Empreender pela internet é sempre uma boa oportunidade para quem quer encontrar uma fonte de renda principal, ou secundária, trabalhando de casa e no seu ritmo.

Nesse sentido, se você está nessa procura, saiba que uma das profissões que mais proporciona ganhos no meio online é a de infoprodutor.

No entanto, para se consagrar nessa área, é preciso seguir algumas etapas cruciais, como escolher um bom nicho para atuação e uma boa plataforma de cursos online. Afinal, sem essas e outras importantes ações, dificilmente você terá êxito na produção digital.

Por isso, pensando em te ajudar nessa empreitada, listamos 7 passos básicos para se tornar um infoprodutor com muitos ganhos e várias oportunidades no ambiente digital. Continue a leitura para descobrir quais são eles!

O que é infoprodutor?

Para quem não sabe, o infoprodutor é um profissional que utiliza o seu conhecimento e as suas habilidades para produzir produtos digitais, os chamados infoprodutos.

Esses, por sua vez, têm como principal característica o fato de serem disponibilizados, comercializados e consumidos de maneira digital.

Alguns exemplos de infoprodutos são:

  • E-books;
  • Cursos online;
  • Mentorias online;
  • Podcasts;
  • Webinars;
  • Videocasts;
  • Screencasts;
  • Clube de assinaturas
  • Entre muitos outros.

Mas a função do infoprodutor não se limita à criação do produto. Esse profissional também precisa encontrar estratégias para hospedar, lançar, divulgar, construir landing pages e vender o seu conteúdo. Muitas tarefas, não é mesmo?

É por isso que, para ter êxito nessa carreira, é necessário seguir alguns passos básicos.

Como ser um infoprodutor em 7 passos

1. Escolha um nicho para atuar

O primeiro passo para ser infoprodutor é escolher o seu nicho de atuação. Ou seja, a área dentro da qual o seu produto será inserido, como: Direito, Culinária, Teologia, Desenvolvimento pessoal, Finanças, entre outros. Na hora de fazer essa escolha, você deve levar em conta dois fatores principais:

  • O seu conhecimento, isto é, se você tem plena capacidade e habilidade de desenvolver um produto dentro de determinado nicho, como um e-book sobre Teologia ou um curso de Finanças, por exemplo.
  • A demanda do mercado, ou seja, se há a procura de consumidores dentro do nicho que você pretende atuar. Para isso, você pode fazer algumas pesquisas no Google para saber que tipo de infoproduto as pessoas estão buscando.

Uma boa ferramenta de pesquisa para saber as tendências do seu nicho é o Google Trends, que pode informar quais os termos relacionados estão em ascenção ou declínio nas buscas que as pessoas fazem na Internet.

2. Conheça a sua audiência

Também é importante que você conheça profundamente a sua audiência, isto é, o público-alvo do produto que você pretende criar. Essa é uma etapa que pode ser decisiva para garantir o sucesso (ou não) do seu negócio digital.

E a explicação para isso é bem simples: você precisa criar um produto que solucione uma dor da sua audiência, caso contrário, as vendas não vão acontecer.

Nesse sentido, se dedique no estudo do seu público-alvo e crie uma persona para facilitar o processo de entendimento de quem são esses potenciais clientes, seus problemas e o que eles desejam encontrar na internet para solucioná-los.

3. Crie o seu infoproduto

Agora é a parte prática do processo: é hora de você colocar a mão na massa! Aqui, você precisará ter muita organização e força de vontade para não desistir logo no início. Afinal, é um processo minucioso e que existe bastante dedicação.

Portanto, independente de qual seja o formato do conteúdo a ser criado, se um e-book ou um curso online, por exemplo, o ideal é que você tenha um roteiro com tudo o que precisará para executar o trabalho.

Ademais, se for necessário e você tiver recursos disponíveis para investir, pode ser interessante contratar profissionais para te ajudar em algumas tarefas que você não domine, como o design e a diagramação do e-book.

