Não faz muito tempo, escrevi um artigo sobre “Como funciona a venda de uma operação de comércio eletrônico” para o portal E-commerce Brasil.

Minha intenção era prover de informações relevantes aos lojista interessados em vender seu negócio online. Em linhas gerais, oferecer um roteiro prático para ajudar a organizar o que é preciso para se preparar para fazer uma boa venda de um e-commerce que já possui faturamento e experiência de mercado.

Desde então, tenho recebido mensagens de empreendedores e lojistas interessados em conhecer mais sobre o Marketplace que citei no artigo e que inclusive, está cada vez mais fomentando negócios no Brasil, a Flippa.com.

Atendendo a pedidos, vou escrever um guia passo a passo de como vender através desse consagrado Marketplace que é uma referência mundial quando se trata de compra e venda de negócios digitais como: aplicativos, lojas virtuais, portais, blogs, domínios, serviços saas, entre outros.

Nesse Guia, vamos exemplificar a venda de uma loja virtual.

É bom esclarecer que a Flippa.com é composta de cadastros de vendedores e de usuários interessados em comprar, que segundo o marketplace, já ultrapassa mais 3 milhões de compradores.

Outro ponto IMPORTANTE, para facilitar bastante o processo, preparei o Checklist Gratuito para Vender na Flippa com tudo que você precisa ter a mão na hora de cadastrar seu negócio na Flippa.

Minha sugestão é, leia o passo a passo abaixo para ter uma visão geral do processo  e antes de partir para a etapa “mão na massa”, utilize o Checklist para preparar com antecedência as informações e documentos necessários.
Isso vai te economizar muito do seu tempo valioso.

Passo 1 – Cadastro de vendedor

Acesse Flippa.com e clique no botão “Sell Now” (Vender agora)

A mudança é sutil, mas a página vai mudar para http://flippa.com/sell e vai pedir para você informar a URL do seu negócio digital.

Após digitar a URL do seu negócio e clicar em “Continue”, você será direcionado para uma página que irá pedir para selecionar o seu tipo de negócio. No nosso exemplo, vamos escolher, e-commerce.

Logo após, será necessário cadastrar seu Nome e E-mail. É possível entrar também com o login de uma conta do Google.

Passo 2 – Cadastro do negócio

Nesta seção, começamos a alimentar a plataforma com as informações do negócio.
Precisaremos ter de antemão as seguintes informações:
• Mês e Ano de fundação do negócio online

• Quais das categorias abaixo define melhor o segmento de atuação do negócio:

Automotiva
Negócios
Moda e Design
Educação
Eletrônicos
Entretenimento
Alimentos e Bebidas
Conhecimento Geral
Saúde e Beleza
Hobbies e Jogos
Casa e Jardim
Internet
Estilo de Vida
Esportes
Turismo

  • Qual o valor da receita anual do negócio (em dólares) nos últimos 12 meses?

Escolha as características que se aplicam ao e-commerce entre as opções:

• Envia produtos físicos
• Envia produtos digitais
• Faz dropshipping
• Faz impressão sob demanda

Selecione a plataforma utilizada no seu e-commerce.
Aqui cabe uma observação, as plataformas utilizadas no Brasil já cadastradas na Flippa.com e que possuem integração com o sistema do Marketplace são: Shopify, Woo Commerce, Wix e Magento.
Portanto, se o seu negócio não esta em nenhuma dessas, é preciso escolher a opção “Other”

Passo 3 – Informações financeiras

Esta é a parte vai exigir mais preparação, pois vai precisar de informações financeiras que posteriormente serão solicitadas pelo comprador.
Nesta página será necessário cadastrar o valor aproximado mensal (em dólares) dos últimos 12 meses de :

  • Receita
  • Gastos
  • Lucro líquido

E ao final da página o resumo anual baseado na moeda escolhida (sugerimos deixar tudo em dólar)

A seguir a plataforma irá pedir custos mensais gerais de envio, marketing, estoque, manutenção do sistema da loja, entre outras despesas.

Logo após, a Flippa irá pedir custos mensais gerais de envio, marketing, estoque, manutenção do sistema da loja, entre outras despesas.

