Para qualquer Plano de Negócios você precisará de Pesquisas de Mercado. Conhecer um nicho de mercado consumidor, concorrentes, demandas, cobertura, tendências, oportunidades ou mesmo depois em suas estratégias de marketing. Sendo assim, temos que entender o mínimo de como, o que pesquisar e principalmente qual pesquisa aplicar.
Pesquisa de mercado - Como fazer?
Pesquisas podem ser classificadas em dados secundários e primários, tanto quantitativas como qualitativas, além da frequência de aplicação (contínuas ou esporádicas):
Pesquisas primárias: específicas, realizadas por empresas com finalidades restritas ao escopo.
Pesquisas secundárias: abrangentes, realizadas por setor de atividade. Geralmente são feitas pelo governo (através do IBGE) ou por entidades de classe como o SEBRAE.
Métodos
Qualitativo: de natureza exploratória e interpretativa, geralmente não possui rigor estatístico.
Quantitativo: um processo estatístico, segue critérios matemáticos rígidos.
Frequência
Contínua: dados de mercado continuamente monitorados, como a e-bit faz anualmente pelo Webshoppers.
Ad hoc ou esporádicas: responde questões específicas.
Cíclica: realizadas a cada determinado período de tempo.
Mas qual pesquisa aplicar?
A escolha vai variar de acordo com seus objetivos. Outros fatores pesam: tipo de público-alvo, prazo e orçamento disponível.
Em uma pesquisa qualitativa, a ideia é conhecer a percepção de clientes sem transformá-los em simples estatísticas. Use no caso de seu interesse por avaliações subjetivas, a finalidade é detectar percepções sobre produtos ou serviços. Aqui você vai identificar comportamentos e tendências. Os principais métodos de pesquisa qualitativa são:
Grupos de enfoque: discussão em grupo acompanhada de um moderador.
Entrevistas em profundidade: entrevistas pessoais.
Consumidor oculto: profissional que experimenta produtos passando-se por um consumidor.
Teste clínico: entrevista com o consumidor após a experimentação de um produto ou serviço.
Para pesquisas quantitativas, o objetivo será o levantamento de indicadores numéricos de mercado. Aqui entram os critérios matemáticos que citei: amostragem, margem de erro, estimativa, desvio padrão e outros.
Fonte: SEBRAE

Author

Branding, Content Marketing e Comunicação. Sou Sócio-fundador do Profissional de E-commerce. Desde nov/2020 lidero o time de Marketing e Comunicação do Golden Square Shopping, da Ancar Ivanhoe. De jun/2019 a set/2020 atuei como Gerente de Marketing e Comunicação na Nox Bitcoin. Destaque para o projeto de conteúdo Investificar. De jan/2018 a jan/2019, liderei os times de Branding (Content Marketing, PR, Social Media e Branding), Product Marketing, área de cursos da Foxbit, fintech de criptomoedas e o projeto e primeiro ano de atuação do Cointimes. Entre ago/2016 e set/2017 atuei como head da área de Marketing da Ebit, empresa Buscapé Company, hoje Nielsen (onde participei do projeto do Webshoppers 39, em mar/2019), referência em informações, certificação de lojas e inteligência de e-commerce. Entre 2012 e 2016, participei ativamente da estruturação da startup Universidade Buscapé Company, entrei na coordenação de treinamentos de E-commerce e Marketing Digital. Lá assumi também a coordenação de Marketing Digital e Conteúdo da Uni Buscapé e do Profissional de E-commerce. Desde 2013, ministro aulas de Marketing de Conteúdo para E-commerce na Faculdade Impacta e em algumas empresas de internet no formato workshop. Você pode encontrar mais informações em meu perfil do LinkedIn ou marcando um café! ;)

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