• Curriculum.com.br
  • por Curriculum.com.br
  • Administramos a maior e mais bem organizada base de currículos do país, oferecendo às empresas o mais bem elaborado e completo sistema de recrutamento on-line, que vem se tornando a principal ferramenta utilizada por grandes empresas no momento de contratar.

Como fazer um bom currículo?

25 de julho de 2016
Share Button

Você já deve ter lido centenas de textos e guias sobre como elaborar um bom currículo, mas aqui estão algumas dicas que com certeza são novas para você e vão ajudar a deixar seu currículo ainda melhor!

Primeiro é importante que você saiba quais são os principais objetivos de um currículo:

1- Atrair a atenção do RH

Em meio a milhares de currículos que o selecionador de RH recebe todos os dias, fazer com que ele se interesse exatamente pelo SEU currículo é o primeiro passo.

2- Manter o selecionador interessado na leitura

Após despertar o interesse do selecionador de RH pelo seu currículo, você precisa fazer com que ele continue querendo ler seu currículo até o fim.

3- Ser convocado para a entrevista

Após o selecionador de RH ter lido totalmente o seu currículo, você só será convocado para a entrevista se o selecionador tiver uma boa impressão e gostar do que leu.

Se suas experiências estiverem condizentes com seus objetivos profissionais, se o currículo está bem escrito, sem erros de português, entre muitos outros fatores que vou comentar neste post.

Considere esta maneira de encarar o seu currículo:  ele nada mais é que seu material publicitário, que vende um produto principal: você mesmo!

O material deve ser elaborado como um folder ou folheto promocional, destacando o que o você tem de melhor e suas principais forças.

Pensando nisso, sugerimos uma forma bastante prática para construir um bom currículo.

Como fazer um bom currículo?

Primeiramente vamos dividir o currículo em duas partes:

  1. Identificação, dados pessoais e dados de contato
  2. Dados de formação e da sua vida profissional

A primeira parte é bem simples e fácil. Vamos deixar o nome sozinho, numa linha e escrevê-lo com fonte número 12.
Abaixo do nome colocaremos os outros dados, divididos em duas colunas, uma alinhada à esquerda e outra à direita.

Vamos utilizar aqui fonte número 10.

Faça uma linha de divisão entre a parte 1 e 2 e vamos agora para a segunda parte.

Comece a segunda parte com seu Objetivo Profissional. Ele deverá estar sozinho na linha e ser escrito com uma fonte maior do que a do seu nome. Vamos utilizar aqui o tamanho 14 para fonte.

Agora, vamos subdividir estes próximos textos em cinco grandes grupos:

  • Grupo 1:  Principais Qualificações
  • Grupo 2: Formação e Experiências profissionais
  • Grupo 3: Idiomas, cursos e informática
  • Grupo 4: Prêmios, viagens e trabalhos voluntários
  • Grupo 5: Observações ou Informações Adicionais

Relembrando os três objetivos que o currículo precisa atingir e fazendo um paralelo com o que já dissemos até agora:

  • As informações do Grupo 1 servem para atrair a atenção do selecionador para o seu currículo e criar nele a vontade de continuar lendo.
  • Os outros grupos (de 2 a 5) são relacionados ao objetivo número 2, que é manter a atenção do selecionador, e a ordenação destes grupos serve para apresentar as informações de acordo com a relevância de cada assunto. As informações mais relevantes aparecem primeiro. Com isso, continuamos mantendo a atenção do selecionador para a leitura total do currículo.
  • Por fim, a informação que estiver contida no currículo e a forma como esta foi escrita é que despertará, ou não, o interesse do selecionador para chamá-lo a uma entrevista presencial.

A ilustração abaixo demonstra a estrutura básica de um currículo:

modelo-de-curriculum

Coloque no Grupo 1 seus pontos mais fortes, pode ser sua formação, uma de suas experiências profissionais, um prêmio importante, uma viagem, enfim, qualquer coisa que esteja muito alinhada com o seu objetivo profissional e que seja muito relevante para o cargo pretendido.

Já nos grupos 2, 3 e 4, você pode alterar a ordenação das informações que estão dentro de cada grupo. Por exemplo, no Grupo 1, se você tiver pouca experiência profissional e uma boa formação, deixe a Formação em primeiro lugar e a experiência em segundo.

