As campanhas de marketing de conteúdo bem sucedidas envolvem diversos fatores. Além de ter um material criativo interessante, é necessário ter imagens e conteúdos visuais que atraiam os usuários para ler o que você está promovendo. Muito além de saber como lidar com copywriting, existem algumas estratégias que você pode usar para promover o seu conteúdo visual.

Existem diversos tipos de conteúdo visual que você pode usar para promover as suas campanhas de marketing digital. Algumas pessoas procuram misturar diferentes conteúdos. Já outras gostam de adaptar o seu conteúdo com base na rede social que estão promovendo. Logo, faz-se necessário um conhecimento preciso dos tipos de conteúdo visual que você tem à disposição para promover o seu conteúdo de acordo com o canal escolhido.

Imagens

As imagens são definitivamente o principal tipo de conteúdo visual que você pode escolher. Desde screenshots, até mesmo imagens criadas especialmente para promover determinado tipo de conteúdo, existem várias opções que você pode usar em sua campanha de marketing. Além disso, elas podem ser criadas rapidamente, sem que horas do seu trabalho sejam dedicadas a isso.

Ao aprender como fazer uma captura de tela no Mac ou no Windows você terá o primeiro passo rumo à criação de um conteúdo visual de imagem para a sua campanha de marketing. Outra opção é usar uma imagem editada que é criada exclusivamente para o seu objetivo e para promover o seu conteúdo. Nesse caso, os infográficos também são uma opção.

Infográficos

Os infográficos são arquivos que são organizados levando em conta um conceito temporal. Ou seja, diversos acontecimentos são organizados em diferentes imagens para fazer com que você consiga transmitir a sua mensagem. Esse tipo de conteúdo visual exige um pouco mais de trabalho do que imagens padrões.

Um bom infográfico tem uma escrita criativa muito envolvente, com aspectos de copywriting, para promover o seu conteúdo, bem como um design de acordo com o seu branding. O design do infográfico tem um peso importantíssimo, já que ele guiará o leitor para que ele complete todo o infográfico.

Slideshows

Os slideshows são interessantes para quem também deseja transmitir uma mensagem relativamente longa em seu conteúdo. Para o Linkedin, por exemplo, ao postar um slide você permite que o leitor engaje com a sua postagem e vá passando ela até ler todo o conteúdo que você tem para compartilhar.

Bem como infográficos, os slideshows ajudam a transmitir uma longa mensagem considerando uma jornada do cliente específica para o seu negócio. Eles são bem interessantes para redes sociais, e podem ser usados como lead magnet, permitindo que usuários baixem o conteúdo para aplicarem o seu conhecimento de maneira independente.

Vídeos

O uso de vídeos em conteúdo visual é uma ótima iniciativa para quem busca exposição rápida e engajadora. É interessante destacar que arquivos de vídeo geralmente têm um tamanho superior a imagens, infográficos e slideshows. Por isso, trabalhar com download de vídeos pode ser algo não muito interessante.

Desse modo, os vídeos são mais voltados para que o usuário possa assisti-los diretamente na rede social em que são postados. Vale a pena inserir legendas e fazer uma edição rápida do vídeo para destacar as principais partes que você deseja promover. Além disso, lembre-se de incluir um Call To Action bem interessante no final, permitindo que o cliente tome a ação desejada por você.

Enquetes

Enquetes podem ser usadas tanto em redes sociais como Linkedin, como no Facebook, Instagram, entre outros canais de marketing. A ideia principal de uma enquete é trazer maior engajamento de quem está visualizando o seu conteúdo. Em alguns casos, vale a pena promover a sua enquete usando campanhas de marketing pagas no canal de marketing que você utiliza.

Uma boa dica para enquetes é escrever uma pequena postagem antes de fazer a sua enquete. Dessa forma, o usuário entende o contexto da enquete antes de respondê-la, o que tende a melhorar o número de respostas em sua enquete.

Citações

O último conteúdo visual que também tem boa conversão são as citações. Esse tipo de conteúdo visual geralmente usa uma fala ou comentário de algum colega do seu trabalho, ou então de alguém famoso. Essa fala é transformada em uma imagem contendo a imagem da pessoa que falou e a frase destacada ao lado dela.

Nas citações o mais interessante é buscar promover frases curtas e de impacto. Tente incluir no máximo duas frases em suas frases, e destaque-as usando recursos de marketing.

Comece a testar os conteúdos visuais em suas campanhas

Quando se fala em campanhas de marketing, testes são essenciais para garantir que você descubra o conteúdo ideal para promover o seu negócio. Portanto, teste os diferentes tipos de conteúdos visuais e descubra o formato ideal para as suas campanhas de marketing.

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O blog Profissional de E-commerce foi criado em outubro de 2012 com o objetivo informar e capacitar o mercado de comércio eletrônico no Brasil.

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