Duas livrarias online receberam mil unidades do novo lançamento de um renomado autor. Com o valor inicial de R$ 30,00, as lojas virtuais não demoraram a esvaziar seus estoques. Ao final das vendas, a Livraria A teve uma receita de R$ 30 mil, enquanto a Livraria B recebeu em caixa R$ 33 mil.
O e-commerce B não fez nenhuma mágica, apenas aplicou o conceito de elasticidade de preço. Baseada em oferta e demanda, a técnica analisa e sugere a alteração para cima ou para baixo em pequenas porcentagens do valor cobrado.
No caso do livro lançamento, a cada 200 unidades que deixavam o estoque, a Livraria B aumentava em 5% o preço, a partir do original. Os cálculos podem ser conferidos nas tabelas abaixo:
Com o uso da precificação dinâmica, a Livraria B aumentou automaticamente o seu preço de venda por diversas vezes ao longo da primeira semana. Com a análise da elasticidade de preços identificou uma queda na demanda quando o preço de venda atingiu o patamar de 34,50.
Logo, na semana seguinte voltou a praticar o preço de venda que proporcionou melhor resultado financeiro, R$ 33,00, fazendo com que a demanda voltasse a crescer e o estoque acabasse.
O resultado foi um incremento de 2.610,00 ou 8,7% na receita em comparação à Livraria A, somente em duas semanas na venda de um único produto.
Com a união dos conceitos, não apenas livrarias virtuais, mas todos os varejistas online podem criar estratégias para reagir e rentabilizar da melhor forma a partir das movimentações que ocorrem no mercado.