A Internet tornou possível fazer compras internacionais no conforto de sua sala de estar. Para os consumidores, é um verdadeiro prazer ter uma grande variedade de produtos e preços com apenas alguns cliques. Por outro lado, as PMEs estão lutando cada vez mais para se firmar em um mercado em constante mudança e ferozmente competitivo.

Hoje em dia, as PMEs enfrentam um grande problema: ter visibilidade e se diferenciar da concorrência. Porque mesmo que seu produto seja extraordinário, se ninguém souber dele, você nunca o venderá.

Portanto, o uso do marketing de conteúdo é essencial para se tornar conhecido e atrair clientes. E, ao contrário do que se pensa, não é necessário gastar somas astronômicas para obter resultados conclusivos.

Descubra 7 métodos e ferramentas de marketing de conteúdo para pequenas empresas com orçamentos limitados.

Crie seu site

De acordo com estudos especializados, no primeiro trimestre de 2022, 87,5% dos usuários brasileiros da Internet já haviam feito compras on-line, ou seja, quase 200 milhões de pessoas, com uma média de 50 transações on-line a cada segundo!

Hoje em dia, é impensável não ter um site. Ter seu próprio site permite que você:

  • Ter visibilidade permanente e global
  • Apresentar sua empresa e seus produtos e/ou serviços
  • Ser facilmente contatado

Não tem nenhuma habilidade técnica? Não entre em pânico, pois há muitos editores da Web que permitirão que você crie seu site com facilidade e rapidez, sem conhecimento técnico e a um custo menor.

Use a mídia social

Você sabia que 79% dos brasileiros são usuários ativos de redes sociais? É importante estar presente nas redes sociais para criar, envolver e reter uma comunidade de consumidores. Além disso, produzir e animar uma página no Facebook, Instagram ou LinkedIn não custa nada, exceto um pouco de tempo.

Seja ativo e publique conteúdo regularmente: artigos de blog, notícias, ofertas especiais e promoções pontuais, concursos, etc.

No entanto, tenha o cuidado de escolher as redes sociais de acordo com seu público-alvo. Por exemplo, se estiver visando os jovens, prefira o Instagram, o Snapchat e o Tiktok. Para atingir profissionais, opte pelo LinkedIn e pelo Twitter.

Crie um blog

Criar um blog é uma ótima maneira de aprimorar seu SEO e atrair clientes em potencial. É uma técnica de marketing gratuita, mas leva tempo porque, para agregar valor real, você precisa publicar regularmente conteúdo de qualidade que seja útil, interessante, divertido, envolvente e variado.

Seu conteúdo deve ser otimizado para mecanismos de pesquisa, o que é chamado de SEO (Search Engine Optimization) natural. Portanto, escolha suas palavras-chave com cuidado. Por fim, promova seus artigos nas mídias sociais e em sua newsletter (e-mails enviados para sua base).

Participe de eventos

Estar presente em shows e feiras comerciais é uma ótima maneira de se tornar conhecido localmente. E participar de eventos locais ainda é bastante econômico. Além de conhecer clientes em potencial, você pode expandir sua rede profissional conhecendo parceiros e fornecedores. Essa também é uma oportunidade de se apresentar à imprensa local.

Envie comunicados à imprensa

O uso de comunicados à imprensa é outra maneira de aumentar a visibilidade de sua PME a um custo menor. Dessa forma, é possível entrar em contato com a imprensa local, regional, nacional e especializada para divulgar sua empresa, seus produtos e serviços e suas novidades.

Faça o mesmo com blogueiros e influenciadores. Escolha-os cuidadosamente de acordo com seu campo de atividade, mas também de acordo com o público, pois eles devem se dirigir ao seu público-alvo.

Lance uma competição

As competições são as ferramentas de marketing preferidas. É uma maneira divertida e inovadora de aumentar sua conscientização, impulsionar sua imagem, expandir seu público, gerar leads e fidelizar clientes.

Não hesite em ser original e criativo e em oferecer brindes interessantes para atrair mais participantes, impressionar e fazer com que as pessoas falem sobre você.

Promova sua concorrência nas mídias sociais, durante uma campanha de e-mail e em seu site.

Outra vantagem das competições é que elas permitem que você enriqueça seus bancos de dados coletando os endereços de e-mail (e outros detalhes de contato) dos participantes.

Trabalhe em sua reputação digital

O boca a boca sempre existiu e as avaliações on-line são a versão moderna. Hoje, os consumidores estão mais céticos e menos confiantes em relação aos anúncios e discursos das empresas, preferindo confiar nas avaliações dos clientes. De fato, quem nunca consultou as avaliações online antes de reservar um hotel ou restaurante, ou antes de comprar uma nova televisão?

De acordo com um estudo realizado pela CNN em julho de 2022, quase 8 em cada 10 brasileiros (80%) consultam as opiniões dos usuários da Internet antes de comprar um produto ou serviço, e 60% deles as deixam por conta própria.

Incentive seus clientes a deixar comentários. Mostre que está ouvindo e respondendo às avaliações negativas, pois, conforme a Trustpilot, isso mostra que você compreende seu erro e deseja melhorar a situação.

Por que o marketing de conteúdo?

Com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, seu conteúdo é excepcional e, acima de tudo, interessa a seus clientes potenciais. Você os ajuda a entender melhor os problemas deles, fornecendo respostas às suas perguntas.

Aos olhos do seu público, sua credibilidade aumentará com o tempo. Você se torna um especialista em sua área. Esse é seu ponto de diferenciação.

O marketing de conteúdo não é mais um custo – é um investimento de longo prazo!

Com o Mailchimp, leve sua estratégia de marketing de conteúdo on-line para o próximo nível, criando conteúdo otimizado para mídias sociais, seu site e campanhas de marketing por e-mail. Use suas ferramentas para gerar conteúdo de marca, incluindo páginas de destino e anúncios pagos, para informar seus clientes sobre suas ofertas e sua empresa. Com seu próprio guia de estilo de marca, você pode começar a criar a identidade de sua marca e mostrar aos clientes a personalidade distinta de sua empresa.

Então, você está pronto para levar sua empresa para o próximo nível?

Author

O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

1 Comment

  1. você disse que participar de eventos é bem interessantes, mas onde encontrar eventos que falam sobre o marketing digital?

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