Formas de Segmentação. Uma confusão bem comum quando falamos de segmentação de audiência é ouvir o termo como um sinônimo de behavioral targeting, conjunto de técnicas para otimização de conteúdo e publicidade para editores e anunciantes. O que poucos sabem é que, na verdade, segmentação de audiência é um ramo do BT.
O behavioral targeting tornou-se conhecido nos anos 90, quando a Amazon passou a utilizar a técnica de recomendação no seu site, ofertando produtos de acordo com o que outros internautas haviam procurado. Essa prática, conhecida como filtro colaborativo, trabalha com conjuntos definidos de informação, sendo que os clientes não são classificados de nenhuma maneira.

Formas de segmentação
Qual o perfil do seu público?

Já a segmentação de audiência consiste em um conjunto de técnicas que permitem identificar e classificar internautas, um a um, com base no seu comportamento de navegação. Sistemas de segmentação retornam informação sobre cada internauta e, a partir desses dados, é possível oferecer conteúdo e publicidade personalizados, de acordo com seus interesses. Existem 3 modelos de segmentação de audiência: o explícito – baseado em cadastros, o implícito – baseado em regras, e o implícito – em rede.
O primeiro, e mais antigo, é o cadastro explícito, no qual o internauta fornece ativamente suas informações e, com base nelas, é classificado. Apesar da precisão, a coleta de dados é demorada e cara. Além disso, variações sazonais são desconsideradas. Outro modelo de segmentação é o implícito. Nesse caso, são utilizadas informações passivas de navegação como fonte de inteligência. Um dos modos de fazer isso é através de regras, com cada site definindo como agrupar seu público – gatilhos como páginas acessadas, palavras utilizadas em busca, e assim por diante. Apesar da flexibilidade que essa abordagem permite, a segmentação baseada em regras leva um longo tempo para ser implementada e revela apenas uma faceta do internauta, já que o modelo impede que diferentes sites troquem informações entre si.
É no terceiro modelo que a Navegg entra: a segmentação em rede. Nessa abordagem, um mesmo conjunto de critérios de segmentação é utilizado por diversos sites simultaneamente. Dessa forma, é possível analisar o comportamento do internauta como um todo, em diversos lugares, obtendo uma visão mais completa de cada pessoa e gerando insights surpreendentes.

As possibilidades da segmentação

As vantagens da segmentação em rede são fortes: vão desde informações sobre os internautas que podem ser utilizadas para personalização de conteúdo e publicidade na web até visões completas e insights interessantes sobre os visitantes de um site. Fiquem ligados!


Maria Cláudia de Lima - Navegg - Formas de segmentação
Texto escrito por  do Naveggoblog
A Navegg é a primeira empresa brasileira totalmente dedicada à segmentação de audiência online. Através da análise de comportamento de navegação, suas soluções criam segmentos de audiência preparados para receber conteúdo e publicidade personalizados, em qualquer parte da web. Entre os segmentos estão grupos sócio-demográficos, intenção de compra e interesse de conteúdo.

Author

A Navegg é referência latino-americana no mercado de inteligência de dados e informações de audiência online. Fundada em 2008, a empresa, sediada no Brasil, analisa hábitos, interesses e comportamento de audiências da web, em computadores ou dispositivos mobile. A Navegg tem em sua base mais de 250 milhões de internautas, presentes em mais de 100 mil sites, blogs, portais, buscadores de preços e lojas.

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