Informe quais os ativos que estarão inclusos na venda do seu negócio como:

  • Domínio
  • Arquivos digitais da loja
  • E-mails corporativos
  • Conta em redes sociais
  • Estoque
  • Marca / Logotipo
  • Números telefônicos
  • Contratos com fornecedores
  • Marcas e Patentes
  • Tecnologia própria ou personalizada para o negócio

Informe:
O valor total do estoque de produtos
Se você possui conteúdo ou design exclusivos.
Se você irá oferecer suporte ao comprador após a venda do negócio

Preencha nos campos mostrados quais as redes sociais e os respectivos seguidores que cada uma possui.

Passo 4 – Anúncio de vendas

Nesta etapa, vamos trabalhar as informações que irão chamar a atenção dos compradores e também ajudar o mecanismos de busca e IA da Flippa.com a mostrar o anúncio para possíveis interessados.

E de suma importância que esta etapa seja feita com muito cuidado e atenção para que o anúncio tenha uma boa performance nas buscas e também encante os interessados.

Resumo
Escreva um resumo do negócio usando o limite de  160 caracteres.
(esse resumo irá aparecer no seu anúncio de vendas)

Descrição vendedora do negócio.
Essa descrição será de grande importância para chamar a atenção dos potenciais compradores, e a recomendação é fazê-la com calma antes de sair digitando na plataforma.
Segundo a própria Flippa, descrições detalhadas tem cerca de 3,5 x mais de vender o negócio.
Veja abaixo a sugestão da Flippa.com para o preenchimento deste campo:

Principais Destaques
Esta seção é o seu discurso rápido de alto impacto.
Descrever em forma de itens os principais pontos fortes e oportunidades.
Destaque o que torna este um ótimo negócio.
Fale sobre as maiores oportunidades para um novo proprietário.
Operações
Descreva o que o negócio faz. Como você ganha dinheiro? O que precisa ser feito para manter este negócio funcionando? Especifique detalhes sobre o compromisso de tempo estimado em horas/por semana.
Clientes
Forneça informações sobre a natureza de seus clientes. Como você adquire clientes? Eles são principalmente nacionais ou internacionais? Eles estão engajados e leais? Você tem clientes recorrentes?
Financeiro
Descreva as finanças do negócio, explicando claramente qualquer declínio ou crescimento na receita ou lucro, se necessário. Esta é a oportunidade para comentar sobre quaisquer anomalias financeiras no P&L – como sazonalidade etc.
Notas Adicionais
Esta seção é o lugar para o proprietário do negócio esboçar especificidades sobre a evolução do negócio. Também, por favor, note quaisquer outros elementos importantes da venda do negócio.

OBS: no Checklist Gratuito para Vender na Flippa que preparamos, mostramos um exemplo prático usando esse modelo de descrição.

A Flippa.com vai te permitir adicionar documentos financeiros que comprovem as informações que foram passadas de forma mais detalhada e ainda oferece uma planilha padrão em excel para você baixar e utilizar.

O arquivo de template financeiro de excel sugerido pela Flippa está disponível neste Checklist Gratuito para Vender na Flippa para você preenche-lo com antecedência. Esta planilha precisará ser preenchida com muita atenção pois são informações que posteriormente terão que ser comprovadas para o potencial comprador da loja.

Agora é hora de inserir a imagem que irá chamar a atenção dos compradores na listagem dos negócios. O sistema da Flippa.com já irá automaticamente, fazer um primeiro print da loja, baseado na URL que você cadastrou.

Aproveite para inserir outras imagens interessantes, que mostrem valor aos possíveis compradores.

Não é obrigatório, mas se você tiver um vídeo de vendas que mostre de forma convincente a oportunidade do negócio, essa é a hora de fazer o upload.
E é claro, é mais um elemento que pode fazer a diferença positiva na decisão de um potencial comprador fazer uma oferta.

Passo 5 – Preço / tipo de oferta

Ufa! Agora já estamos caminhando para os passos finais.
Agora o sistema da Flippa.com irá fazer uma estimativa do valor do seu negócio, baseado nas informações que foram inseridas .

Você então terá que optar pelo tipo de venda que deseja: Leilão ou Preço fixo com negociação.

