• por Dmytro Leiba
  • Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster, um dos desenvolvedores líderes de software de design de logotipos online. O serviço oferece a pequenas e médias empresas ao redor de todo o mundo infinitas possibilidades em criação de logos, identidade visual, bem como desenvolvimento de materiais para a marca.

O logo é o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter

4 de junho de 2015
Share Button

Um logo é muito possivelmente o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter. Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca, o logotipo também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, admiração e até mesmo transmitir superioridade em relação à concorrência.
O que alguns empresários não percebem é que um logotipo não deve apenas expressar o que uma empresa “não é”, mas ele deve representar exatamente o que a empresa “É”. Neste sentido, um logotipo deve ser utilizado como um ativo, tal como qualquer produto ou serviço prestado ao público. Desta forma, a identidade visual da marca expressa sensações intangíveis, que em seguida, ajudam a vender os produtos e serviços associados.
Apesar de a criação de um logotipo parecer ser um processo demasiadamente complexo, a realidade é que ter seu logotipo ideal não pode ter um sonho impossível.
Leia também:

10 dicas para criar um logo campeão

Dicas para criar um logotipo

Abaixo estão algumas dicas que podem ser utilizadas para ajudar a criar uma marca bem-sucedida:

Não se impressione com tendências de design. Há uma razão para que essas ideias sejam chamadas de “tendências”, elas normalmente tendem a ser de curta duração. Um ou dois anos a partir de agora, quando muito do que virou popular é enterrado, sua marca de repente aparece velha e obsoleta.

• Uma vez que você tem um logotipo, respeite-o. Embora seja tentador mudar seu logotipo cada vez que um novas ideias vêm à cabeça, isso pode ser contraproducente. Em primeiro lugar, a construção de uma marca leva tempo e esforço. Esperamos transmitir determinada imagem quando os clientes têm contato com sua marca e compra/consome seus produtos. Mudar seu logotipo é como mudar a sua marca, e pode ser considerada a mesma coisa que começar do zero. Em segundo lugar, os clientes podem ver as suas constantes mudanças logotipo como uma falta de estabilidade.

• Algo que parece incrível na tela do computador pode não parecer tão bom assim em outros lugares. Tenha sempre em mente que o seu logotipo vai ser potencialmente utilizado em muitos lugares diferentes. Por exemplo: enquanto um logotipo multi-colorido, brilhante com muitos detalhes pode parecer maravilhoso em seu site, quando convertido em preto e branco para um documento não terá o mesmo apelo visual. Na verdade, na maioria das vezes, logotipos complexos “imprimem” muito mal em ambientes tradicionais. Portanto, tenha isso em mente antes de começar a desenhar.

As dicas e ideias acima focam principalmente nos elementos gráficos do seu logotipo, mas não se esqueça sobre a mensagem que deve acompanhá-lo.
Em geral, o seu logotipo deve incorporar as seguintes regras fundamentais:

As fontes devem ser simples e de fácil leitura.
Utilize elementos gráficos simplistas que chamem atenção, mas não inclua muitos em um espaço pequeno, resultará em caos.
 Encontre as cores certas para se ajustar à sensação emocional da empresa.
Utilize elementos simbólicos que retratam ideias simples, que são fáceis para que qualquer um compreenda e lembre.

Dmytro Leiba é Content Manager na Logaster.com.br

Você também vai gostar

Como trabalhar com o Snapchat para sua marca? O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos e vídeos para dispositivos móveis, que também pode funcionar como um bate-papo, assim como o W...
Como planejar o seu e-commerce para aumentar as vendas na Black ... A Black Friday é conhecida como uma das datas mais importantes do comércio eletrônico mundial e no Brasil não é diferente. Em 2014, representou um cre...
Lições da Black Friday para as vendas de fim de ano O aumento no faturamento durante a Black Friday não pode ser a única “lembrança” que um lojista guarda do evento. A Black Friday deve ser vista como u...
E-mail marketing e datas comemorativas: 6 erros de estratégia As datas comemorativas são uma ótima oportunidade para criar ações temáticas e incentivar as vendas. Nesse cenário, o e-mail marketing é provavelmente...
Por que a sua campanha não está convertendo tanto Parece complexo, mas a verdade é que podemos resumir a razão que não deixa a sua conversão ser tão boa numa única palavra: relevância. Ou melhor, a fa...
As principais datas do e-commerce brasileiro As datas comemorativas sempre foram muito importantes para sacudir o varejo. Elas aquecem as vendas e provocam no consumidor uma necessidade de confra...
Estratégias de marketing para aproximar a sua empresa do consumi... Hoje em dia, para conquistar um novo cliente, você não pode mais se dar ao “luxo” somente de dizer que o seu produto ou serviço é melhor da categoria....
Como fazer envio de e-mail marketing de forma eficiente? Quem diria que uma ferramenta que já leva mais de dez anos de uso continuaria sendo uma das principais geradoras de receita para as empresas? Sim, est...
5 maiores erros na hora de traçar sua estratégia de marketing Marketing digital pode ser crucial para alavancar negócios, mas é preciso cuidado na hora de planejar; evite deslizes Com o aumento dos usuários de in...
Como criar conteúdo institucional que dê credibilidade e ajude a... Lembro como se fosse hoje a primeira lição que o meu professor de Muay Thai me ensinou. “Você deve sempre buscar o nocaute em cada golpe que der”, ele...

SEGREDOS DO E-COMMERCE

Receba as novidades toda semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar essas tags HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>