4. Encontre uma boa plataforma para hospedar e vender o produto

Criado o produto, é hora de encontrar um local para hospedá-lo e vendê-lo.

Nessa etapa, priorize plataformas que contem com um bom suporte, tanto para você quanto para os seus clientes, e que tenham um checkout seguro e integrado. Assim, você consegue receber por suas vendas sem qualquer problema.

Também é importante que a plataforma em questão tenha diversas funcionalidades para além da hospedagem e da venda do produto, como:

  • Ferramenta para criação de landing pages;
  • Modelos de landing pages pré-prontos;
  • Ferramenta para disparo de e-mail marketing;
  • Área de membros;
  • Ferramenta para criação de funis de vendas;
  • Possibilidade de criar programa de afiliados.

Todas essas funções são essenciais para as demais etapas da criação do seu infoproduto, como veremos adiante.

5. Crie landing pages atrativas

Depois de se familiarizar com a plataforma escolhida, é importante começar a colocar o lançamento do seu produto em curso.

Nesse sentido, o momento agora é de criar landing pages atrativas, isto é, páginas em que você possa anunciar o lançamento do seu produto e captar os dados dos seus possíveis clientes para construir um bom relacionamento com eles.

Dentre outros elementos, suas landing pages devem ter:

  • Título chamativo;
  • Formulário para submissão de dados (você pode oferecer algo em troca dos dados dos visitantes, como um e-book);
  • Chamada para a ação (Botão CTA);
  • Identidade visual condizente com a sua proposta;
  • Escrita persuasiva para levar o visitante da página à conversão.

Todos esses itens trabalham em conjunto para que o seu possível cliente forneça o seu nome e e-mail, o que nos leva para a próxima etapa.

6. Construa uma lista de e-mails e nutra os leads

Depois de conseguir o e-mail dos seus visitantes, que agora se tornaram leads, construa uma lista de e-mails e utilize-a para realizar disparos automáticos de mensagens.

Vale dizer que, a exemplo da criação da landing page, essa etapa você também pode realizar a partir da plataforma que escolheu para hospedar e vender o seu produto digital, desde que ela seja completa, é claro.

A finalidade desses disparos de e-mail marketing é nutrir os seus leads com informações relevantes e aquecê-los para o lançamento do seu produto digital.

Ou seja, essa é uma oportunidade de estreitar o relacionamento com eles e mostrar o porquê eles devem adquirir o seu infoproduto.

7. Inicie as vendas do seu infoproduto

Chegou a hora de abrir o carrinho de vendas do seu infoproduto. Esse é o momento de colher o fruto de todo o trabalho desenvolvido até aqui.

Nessa etapa, é muito importante que você crie uma landing page de vendas para que os seus clientes possam efetuar a compra por lá. Afinal, como trata-se de uma página única, o risco de eles perderem o foco e abandonarem o carrinho é menor.

Vale também fazer divulgações nas redes sociais para aumentar o alcance do seu infoproduto e, consequentemente, as chances de você converter vendas.

E então, depois de todas essas dicas ficou mais fácil entender como é possível se tornar um infoprodutor de sucesso? Esperamos que sim!

Mas se ficou alguma dúvida, não se preocupe. É só deixar registrado nos comentários abaixo que te ajudamos a solucioná-la o quanto antes!

Author

Formado pela Escola de Eng.ª Máua, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com especialização em marketing para internet pela University of California, Irvine. Está no segmento de comércio eletrônico desde 1999, já atuou como executivo de grandes portais como UOL e Terra, sócio de agencia digital, sócio de startup de treinamento de e-commerce do Grupo Buscapé Company e de agencia de marketing digital. Atualmente é palestrante do SEBRAE, mentor, professor, sócio-fundador do Blog Profissional de E-commerce, e criador do livro Checklist Definitivo da Alta Conversão.

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