Em um mundo cada vez mais digital, é essencial manter sua presença online – principalmente se você tem um empreendimento e precisa manter contato com seus clientes, prospectar novos consumidores e, claro, ampliar suas atividades.

Um dos recursos mais recorrentes para atingir públicos maiores é o do e-mail marketing. Mas, como qualquer coisa, há alguns riscos envolvidos nessa prática.

Aqui, você vai aprender mais sobre estes riscos e, claro, aprender várias dicas importantes para melhorar a segurança das suas práticas de marketing digital. 

Os principais riscos do marketing digital

Se você lida com marketing digital, há uma série de perigos e golpes virtuais que você deve conhecer. Muitos destes perigos são comuns a praticamente todas as atividades online.

Há uma grande quantidade de malwares (programas, códigos maliciosos que são executados em um dispositivo/sistema) usados para praticar inúmeros crimes virtuais. Estes malwares incluem spyware, phishing, keyloggers (programas para memorizar as teclas digitadas pela vítima) e inúmeros outros tipos e subtipos de ameaças.

Então, se seu dispositivo for infectado por algum destes recursos maliciosos, nada pode garantir a integridade do que você recebe e envia pela rede. Imagine ter toda uma campanha de marketing digital comprometida por links e arquivos duvidosos. Seria a ruína não só da sua empresa, mas da própria integridade dos seus clientes.

Felizmente, estas ameaças podem ser reduzidas consideravelmente com algumas dicas essenciais.

Tenha um canal seguro

Se você valoriza muito a prática de email marketing, então você mantém constantemente um fluxo de informações entre seu dispositivo e os dispositivos das pessoas que recebem suas mensagens.

É crucial manter a segurança dos seus dispositivos e da sua rede, principalmente com um bom firewall e um antivírus profissional. Isso diminui consideravelmente as chances de seus emails serem infectados com vírus e links duvidosos. 

Oriente seus clientes a também manter procedimentos de segurança em seus respectivos dispositivos.

Não terceirize sua campanha

Faça suas campanhas por conta própria e defina parâmetros para isso. Terceirizar procedimentos de email marketing pode, ao invés de aumentar sua eficiência, acabar comprometendo a segurança da sua campanha.

Cerca de 63% de todas as falhas de segurança cibernética acontecem como resultado de erros de procedimentos terceirizados.

Se, mesmo assim, você preferir contratar uma empresa especializada no ramo, certifique-se de verificar todas as informações possíveis sobre ela e se os clientes oferecem feedbacks positivos. 

Criptografe seus emails e use uma VPN

É essencial manter a criptografia dos seus emails, ou seja, proteger o fluxo de dados que você envia e recebe. Isso garante não só a sua proteção, mas a proteção de todas as pessoas atingidas por suas campanhas de email marketing.

Para isso, além de manter um bom antivírus e firewall, vale a pena usar uma boa opção de VPN (Virtual Private Network ou “rede virtual privada”).

Uma VPN ajuda a melhorar esta criptografia, aprimorar a qualidade da sua conexão e aumentar a proteção da sua rede, além de outros benefícios e vantagens.

Escolha uma opção confiável e que forneça mais funcionalidades para a integridade dos seus emails.

Tome cuidado com seus downloads

Você precisa tomar todos os cuidados possíveis com qualquer coisa que você baixa nos dispositivos e na rede que você usa para promover suas campanhas de marketing digital. Isso inclui precauções sobre qualquer link e download que você faz por meio de emails e mensagens recebidas.

Se você baixar um malware qualquer para seu dispositivo, ele pode não só contaminar seus emails como também acabar com a integridade do seu sistema, da sua rede e de tudo o que você faz nela.

Só abra links de fontes confiáveis e só baixe algo se tiver certeza completa sobre a origem, a autenticidade e a segurança do arquivo.

Invista no seu pessoal

Outro ponto fundamental para melhora a segurança cibernética e a credibilidade das suas campanhas digitais é treinar todos os seus colaboradores sobre procedimentos essenciais de segurança.

Todas as pessoas que atuam na sua empresa precisam ter conhecimentos fundamentais sobre segurança, procedimentos de proteção, uso de antivírus e recursos adicionais, as principais ameaças e comportamentos que diminuem os ataques em potencial.

Isto inclui não só pessoas especializadas em TI (caso sua empresa disponha de um setor especializado), mas absolutamente todos aqueles que lidam com seus dispositivos. Treine, invista e incentive seus colaboradores – inclusive com bônus salariais por desempenho e manutenção de boas práticas.

Uma equipe segura é aquela que consegue se atualizar constantemente e acompanhar as principais tendências digitais. Como a maior parte das quebras de segurança ocorre por erros humanos, investir nos seus funcionários é a melhor forma de reduzir estes riscos.

Evite respostas diretas

Em suas campanhas de email marketing, evite respostas rápidas com as pessoas que recebem suas mensagens. Envie emails do tipo “não responda a esta mensagem”. Isto diminui consideravelmente as hipóteses de enviar e receber malware, tanto da sua parte quanto da parte de quem recebe sua mensagem.

Os emails das suas campanhas de marketing não são canais de comunicação e troca de mensagens com seus clientes, mas “apenas” instrumentos de divulgação dos seus produtos e/ou serviços. Crie outros canais pelos quais seus clientes poderão se comunicar de forma mais direta com sua empresa.

Author

A NordVPN protege você e seu tráfego de internet com tecnologias de ponta.

Write A Comment