o uso em alguns recursos e disponibilizar “autoridade imediata”, ainda assim não é um negócio 100% seu e pode causar conflito em alguns momentos.

A dica para ganhar destaque online é investir em estratégias de SEO no site do seu negócio, algo que a maioria dos empreendedores iniciantes não fazem, ou nem sabem que existe tal façanha.

O SEO é capaz de elevar os resultados de qualquer marca através do reconhecimento de clientes na pesquisa dos buscadores, como o Google por exemplo.

Em outras palavras, você desenvolve táticas para que seu site apareça entre os primeiros resultados quando alguém fizer uma busca específica ou aproximada sobre o seu negócio, aumentando as chances desse potencial cliente conhecer sua marca.

Isso é o que grandes e-commerces fazem e a longo prazo, pode ser muito econômico e lucrativo.

Conclusão

A Netshoes ensinou e continua ensinando muito à comunidade empreendedora, e para mim, estas foram as 3 lições importantes que pude ver ao estudar a ascensão da marca.

Se você gostou da ideia, participe aqui embaixo nos comentários e conte pra gente qual seu maior desafio ao liderar um negócio.

Fonte: Como o Netshoes foi de uma sapataria em São Paulo ao IPO em Nova York

Natanael de Souza
Author

Natanael de Souza é empreendedor e CEO na Marketing Mestre, uma empresa que ajuda marcas a crescerem seus negócios através dos inúmeros recursos presentes no marketing digital.

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