Vejamos as vantagens de cada opção:

Leilão: o vendedor estabelece um preço inicial e depois aceita lances dos compradores.
Recomendado se:
Você quer vender seu negócio rapidamente

  • Você quer gerar muito interesse e chamar atenção para sua oferta
  • Você se sente confortável gerenciando lances de muitos interessados diferentes

Preço fixo com negociação: o vendedor estabelece um preço e negocia diretamente com o possível comprador

Recomendado se:

  • Você não se importa de esperar mais para encontrar um comprador
  • Você quer reduzir o número de consultas em sua oferta
  • Você está disposto a negociar o preço final com os compradores
  • Você precisa garantir um preço de venda final de venda mínimo

Agora chegou a hora de optar por como você irá receber o seu pagamento quando a venda for realizada:

Nesta tela você irá optar entre 3 formas de receber o pagamento:

  • Flippa Pay – o meio de pagamento da Flippa.com
  • Escrow.com – plataforma de pagamento online que facilita transações seguras entre compradores e vendedores de bens ou serviços de alto valor, especialmente em transações internacionais.
  • PayPal (apenas para negócios avaliados abaixo de U$ 2.500,00)

Passo 6 – Escolha do plano e taxa de venda

Essa já é a etapa final, e para completa-la você deverá escolher o plano entre as 4 opções oferecidas: Standard, Premium, Ultimate e M&A Broker.
Seu anúncio somente irá aparecer após escolher um desses planos.

O plano mais em conta custa U$ 59,00/mês, como mostra a figura abaixo.

Existe ainda opções de acrescentar ao plano, um contrato de confidencialidade (NDA) pela plataforma e também,  optar pelo Private Listing que é uma opção onde o seu negócio não aparece na listagem pública e equipe da Flippa irá fazer uma seleção de possíveis compradores para o seu negócio e entrará em contato diretamente com eles.

A Flippa então irá informar o valor da taxa de venda que será cobrada (success fee) quando a venda for realizada e pedirá as informações do cartão para poder ativar o plano escolhido.

Agora que você percorreu todas as etapas, baixe o Checklist Gratuito para Vender na Flippa para saber exatamente todas as informações que precisar ter na mão para publicar sua oferta de venda na Flippa.com

Perguntas frequentes

Quais as taxas de venda da Flippa.com?
A comissão de vendas da Flippa.com (success fee) varia de 3% a 10% de acordo com o valor do que está sendo vendido.
É possível fazer uma simulação do valor da comissão movimentando o cursor do valor de venda.

Você encontra este simulador nesta página

Quanto tempo demora para vender um negócio na Flippa?
Segundo a Flippa.com, o tempo médio de venda de negócios online no ano de 2023, a título de referência, foi o seguinte:

• Negócios com valor abaixo de $50.000: em média, levaram apenas 15 dias para serem vendidos.
• Negócios com valor entre $50.000 a $250.000: levaram cerca de 49 dias
• Negócios acima de $250.000: em média, levaram 73 dia

É importante ressaltar que esses números retratam principalmente o mercado americano que já está de certa forma maduro para este tipo de transação e que cada negócio online possui peculiaridades que podem fazer com que o tempo de venda fuja dessa média.

Posso vender apenas parte da empresa pela Flippa?
Sim. Isto é possível. Neste caso o sócio acaba sendo um comprador investidor. É importante ter bem justificado e embasado na oferta o motivo do vendedor estar vendendo apenas parte do negócio.

Quais os tipos de compradores estão na Flippa.com?
Podemos destacar 3 perfis principais:

Profissionais que procuram negócios paralelos para aumentar ou complementar sua fonte de renda.
Orçamento médio de investimento de U$ 75 mil a U$ 250 mil
Empreendedores que querem adquirir um negócio que já está em andamento para não começar do zero.
Orçamento médio de investimento de U$ 450 mil a U$ 900 mil
Compradores institucionais, que são executivos de grandes empresas que vasculham o mercado para fazer fusões e aquisições que irão expandir a atuação da empresa compradora.
Orçamento médio de investimento de U$ 2.5 milhões a U$ 50 milhões

Onde encontrar especialistas e advogados para auxiliar no  processo de venda?
Atualmente já existem profissionais que podem fazer toda assessória de preparação para a venda seja da parte operacional, financeira e legal para a transferência de propriedade de forma segura e confiável. Em nosso Checklist Gratuito para Vender na Flippa,  indicamos alguns profissionais qualificados do mercado.

É necessário cadastrar a oferta em inglês e português?
Por ser um marketplace internacional, nossa sugestão é que todos os dados sejam passados para o inglês e também os valores convertidos em dólar.

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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