Já, se você tiver mais idade e sua experiência profissional for bastante relevante, coloque as experiências profissionais primeiro e só depois, a sua formação acadêmica.

Faça o mesmo com os outros grupos, ordene-os internamente de acordo com as suas informações mais relevantes.

Veja um exemplo de um currículo construído com este formato: http://curriculo.com.br/exemplo

Com um currículo bem estruturado suas chances para ser convocado para a entrevista, aumentam.

Foi chamado? Parabéns! Seu currículo cumpriu a sua função.

Agora aproveite este encontro presencial com o selecionador, venda corretamente seu produto (você!) e conquiste seu novo emprego.

Boa sorte!


Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.
Acesse aqui mais artigos do Manual.

E para acessar às vagas disponíveis de E-commerce, clique nos links abaixo e boa sorte!

Assistente de E-commerce
Analista de E-commerce
Coordenador de E-commerce
Gerente de E-commerce

Você também vai gostar

Mercado de vendas online de viagens no Brasil deve manter cresci... Segundo a eMarketer, um dos mercados online mais promissores do Brasil (que habitualmente fica de fora dos dados divulgados no E-commerce brasileiro) ...
Quais as características de quem tem de tudo para virar chefe? Você quer virar chefe, ganhar mais, ser um verdadeiro líder? Será que seu perfil está qualificado para uma função desta responsabilidade? Alfredo Assu...
Big data: Entenda o mercado e antecipe tendências Big data: Entenda o mercado e antecipe tendências. A cada segundo milhares de internautas criam uma quantidade enorme de conteúdo na internet. Seja na...
Números da sazonalidade no E-commerce brasileiro Trabalhando com e-commerce, há vários anos seja na gestão de lojas virtuais de terceiros ou no marketing digital dos clientes, os números das datas sa...
Expectativa de 18% de crescimento de vendas online para o Dia da... Setor oferece variedade de produtos para público feminino, trazendo ainda como vantagens preço competitivo e facilidades na compra De acordo com a E-b...
Vendas no E-commerce têm alta de 15,3% em 2015 Faturamento de vendas no e-commerce em 2015 foi de R$ 41,3 bilhões e tíquete médio subiu 12%, chegando a R$ 388 As vendas realizadas em 2015 nas lojas...
Vendas no e-commerce crescem 5,2% no primeiro semestre e faturam... Entre os dados apresentados pela Ebit, destaca-se o aumento de 31% dos consumidores virtuais ativos no período ante os seis primeiros meses de 2015. C...
Mulheres são responsáveis pelas compras em 96% dos lares Estudo detalha o comportamento de consumo da brasileira, ainda cética em relação à melhora da economia e preocupada em reduzir gastos para controlar o...
Em tempos de crise, start it up! São muitas as invenções que nasceram como resultado das duas primeiras guerras mundiais. A partir de necessidades que surgiram nos horrores dos campos...
Vendas de Natal no e-commerce devem crescer 22% Na comparação com 2014, volume de pedidos será 10% maior A expectativa do e-commerce para o Natal deste ano, apesar do cenário econômico, é positiva. ...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

3 comentários sobre “Como fazer um bom currículo?”

  • Avatar

    Ter um bom currículo é de fato um grande diferencial, mas está longe de ser o fator crucial na sua recolocação! As dicas são válidas, porém, nada fora dos padrões!
    O destaque não está no currículo, os tempos mudaram!
    Um grande exemplo são as vagas disponibilizadas no Linkedln, muitos interessados apenas se candidatam e em 99% das vezes os recrutadores se quer veem! Essa metodologia está errada, digo isso por ser Analista de Recrutamento e seleção, e nós nos atentamos a muito mais do que apenas seus currículos!
    Indico que pra quem está buscando novas oportunidades na carreira que se inscrevam e assistam ao treinamento online e Gratuito do especialista em Linkedln, Rodrigo Moubar! Suas dicas contribuíram muito para a minha recolocação e tenho certeza que lhe será muito útil também!
    http://bit.ly/Aula-Gratuita-Conquiste-O-Emprego-Dos-Seus-Sonhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>